Porsche diz que aprendeu “lições vitais” com problemas nos testes de Valência

O diretor de operações da Porsche, Amiel Lindesay, afirmou que os problemas que a equipe teve com Neel Jani e André Lotterer na pré-temporada, única vez em que os dois foram juntos para a pista, serviram para ensinar o time como agir no relógio apertado da categoria

A novata Porsche contou apenas com os testes coletivos de Valência até agora para colocar os dois carros na pista ao mesmo tempo. Em apenas três dias, acabou sendo atrapalhada por duas batidas, uma com cada piloto, que cortou tempo de pista. A fábrica, entretanto, não encara os problemas com desânimo. Pelo contrário, que ter sido uma demonstração do que será a realidade na Fórmula E.
 
Quem se manifestou foi Amiel Lindesay, o diretor de operações da Porsche na Fórmula E. As batidas em questão foram de Neel Jani, ainda no primeiro dia de testes, que exigiu uma troca do monocoque, e de André Lotterer, no dia seguinte, que exigiu reparos e nova bateria.
 
"Tivemos dois dias difíceis, com duas batidas, e perdemos tempo de pista por causa disso, mas essa é a realidade que vamos encarar e que te deixa mais firme. No fim das contas, é bom para o time e te ensina lições vitais, definitivamente. Não dá para simular andar com dois carros: foi a primeira vez que andamos com ambos, de fato, e nos ajudou a realizar a preparação para a temporada", afirmou ao site inglês 'E-Racing365'.
André Lotterer (Foto: Porsche)
Em meio aos trabalhos para consertar os dois carros, admitiu que a ideia era levar em conta o tempo apertado dos dias de atividades de pista na Fórmula E. Diferente do WEC, onde a Porsche esteve antes, os treinos livres acontecem um dia antes da classificação; na Fórmula E, a diferença entre o fim da última sessão livre e o começo da definição do grid de largada é de 60 minutos.
 
"Não temos o luxo de ficar sentados depois de uma longa sessão de treinos livre e repassar as informações como fazíamos no WEC. É difícil, você tem que chegar logo a uma conclusão e confiar que as coisas estão caminhando na direção correta. É a parte mais complicada com a qual temos de nos acostumar", falou.
 
Sem novos testes por enquanto, a nova sessão coletiva deve acontecer apenas em Marrakech, em março de 2020, a Porsche parte direto para uma rodada dupla na Arábia Saudita para abrir o campeonato.
 
"É complicado ir direto para uma etapa no formato de rodada dupla. Ano passado, havia um dia de testes em Ad Diriyah, então o pit-lane inteiro saiu com dois dias de experiência. Neste ano, o segundo dia será utilizado como segundo evento, mas é uma ladeira íngreme para subir de cara", apontou. 
 
"Temos tempo depois disso para resolver algumas coisas antes da corrida seguinte e avaliar as áreas em que precisamos trabalhar para preparar para quando a temporada pegar ritmo", finalizou.
 
O eP de Ad Diryiah está marcado para os dias 22 e 23 de novembro. Além da dupla titular, a Porsche também fechou contrato com Simona de SIlvestro e Thomas Preining para serem pilotos de desenvolvimento.
 

Paddockast #39
O MELHOR SEM TÍTULO DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.