Tsolov vence corrida sprint da F3 na Áustria marcada por forte batida de Montoya no fim

Mais um vencedor repetido na Fórmula 3 2024: Nikola Tsolov bateu Christian Mansell e levou a melhor na corrida sprint da rodada da Áustria

Nikola Tsolov levou a melhor no belo duelo contra Christian Mansell e venceu a corrida 1 da rodada da Áustria da Fórmula 3, realizada neste sábado (29). Mansell ainda bobeou na última disputa contra o companheiro de equipe e também perdeu posição para Martinus Stenshorne, cruzando a linha de chegada em terceiro.

A corrida foi bastante disputada, com intensas trocas de posições não apenas na liderança, como também no pelotão intermediário, e uma delas, entre Sebástian Montoya e Alexander Dunne, causou a entrada do safety-car a quatro voltas do fim. Por conta da batida forte, a direção de prova acionou bandeira verde apenas no giro final.

Dunne sobreviveu e cruzou a linha de chegada em quarto, com Laurens Van Hoepen na quinta posição. Gabriele Minì foi o sexto, com Oliver Goethe, Tim Tramnitz, Noel León e Sami Meguetounif no top-10. Luke Browning, vice-líder, terminou em 11º, logo à frente de Leonardo Fornaroli, o líder.

A Fórmula 3 retorna neste domingo (30), às 3h30 (de Brasília, GMT-3), para a disputa da corrida 2 da rodada da Áustria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A largada da corrida sprint da F3 na Áustria (Foto: Reprodução/F3)

Confira como foi a corrida sprint da F3 no Red Bull Ring:

Com 21,8°C de temperatura ambiente, asfalto em 31,1°C e 64% de umidade relativa do ar, os pilotos alinharam no grid com apenas uma alteração após a sexta-feira: Browning teve de pagar três posições após atrapalhar Dino Beganovic na classificação. Por conta do grid invertido, o pole-position largaria em 12º, porém a sanção o jogou para 15º. Problemas também para o líder, Fornaroli, apenas o 24º.

Luzes apagadas, e Mansell, em segundo, tracionou melhor e ainda espalhou para cima do pole, Stenshorne, para assumir a liderança. O piloto da Hitech ainda tentou recuperar a ponta, mas a nova espalhada na curva 6 ainda o fez perder posição também para Tsolov.

Pouco mais atrás, Beganovic rodava sozinho no meio do pelotão bem à frente de Minì, dando um leve susto no italiano da Prema. Teve enrosco ainda entre Christian Wurz e Kacper Sztuka na curva 1 que provocou a entrada do safety-car, pois o polonês ficou parado na pista com a suspensão avariada.

O carro de segurança deixou a pista na abertura do giro 5, com Mansell evitando qualquer ameaça do companheiro de equipe, Tsolov, e mantendo a liderança. O pega foi intenso no pelotão intermediário, com bom duelo entre Tramnitz e León e Browning abrindo terreno e arriscando tudo em bela ultrapassagem dupla sobre Arvid Lindblad e Nikita Bedrin, já surgindo em 11º.

Fornaroli foi outro que escapou das confusões, buscando desesperadamente a zona de pontos e até batendo roda com Mari Boya em disputa válida pelo 16º lugar. Enquanto isso, na volta 7, Tsolov colocou por fora nas curvas 4 e 5 e levou a melhor sobre Mansell, assumindo a primeira colocação.

Só que Mansell não permitiu que o búlgaro se distanciasse, mantendo-o a 0s4 de distância. Stenshorne também vinha muito próximo, a 0s6 de Mansell, com Dunne atrás, a 0s5. As distâncias entre o primeiro e o 16º, na verdade, era na casa dos décimos de segundo — o famoso trem do DRS.

Sebástian Montoya bateu forte e por pouco não causou um strike na pista (Foto: reprodução/F3)

Enquanto Fornaroli enfim deixava Bedrin para trás após algumas divididas de curvas na volta 12, Mansell mantinha Tsolov muito próximo, estudando o momento ideal da ultrapassagem. E ela veio no giro 15, na curva 3, por dentro, só que o búlgaro deu o troco na seguinte, recuperando a liderança.

Na volta 16, Mansell foi novamente para cima de Tsolov e consolidou a ultrapassagem. Já a disputa pelo quarto lugar ficou eletrizante, com pega envolvendo cinco carros e Dunne levando a melhor. E enquanto Tsolov voltava para a ponta e Stenshorne aproveitava bobeada de Mansell para subir para a segunda posição, veio a forte batida de Montoya que causou nova entrada do safety-car. O colombiano tentou ultrapassagem pelo lado de fora, pegou a grama e ficou com o carro completamente desgovernado, chocando-se contra o muro.

Antes da batida, Lindblad abandonou com um furo de pneus. Minì ainda efetuou ultrapassagem dupla sobre Goethe e Van Hoepen que valeu o sexto lugar. Depois da bandeirada, o clima na ART não ficou nada bom, já que Mansell, inconformado com o resultado, foi cobrar explicações de Tsolov ainda na antessala. Depois, no pódio, nem ao menos participou da festa do champanhe, só retornando para a foto protocolar.

Fórmula 3 2024, rodada da Áustria, Red Bull Ring, corrida sprint:

1N TSOLOVART21 voltas  
2M STENSHORNEHitech+0.673  
3C MANSELLART+1.244  
4A DUNNEMP+1.647  
5L VAN HOEPENART+3.168  
6G MINÌPrema+3.496  
7O GOETHECampos+3.751  
8T TRAMNITZMP+4.053  
9N LEÓNVan Amersfoort+4.498  
10S MEGUETOUNIFTrident+4.886  
11L BROWNINGHitech+5.258  
12L FORNAROLITrident+6.118  
13N BEDRINAIX+7.007  
14C VOISINRodin+7.634  
15D BEGANOVICPrema+7.690  
16C SHIELDSHitech+8.318  
17M ZAGAZETAJenzer+8.617  
18M ESTERSONJenzer+8.726  
19J LOAKERodin+9.162  
20C WURZJenzer+9.519  
21T SMITHVan Amersfoort+9.811  
22M BOYACampos+10.759  
23P WISNICKIRodin+10.976  
24S RAMOSTrident+11.094  
25J DUFEKAIX+11.350  
26S FLÖRSCHVan Amersfoort+11.767  
27T INTHRAPHUVASAKAIX+20.645  
 S MONTOYACamposNC  
 A LINDBLADPremaNC  
 K SZTUKAMPNC  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.