Frijns bate dupla da BMW e abre segundo dia de testes na frente em Valência
A chamada terceira sessão desta semana dedicada aos testes de pré-temporada da Fórmula E no circuito Ricardo Tormo, em Valência, teve até o estreante Nico Müller na ponta. Mas o primeiro período reservou mais uma liderança para a Virgin. Robin Frijns foi o mais rápido, batendo Maximilian Günther por apenas 0s057. Alexander Sims, também da BMW, fechou o top-3
BMW e Virgin seguem protagonizando os trabalhos de pré-temporada da Fórmula E nos testes realizados no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Depois de Maximilian Günther colocar a marca bávara na frente na primeira sessão e Sam Bird liderar com a Virgin à tarde, na manhã desta quarta-feira (16) Robin Frijns, companheiro de equipe de Bird, foi o mais rápido da sessão 3, dando sequência aos trabalhos de preparação da categoria dos carros elétricos. O holandês anotou 1min15s377 como melhor tempo, sendo apenas 0s057 mais rápido que Günther, o segundo colocado. Também da BMW, Alexander Sims completou o top-3 e ficou somente 0s060 atrás do tempo do líder.
A Nissan voltou a aparecer bem em Valência e colocou Oliver Rowland na quarta colocação. Chama a atenção também a diferença bastante apertada do britânico em relação ao tempo de Frijns: meros 0s067. Destaque também para Nico Müller. O suíço, que faz sua estreia na Fórmula E correndo pela Dragon, equipe que ainda não convenceu na categoria, chegou até a liderar a sessão e terminou a manhã com o quinto melhor tempo, 0s138 atrás do líder.
Robin Frijns nfoi o mais rápido nesta manhã de quarta-feira em Valência (Foto: Virgin/Twitter)
Segundo colocado na manhã de terça-feira, António Félix da Costa novamente andou mais rápido que seu novo companheiro de equipe, o bicampeão Jean-Éric Vergne. Com o carro #13 da DS Techeetah, o luso cravou o sexto melhor tempo, 0s180 atrás da marca de Frijns.
Outro novato na Fórmula E, Brendon Hartley, confirmou a boa jornada da Dragon, que conta com trem de força da Penske, nesta manhã. O neozelandês, ex-Toro Rosso na F1 e atualmente piloto da Toyota no WEC, foi o sétimo colocado. Mitch Evans, com a Jaguar, fechou a manhã em oitavo, à frente do brasileiro melhor colocado no período: Lucas Di Grassi, da Audi. Correndo também com trem de força da marca alemã, mas representando a Virgin, Bird foi o décimo.
Os trabalhos seguem sendo de muito aprendizado para as duas debutantes no grid da Fórmula E: Mercedes e Porsche. Na equipe prateada, o melhor foi novamente Stoffel Vandoorne, que concluiu a sessão 3 em 15º lugar. Já seu companheiro de equipe, Nyck de Vries, campeão da Fórmula 2, enfrentou problemas e chegou a bater, danificando a suspensão dianteira direita do carro. O holandês foi o 22º de 24 pilotos.
Felipe Massa fechou a manhã de quarta-feira em 19º lugar (Foto: Venturi)
O grid foi fechado com os dois carros da NIO, de Oliver Turvey e Ma Qing Hua. Felipe Massa, por sua vez, foi 19º colocado com o carro da Venturi, enquanto Edoardo Mortara foi o 14º.
Chama a atenção, novamente, o equilíbrio em relação aos tempos de volta. A diferença entre Frijns e Vandoorne, que fechou o top-5, foi de menos de 0s5.
Os trabalhos vão ser retomados logo mais em Valência. A Fórmula E tem previsto um dia de folga nesta quinta-feira, dia em que Sergio Jimenez, campeão do eTrophy, vai pilotar o carro da Jaguar. A categoria dos carros elétricos vai retomar os testes na sexta-feira, fechando os testes de pré-temporada.
Fórmula E 2019/20, Valência, circuito Ricardo Tormo, dia 2, manhã:
1 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:15.377 | 24 | |
2 | M GÜNTHER | BMW | 1:15.434 | +0.057 | 35 |
3 | A SIMS | BMW | 1:15.437 | +0.060 | 36 |
4 | O ROWLAND | Nissan | 1:15.444 | +0.067 | 35 |
5 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:15.515 | +0.138 | 38 |
6 | A FÉLIX DA COSTA | DS Techeetah | 1:15.557 | +0.180 | 38 |
7 | B HARTLEY | Dragon Penske | 1:15.592 | +0.215 | 33 |
8 | M EVANS | Jaguar | 1:15.640 | +0.263 | 30 |
9 | L DI GRASSI | Audi | 1:15.680 | +0.303 | 27 |
10 | S BIRD | Virgin Audi | 1:15.736 | +0.359 | 37 |
11 | S BUEMI | Nissan | 1:15.777 | +0.400 | 35 |
12 | D ABT | Audi | 1:15.797 | +0.420 | 42 |
13 | P WEHRLEIN | Mahindra | 1:15.812 | +0.435 | 38 |
14 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:15.815 | +0.438 | 31 |
15 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:15.866 | +0.489 | 32 |
16 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:15.920 | +0.543 | 39 |
17 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 1:15.982 | +0.605 | 21 |
18 | J CALADO | Jaguar | 1:16.098 | +0.721 | 32 |
19 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:16.122 | +0.745 | 27 |
20 | N JANI | Porsche | 1:16.175 | +0.798 | 35 |
21 | A LOTTERER | Porsche | 1:16.315 | +0.938 | 16 |
22 | N DE VRIES | Mercedes | 1:17.031 | +1.654 | 18 |
23 | O TURVEY | NIO | 1:17.045 | +1.608 | 23 |
24 | M QING HUA | NIO | 1:18.276 | +2.839 | 23 |
Paddockast #37 GRANDES RIVALIDADES INTERNAS |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.