Ticktum aproveita confusão na primeira volta e sai de décimo para vitória em corrida 2 da F3 Euro em Spa

A largada trouxe muita confusão na primeira volta da segunda corrida da F3 Euro, em Spa-Francorchamps, com um toque entre os ponteiros abrindo caminho para o restante do grid. Quem se deu bem foi Dan Ticktum, que saiu do meio do grid direto para a liderança da prova

Para assumir a liderança do campeonato, Dan Ticktum completou a corrida 2 da F3 Europeia na primeira colocação largando da décima posição no grid de largada. O britânico enfrentou ainda disputa acirrada com Fabio Scherer, que terminou em segundo, mas garantiu a terceira vitória da temporada em uma prova com início tumultuado em Spa-Francorchamps, nesta sexta-feira. O pódio ficou completo com o vencedor da corrida 1, Jehan Daruvala, piloto da Carlin.
 
A primeira fila de Ralf Aron e Mick Schumacher se estranhou logo na primeira volta, com um contato que ainda envolveu Guan Yu Zhou, outro piloto da Prema. Os três tentaram um movimento por fora na primeira curva e acabaram no toque que resultou em um furo em um dos pneus de Schumacher e em um dano na asa dianteira de Zhou. O quarto piloto da Prema na sequência, Marcus Armstrong, conseguiu escapar da confusão e assumir o primeiro lugar.
 
Com o incidente, Jüri Vips avançou para a segunda posição, seguido do companheiro de Motopark e compatriota, Ralf Aron, para recuperar a ponta, mas, duas voltas depois, os pilotos se tocaram e ambos abandonaram a prova.
 
Scherer, então, herdou a liderança e passou a encarar a pressão dos dois pilotos que vinham logo atrás: Robert Schwartzman e Ticktum, que já se encontrava na parte da frente do grid. Algumas voltas de disputa se sucederam para alcançar o segundo lugar, até que o protegido da Red Bull garantiu a vice-liderança sobre o russo e iniciou o ataque a Scherer.
 
A briga entre os dois pilotos da Motopark ganhou um capítulo à parte. Muito próximos a essa altura da corrida, Ticktum conseguiu ultrapassar o suíço, mas teve de se defender logo depois para garantir a posição. Uma volta depois, Scherer já estava na liderança novamente, mas, sem conseguir se defender, viu a ponta ser tomada pelo britânico, que tentava se manter à frente pelas cinco voltas que ainda restavam para o fim da prova.
Dan Ticktum saiu da décima colocação para a terceira vitória na temporada da F3 Euro (Foto: Fia F3 Europeia)
Ficando para trás, Scherer era, então, pressionado por Daruvala, que chegou muito perto para cruzar a linha de chegada em terceiro. Depois de perder a posição para Nikita Troitskiy, Schwartzman recuperou a posição para fechar em quarto, seguido de Enaam Ahmed e Armstrong, em corrida de recuperação.
 
O top-10 da corrida 2 ficou completo com Sacha Fenéstraz em sétimo, Troitskiy em oitavo e Jonathan Aberdein em nono. Ferdinand Habsburg – que, como Armstrong, perdeu lugares por uma escapada na primeira volta – tirou o último ponto de Álex Palou na última volta.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.