carregando
FE

Aoki faz história e se torna primeiro paraplégico a disputar eTrophy

Japonês vai ser pioneiro e ser primeiro com mobilidade reduzida a correr em uma categoria elétrica internacional. Piloto vai defender a equipe nipônica estreante Yokohama Challenge

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
Takuma Aoki vai fazer história neste final de semana. Fazendo sua estreia no Jaguar iPace eTrophy, na Cidade do México, o japonês vai se tornar o primeiro com mobilidade reduzida a disputar em uma categoria elétrica internacional.
 
O piloto começou sua carreira em cima das duas rodas, fazendo aparição de wildcard no GP do Japão das 500cc por quatro temporadas – chegou a ser terceiro colocado em 1995. Em 1997, então, fez o campeonato completo pela Honda, sendo companheiro de Alex Crivillé e terminando em quinto com três top-3.
 
Então, um ano mais tarde, quando participava de um teste privado no circuito de Tochigi, no Japão, acabou sofrendo um grave acidente. Como consequência, acabou ficando paraplégico e em uma cadeira de rodas.
Takuma Aoki (Foto: Reprodução)
Mas isso não abalou Aoki. “A vida não acaba quando fica paraplégico, ainda pode continuar a perseguir seus sonhos”, afirmou o piloto.
E nisso, vai encarar um novo desafio na capital mexicana. “Vai ser minha primeira competição com carros elétricos e quero agradecer a equipe de engenheiros que, com seu árduo trabalho na adaptação do carro, permitiram isso”, destacou.
 
Takuma vai defender a Yokohama Challenge, nova equipe do grid da categoria e que tem sede no país nipônico. O piloto vai comandar o carro por controles manuais da divisão de Operação Especial de Veículos.
 
Aoki já tem experiência em carros, pois participou da edição de 2009 do Dakar, no Rali Cross Country da Ásia, em 2016, e recentemente na categoria LMP3 da Michelin Le Mans Series, parte do programa das 24 Horas de Le Mans, em 2019.
 

Paddockast #48
MELHORES PILOTOS BRASILEIROS DA DÉCADA


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.