É difícil saber a avaliação que a Fórmula E fez sobre o modelo dos treinos livres na sexta-feira, mas ao menos nesta sexta (24), do ponto de vista de pilotos e equipes, foi um sucesso. Assim como o primeiro treino, o TL2 terminou com 95 minutos limpos de pista, sem qualquer incidente que impedisse a atividade na pista. A liderança ficou com André Lotterer e a DS Techeetah.
Lotterer superou Edoardo Mortara com cerca de 1min30s ainda no relógio para o fim do treino e foi com sobras: liderou com o tempo de 1min07s401 e a vantagem de 0s284. Mortara, aliás, voltou a ser segundo colocado batido no fim do treino. O mesmo aconteceu quando
Mitch Evans deixou a Venturi para trás na sessão de abertura do dia.
Alexander Sims, Sébastien Buemi, Evans, Felipe Massa e António Félix da Costa ainda conseguiram se colocar na casa de 1min07s: entre os sete, duas Venturi e duas BMW. Oliver Rowland, Alex Lynn e Daniel Abt fecharam o top-10: com menos separação, visto que Jaguar e Nissan colocaram os dois bólidos na zona que equivale à de pontuação.
Lucas Di Grassi ficou com o 13º posto, ao passo que o líder do campeonato, Jean-Éric Vergne, passou menos tempo na pista e fechou no 17º lugar.
André Lotterer (Foto: DS Techeetah)
Vale lembrar que a FE adiantou a programação para realizar a corrida na hora do almoço do sábado local. O motivo é fugir da competição local com a decisão da Copa da Alemanha de futebol, também jogada em Berlim, onde vão se enfrentar Bayern e RB Leipzig.
As equipes agora trabalham durante a noite para o treino de classificação, marcado para a madrugada. Veja os horários da FE em Berlim.
Confira como foi o TL2:
Movimentação na pista começou imediatamente após a bandeira verde para o segundo e último treino da sexta-feira na Fórmula E em Berlim. Todo mundo para pista logo de cara, tráfego no pit-lane e forte desejo por encher o carro de voltas antes da classificação da madrugada do sábado. 18 dos 22 saíram imediatamente.
As primeiras voltas rápidas foram de Pascal Wehrlein e Felipe Massa, ocupando a ponta, mas ainda com tempos distantes daqueles que apareceram no TL1. Edoardo Mortara e José María López preferiram fazer uma simulação de perseguição de corrida para abrir as atividades.
Quase 1/3 de treino e apenas duas Virgin ainda não haviam anotado uma volta rápida. Sam Bird até tentou sair, mas deu uma relada no muro na volta de instalação e voltou imediatamente. Robin Frijns, não, apenas esperava. Pascal Wehrlein também voltou para o pit-lane para mudança: mudou a asa dianteira por causa do setup.
Edoardo Mortara, segundo colocado no treino inicial, pulou para 1min07s685 e assumiu o segundo posto. E Felipe Massa, pouco depois, fez 1min07s895 para pular de volta para o segundo posto e montar um 1/2 temporário para a Venturi.
Quem deu uma forte travada dos pneus foi Gary Paffett, que realmente quase perdeu o controle do HWA. Os testes continuavam, enquanto isso, e Jean-Éric Vergne voltou para os boxes para que a DS Techeetah trocasse os pneus. Jérôme D'Ambrosio avisou para a equipe Mahindra que os freios estavam funcionando melhor que no TL1, quando vários pilotos reclamaram.
Bird enfim foi para a pista e cravou a primeira volta rápida a sete minutos do fim pulando o 13º posto. Nos cinco minutos finais, happy hour: as voltas começaram a cair e as posições mudavam freneticamente durante alguns instantes. Mas Mortara foi desbancado somente com 1min30s para o fim: por André Lotterer. O piloto da casa sobrou e deixou 1min07s401 no relógio.
Fórmula E, eP de Berlim, TL2, Final:
1 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
1:07.401 |
|
2 |
E MORTARA |
Venturi |
1:07.685 |
+0.284 |
3 |
A SIMS |
BMW |
1:07.715 |
+0.314 |
4 |
S BUEMI |
Nissan |
1:07.773 |
+0.372 |
5 |
M EVANS |
Jaguar |
1:07.888 |
+0.487 |
6 |
F MASSA |
Venturi |
1:07.895 |
+0.494 |
7 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
1:07.976 |
+0.575 |
8 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:08.019 |
+0.618 |
9 |
A LYNN |
Jaguar |
1:08.076 |
+0.675 |
10 |
D ABT |
Audi |
1:08.089 |
+0.688 |
11 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:08.118 |
+0.717 |
12 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
1:08.120 |
+0.719 |
13 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:08.137 |
+0.736 |
14 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:08.177 |
+0.776 |
15 |
O TURVEY |
NIO |
1:08.260 |
+0.859 |
16 |
T DILLMANN |
NIO |
1:08.365 |
+0.964 |
17 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:08.457 |
+1.056 |
18 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
1:08.554 |
+1.153 |
19 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
1:08.668 |
+1.267 |
20 |
M GÜNTHER |
Dragon Penske |
1:08.817 |
+1.416 |
21 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:08.849 |
+1.448 |
22 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
1:19.017 |
+11.616 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.