O GP de Mônaco foi, certamente, o pior do ano na F1 2024. O top-10 do grid de largada foi exatamente o top-10 do final da corrida. Não precisa dizer mais nada

A verdade é que o GP de Mônaco do último domingo (26) foi exatamente como poderia se imaginar com a pista seca: ninguém passou ninguém, praticamente. Uma ou outra troca de posição na largada, um acidente forte de início, bandeira vermelha e, então, tudo estabilizado, com direito ao top-10 da chegada sendo o mesmo top-10 da largada. Exatamente o mesmo, pela primeira vez na história da F1.

O lado positivo da corrida foi a história de Charles Leclerc, que finalmente conseguiu vencer em casa e, de quebra, ainda botou a Ferrari ali, ao lado da McLaren, como uma perseguidora muito firme da Red Bull. O pódio teve também Oscar Piastri e Carlos Sainz, com Lando Norris e George Russell chegando na sequência.

Max Verstappen teve uma prova complicada e ficou apenas em sexto, depois de acertar o muro na classificação. Completaram a zona de pontos Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Alex Albon e Pierre Gasly.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Leclerc a Kevin Magnussen, Sergio Pérez e Nico Hülkenberg, que ficaram em um acidente de primeira volta.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Charles Leclerc venceu mais uma na F1, agora em Mônaco (Foto: Pirelli)

1º) Charles Leclerc – 10 – Acabou a maldição! Leclerc venceu em casa, fazendo absolutamente tudo certo: dominou os treinos livres, fez a pole, largou bem, chegou em primeiro. Em uma corrida em que ninguém passou ninguém, foi esperto também para controlar os pneus e chegar inteiro no fim. Merecido.

2º) Oscar Piastri – 8.5 – A avaliação de praticamente todo mundo aqui é pela classificação. E a de Piastri foi excelente, na frente de Verstappen, de Sainz, do companheiro Norris. Pódio importante para retomar a confiança.

3º) Carlos Sainz – 7.5 – Deu uma sorte tremenda com a bandeira vermelha que fez todo mundo relargar nas posições de largada originais, mas fez classificação decente, teve ritmo digno e, honestamente, não fez nada absurdo na largada no toque com Piastri. Aconteceu, era a tentativa de algo diferente na corrida.

Mesmo com problemas, Piastri conquistou seu primeiro pódio do ano em Mônaco (Foto: Pirelli)

4º) Lando Norris – 7.5 – Totalmente ofuscado no fim de semana. Por Leclerc, claro, mas também internamente por Piastri. No entanto, o resultado foi decente, especialmente porque acabou a corrida na frente de Verstappen, reduziu a distância no campeonato.

5º) George Russell – 7.5 – Boa corrida de George. Levou a melhor contra Hamilton e segurou firme Verstappen mesmo com pneus médios de inacreditáveis 77 voltas. Bom resultado e ritmo interessante, a Mercedes vai, aos poucos, avançando.

6º) Max Verstappen – 5.0 – A Red Bull estava com problemas de novo, atrás das rivais diretas. Mas, desta vez, Max também contribuiu para o resultado ruim, errando na classificação quando parecia ter conseguido arrumar algum ritmo, talvez até para uma primeira fila. Largou em sexto e, como todo mundo do top-10, chegou onde largou.

7º) Lewis Hamilton – 6.5 – Conseguiu acompanhar Verstappen e, de certa forma, não andou tão mais lento que os carros da frente, mas ficou atrás de Russell, o que, no fim das contas, é a comparação que dá para fazer hoje.

8º) Yuki Tsunoda – 7.5 – Incrivelmente lento a corrida toda, mas isso foi uma estratégia da RB. Controversa, claro, mas estratégia, já que o time entendia que não tinha carro para seguir os pilotos da frente, então, só queria segurar os pneus em bom estado. Deu certo.

9º) Alexander Albon – 9.0 – A Williams vive uma fase péssima, mas Albon consegue ainda fazer uns milagres. O de Mônaco foi o maior de 2024, garantindo os primeiros pontos para os ingleses no ano. Grande performance na classificação.

10º) Pierre Gasly – 8.5 – Precisava andar na frente de Ocon para virar o jogo na Alpine, mas tudo saiu muito melhor que a encomenda, simplesmente porque Esteban resolveu ser totalmente queimado na equipe ao jogar o carro no companheiro. Pierre conseguiu ficar na corrida, pontuou e viu Ocon na berlinda.

Alexander Albon conseguiu pontuar pela primeira vez na temporada (Foto: Williams)

11º) Fernando Alonso – 6.5 – Corrida bem complicada de novo, limitado por uma Aston Martin que está cada vez pior. Fez o que dava, tendência é seguir fora dos pontos em várias ocasiões daqui para frente.

12º) Daniel Ricciardo – 5.5 – Superado com louvor por Tsunoda de novo e ficou preso em Alonso a corrida toda. Precisa voltar aos pontos urgentemente.

13º) Valtteri Bottas – 5.5 – Fez o que deu com a Sauber, tentou umas ultrapassagens com pneus macios, classificou-se pessimamente mal de novo. Posição final digna.

14º) Lance Stroll – 4.5 – Outro que fez umas ultrapassagens, o que foi divertido, vai? Mas encontrou o muro, ficou longe dos pontos.

15º) Logan Sargeant – 3.5 – Pelo menos não se envolveu em acidentes, mas foi atropelado por Albon…

16º) Guanyu Zhou – 3.0 – Virou meme ao ser ultrapassado pelo carro de resgate no acidente de Pérez, foi sua grande participação na corrida em Mônaco.

Esteban Ocon reconheceu que exagerou com Pierre Gasly em Mônaco (Foto: Alpine)

NC) Esteban Ocon – 2.0 – Foi completamente maluco ao se jogar em cima de Gasly, não tinha qualquer chance de passar e causou a batida. Deu sorte que o companheiro não quebrou junto, mas foi punido e se queimou na Alpine.

NC) Sergio Pérez – 1.0 – Deu uma espremida em Magnussen, mas foi predominantemente vítima no acidente. Agora, não dá para defender a queda no Q1 e a largada horrível, né? Que fim de semana deplorável do mexicano em Mônaco.

NC) Nico Hülkenberg – 5.0 – Fez a classificação que deu para fazer e aí foi totalmente vítima da batida entre Pérez e Magnussen. Estava na dele e foi acertado junto.

NC) Kevin Magnussen – 2.0 – Escapou de ser suspenso por uma corrida, é verdade, mas foi o maior culpado na batida com Pérez. Precisa classificar melhor e, principalmente, ter mais calma nas disputas. Necessário.

Max Verstappen sofreu em Mônaco, mas ainda lidera o Ranking GP (Foto: Red Bull Content Pool)

GP de Mônaco – 3.0 – Uma corrida tenebrosa. A verdade é que, em grande parte, o GP de Mônaco foi um suplício de se acompanhar. Teve ali ação no final e até algumas ultrapassagens por conta dos pneus em situações muito diferentes, uma boa história com Leclerc, mas só. Só.

Melhores GPs – GP de Miami – 8.0
Pior GP – GP de Mônaco – 3.0
Média: 5.7

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 8.5
2º) Oliver Bearman – 8.0*
3º) Charles Leclerc – 7.9
4º) Lando Norris – 7.7
5º) Carlos Sainz – 7.6
6º) Nico Hülkenberg – 7.4
7º) Oscar Piastri – 6.9
8º) Yuki Tsunoda – 6.6
9º) Fernando Alonso – 6.4
10º) George Russell – 6.4
11º) Pierre Gasly – 5.9
12º) Alexander Albon – 5.6
13º) Lewis Hamilton – 5.6
14º) Sergio Pérez – 5.3
15º) Esteban Ocon – 5.3
16º) Kevin Magnussen – 4.9
17º) Valtteri Bottas – 4.5
18º) Daniel Ricciardo – 4.4
19º) Lance Stroll – 4.3
20º) Guanyu Zhou – 4.3
21º) Logan Sargeant – 3.4

*Oliver Bearman atuou em apenas 1 corrida, substituindo Carlos Sainz na Ferrari.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar