O GP de Singapura manteve a surpreendente sequência positiva de corridas da F1 2023: da Holanda para cá, o campeonato melhorou muito. E até vencedor diferente teve, com Carlos Sainz chegando lá

Carlos Sainz teve a atuação de sua vida para vencer o GP de Singapura e encerrar a gigantesca série invicta de Max Verstappen e da Red Bull na F1. O espanhol, neste domingo (18), uniu velocidade, consistência e uma pilotagem altamente cerebral para faturar a prova de Marina Bay.

Dono de temporada basicamente irretocável, Max Verstappen viveu um fim de semana caótico. O holandês aprontou bastante no sábado e até teve boa corrida de recuperação, mas a Red Bull não era a mesma e o bicampeão foi apenas quinto colocado.

O pódio teve, além de Sainz, Lando Norris e Lewis Hamilton, com McLaren e Mercedes que também estavam muito fortes em Singapura. Charles Leclerc, sofrendo com desgaste dos pneus, chegou em quarto. Pierre Gasly foi sexto, seguido por Oscar Piastri, Sergio Pérez, Liam Lawson e Kevin Magnussen. Fernando Alonso chegou só em 15º e George Russell bateu nas curvas finais.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Yuki Tsunoda, que não conseguiu completar uma volta pela segunda corrida seguida.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Carlos Sainz venceu em Singapura em ótima corrida (Foto: AFP)

1º) Carlos Sainz – 10 – Atuação absolutamente perfeita. O espanhol aproveitou um fim de semana frágil da Red Bull para dominar completamente: melhor dos treinos, pole, vencedor. E o trabalho na corrida foi impecável, gerenciando os pneus, controlando o ritmo e, no fim, usando muito bem a cabeça ao deixar Norris colar para que o inglês não fosse ultrapassado pelas Mercedes, que vinham de pneus novos. Que vitória!

2º) Lando Norris – 9.0 – Mais um triunfo que passou perto de Norris, mas ainda não foi dessa vez que o britânico desencantou. Tudo bem, resultado enorme mesmo assim e ótima performance. Deu sorte também, viu? Quase, muito quase, bateu junto com Russell.

3º) Lewis Hamilton – 8.0 – Fez ali uma besteira na primeira curva ao cortar caminho e perdeu de Russell na classificação, mas foi uma bela corrida do heptacampeão. Hamilton teve ritmo, foi agressivo, mereceu o pódio.

Max Verstappen teve um fim de semana caótico em Singapura (Foto: Red Bull Content Pool)

4º) Charles Leclerc – 7.0 – Fez uma bela corrida, um bom fim de semana, mas abaixo de Sainz. E no fim ficou claro como Carlos cuidou dos pneus, o monegasco chegou sem nada na reta final, empurrado por Verstappen.

5º) Max Verstappen – 5.0 – Um fim de semana completamente atípico de Max, que não foi nem ao Q3, sofreu com ritmo quase o tempo todo e só apareceu de verdade na reta final da corrida, de pneus médios e mais novos que a galera de pneus duros que vinha na frente. Pelo menos reduziu o estrago. Escapou de punições no sábado.

6º) Pierre Gasly – 8.0 – Outro ótimo resultado de Gasly, que faz um ano bem acima do que é a Alpine atualmente. O francês deu sorte no duelo com Ocon, que acabou quebrando, porque Esteban estava melhor o fim de semana todo, mas aproveitou a chance e fazia corrida bastante arrojada, boas ultrapassagens e ritmo.

7º) Oscar Piastri – 7.5 – Resultado muito decente também para quem não tinha as atualizações do carro de Norris. Piastri fez um corridão depois de cair no Q1.

8º) Sergio Pérez – 2.5 – Uma tragédia. Pior que Verstappen, que já foi mal, em todos os momentos. E ainda por cima deu uma porrada inacreditável que acabou com as chances de pontos de Albon. Levou punição bem leve.

9º) Liam Lawson – 9.0 – Logo na terceira corrida na F1, Lawson pontua. Já fez mais que Nyck de Vries e Daniel Ricciardo na AlphaTauri 2023 e colou em Yuki Tsunoda. O neozelandês está pedindo passagem por vaga no grid do ano que vem.

10º) Kevin Magnussen – 8.0 – Bom pontinho para Magnussen, que estava zerado desde o GP de Miami. Também foi fundamental para a Haas, que está em luta dura com Alfa Romeo e AlphaTauri por alguns milhões de dólares no Mundial de Construtores.

Liam Lawson cruzou a linha de chegada em nono em Singapura (Foto: Red Bull Content Pool)

11º) Alexander Albon – 7.5 – Fazia mais uma excelente corrida até Pérez acertar ele no meio. Albon seria, no mínimo, oitavo colocado, pelo ritmo que apresentava e pelos pneus em ótimo estado que tinha. Ainda recuperou umas posições no fim, mas insuficientes para top-10.

12º) Guanyu Zhou – 6.0 – Conseguiu recuperação interessante na corrida depois de despencar no início, mas nada muito incrível, não. Mediano, como quase sempre.

13º) Nico Hülkenberg – 5.5 – Também foi mediano e, como Magnussen pontuou, ficou um pouco abaixo do esperado. Mas teve seus momentos na corrida, com outra estratégia teria sido top-10, no mínimo.

14º) Logan Sargeant – 3.0 – Voltou das férias e bateu em absolutamente todas as três corridas. E quatro vezes: duas no muro na Holanda, em Bottas na Itália, no muro em Singapura. Dureza.

15º) Fernando Alonso – 3.5 – Por mais que a Aston Martin tenha feito uma bela bobagem nos boxes, errou muito também, coisas até bobas. E ficou atrás de Sargeant mesmo com o americano batendo, né?

Fernando Alonso sofreu muito em Singapura (Foto: AFP)

NC) George Russell – 5.5 – Estava vindo, de novo, pelo menos para receber uma nota 9, pegar pódio e coisa e tal. Acabou no muro, sem pontos e com a avaliação bem mais modesta aqui. Parece extremamente pressionado por grandes resultados, como foram os de 2022.

NC) Valtteri Bottas – 4.5 – Discretíssimo e ainda se envolveu em enrosco no fim, abandonando. A Alfa Romeo quase não existe mais na F1 2023, de tão irrelevante.

NC) Esteban Ocon – 8.0 – Fazia uma senhora corrida, com lindas ultrapassagens, toda cara de que seria sexto colocado, mas a Alpine quebrou de novo. O time francês não merece os pilotos que tem, Esteban tinha tudo para comemorar aniversário com muitos pontos.

NC) Yuki Tsunoda – 5.0 – Segunda corrida seguida em que praticamente fica sem nota aqui. Não completa uma volta desde o GP da Holanda! Pelo menos não teve culpa de novo e tinha tudo para pegar Q3, mas Verstappen atrapalhou.

NL) Lance Stroll – 0.5 – Um horror absoluto, espancou o carro no muro na classificação, ficou no Q1, não teve nem como largar. Que nota dar nesse caso, né? É isso.

Alexander Albon aparece no top-5 do Ranking GP 2023 (Foto: Williams)

GP de Singapura – 9.0 – A F1, depois das férias, está mudada. Não vamos cravar aqui que alguém vai pegar a Red Bull de vez ou coisa do tipo, mas as corridas estão legais e isso já é um grande alento.

Melhor GP – GP de Singapura – 9.0
Pior GP – GP do Azerbaijão – 4.5
Média: 7.0

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Fernando Alonso – 7.5
3º) Lewis Hamilton – 7.3
4º) Liam Lawson – 7.3
5º) Alexander Albon – 7.0
6º) Lando Norris – 6.9
7º) Pierre Gasly – 6.7
8º) Carlos Sainz – 6.6
9º) George Russell – 6.4
10º) Oscar Piastri – 6.3
11º) Esteban Ocon – 6.2
12º) Charles Leclerc – 5.9
13º) Nico Hülkenberg – 5.8
14º) Sergio Pérez – 5.6
15º) Yuki Tsunoda – 5.6
16º) Daniel Ricciardo – 5.3
17º) Valtteri Bottas – 5.1
18º) Guanyu Zhou – 4.9
19º) Kevin Magnussen – 4.9
20º) Lance Stroll – 4.7
21º) Logan Sargeant – 3.9
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar