Mahindra anuncia ex-diretor da Fórmula E como novo CEO a partir de dezembro

Após se desligar do cargo de diretor da Fórmula E junto à FIA, Frédéric Bertrand foi anunciado como novo CEO da Mahindra — em movimento controverso que promete gerar repercussões

A Mahindra confirmou nesta segunda-feira (7) a chegada de Frédéric Bertrand como novo CEO da equipe, em um movimento que dividiu opiniões na Fórmula E. O francês acumulava os cargos de diretor da Fórmula E e de projetos esportivos inovadores na FIA, mas se demitiu na última semana e foi confirmado como substituto de Dilbagh Gill — que deixou a equipe indiana em setembro.

A chegada de Bertrand faz com que algumas outras equipes do grid da Fórmula E “torçam o nariz”, já que o dirigente era parte fundamental na elaboração do conjunto de regras do campeonato e possuía acesso direto aos avanços tecnológicos da categoria. O ex-diretor, que ocupava um alto cargo na modalidade desde 2014, chegou a participar do processo de confecção do carro Gen3, ao lado da chefe do projeto Alessandra Ciliberti.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Mahindra já apresentou seu carro Gen3, que será pilotado por Lucas Di Grassi e Oliver Rowland (Foto: Mahindra)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O desejo de Bertrand de trocar de cargo tem a ver com os problemas que a Fórmula E tem vivido neste início de Era Gen3, em que as equipes realizam seus primeiros testes na pista. A bateria ainda possui um problema de recarga não solucionado e algumas partes simplesmente não foram entregues pelos fornecedores, o que piorou o descontentamento do francês — que já não estava feliz com o atraso na publicação do regulamento esportivo.

Assim, o dirigente optou por substituir o icônico Gill na Mahindra, que se prepara para fornecer seu trem de força para a Abt em 2023. De acordo com o portal inglês The Race, Mark Preston [Techeetah] e Dieter Gass [Audi] também foram procurados pela equipe indiana sediada na Inglaterra.

Após uma temporada sem resultados expressivos em 2022, a Mahindra fechou com o brasileiro Lucas Di Grassi, campeão da Fórmula E em 2016/2017, para se juntar ao britânico Oliver Rowland no ano que vem. Bertrand, por sua vez, estreia no cargo apenas em dezembro, após os três meses de aviso prévio à FIA.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.