Nato supera dupla da Jaguar e lidera TL1 do eP de Portland da Fórmula E

Sem nenhuma intercorrência, o TL1 da Fórmula E foi liderado inicialmente por Jaguar e Porsche, mas teve a ponta tomada na metade pela Andretti de Norman Nato, que fechou a sessão na liderança

O primeiro treino livre da Fórmula E no eP de Portland, realizado nesta sexta-feira (28), terminou com liderança do francês Norman Nato, da Andretti, que registrou o melhor tempo de sessão cravando 1min09s079 no relógio. O neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, fechou a atividade na segunda posição, com 1min09s253, seguido de Nick Cassidy, também da equipe britânica, que fez 1min09s286.

Os carros de Porsche e Mahindra conseguiram registrar boas voltas e fecharam em quarto e quinto lugares, com António Félix da Costa e Nyck de Vries, respectivamente. Completaram o top-10 Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, Pascal Wehrlein, da Porsche, Sérgio Sette Câmara, da ERT, Maximilian Günther, da Maserati, e Edoardo Mortara, do time indiano.

Fazendo sua estreia na Fórmula E com a Nissan, substituindo o doente Oliver Rowland, o brasileiro Caio Collet fez uma volta de 1min10s015 em seu giro mais rápido e concluiu a sessão em 19º, duas posições à frente do titular Sacha Fenestraz.

treino livre 2 acontece neste sábado (29), com transmissão a partir de 11h15 (horário de Brasília), enquanto a classificação da corrida 1 será disputada a partir das 13h20. A transmissão da prova começa às 17h30. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista do eP de Portland da Fórmula E AO VIVO COM IMAGENS na GPTV, canal do YouTube.

Caio Collet fez sua primeira atividade oficial em uma etapa da Fórmula E (Foto: LAT Images)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira como foi o TL1 do eP de Portland:

O início do TL1 começou comportado, com os pilotos estudando o traçado da pista, conhecido por consumir muita energia dos carros. Com o mesmo traçado do ano passado, a pista possui uma grande reta oposta ao lado de um muro, exigindo cuidado dos pilotos e, inclusive, gastando mais bateria dos trens de força do que as tradicionais pistas de rua, mais lentas e com mais curvas.

Nyck de Vries, da Mahindra, começou liderando o treino com uma volta de 1min10s745, mas o tempo foi rapidamente superado por Nick Cassidy, da Jaguar, com um giro de 1min09s768.

Durante a sessão, Sette Câmara, Wehrlein, Stoffel Vandoorne e Jehan Daruvala acabaram escapando na curva 12, mas conseguiram voltar para a pista sem a necessidade de bandeira amarela. O setor, que teve muitos pilotos indo na grama no ano passado, voltou a dar dores de cabeça em 2024.

A volta do neozelandês liderou o TL1 até a metade tempo estabelecido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Faltando 13 minutos para o fim, Norman Nato, da Andretti, acertou um tempo de 1min09s079 e finalizou a sessão em primeiro. Nos minutos finais, os pilotos tentaram superar o francês, mas ficou por isso mesmo. Em casa, a Andretti fechou o dia com o tempo mais rápido em Portland.

Fórmula E 2024, eP de Portland, 13ª Etapa, TL1:

1N NATOAndretti1:09.079 
2M EVANSJaguar1:09.253+0.174
3N CASSIDYJaguar1:09.286+0.207
4A.F DA COSTAPorsche1:09.317+0.238
5N DE VRIESMahindra1:09.419+0.340
6L DI GRASSIABT Cupra1:09.457+0.378
7P WEHRLEINPorsche1:09.525+0.446
8S. SETTE CÂMARAERT1:09.612+0.533
9M GÜNTHERMaserati1:09.650+0.571
10E MORTARAMahindra1:09.659+0.580
11J DARUVALAMaserati1:09.803+0.724
12J DENNISAndretti1:09.816+0.737
13S BIRDMcLaren1:09.829+0.750
14N MÜLLERABT Cupra1:09.840+0.761
15J.E VERGNEDS Penske1:09.848+0.769
16S VANDOORNEDS Penske1:09.903+0.824
17J HUGHESMcLaren1:09.916+0.837
18D TICKTUMERT1:09.916+0.837
19C COLLETNissan1:10.015+0.936
20R FRIJNSEnvision1:10.071+0.992
21S FENESTRAZNissan1:10.322+1.243
22S BUEMIEnvision1:12.559+3.480
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.