Boya aproveita lambança de dupla da Trident e vence corrida sprint da F3 na Espanha

Mari Boya só precisou controlar os ataques de Alexander Dunne para vencer a corrida sprint da F3 na Espanha. A corrida ainda acabou sob safety-car por conta de incidente entre o líder do campeonato, Gabriele Minì, e Sebástian Montoya a três voltas do fim

Mari Boya recebeu um belo presente neste sábado (22), para a alegria da torcida local presente no circuito da Catalunha. O piloto da Campos — também uma equipe espanhola — venceu a corrida sprint da Fórmula 3 da rodada da Espanha.

A corrida foi decidida ainda na volta 3. Até então, a impressão era de que os carros da Trident, com Santiago Ramos e Sami Meguetounif em primeiro e segundo, respectivamente, duelariam pela vitória, e foi o que aconteceu, de fato. Só que a afobação do francês em tentar ultrapassar em um espaço que já havia sido ocupado pelo companheiro de equipe fez os dois deixarem a prova zerados.

Melhor para Boya, que saltou à frente e só precisou controlar bem os ataques de Alexander Dunne para vencer diante da torcida. A corrida ainda acabou sob safety-car por conta de incidente entre o líder do campeonato, Gabriele Minì, e Sebástian Montoya a três voltas do fim.

Boya tornou-se o nono piloto diferente a vencer a F3 em nove corridas realizadas até o momento em 2024. Dunne e Oliver Goethe completaram o pódio. Martinius Stenshorne, Laurens van Hoepen, Noel León, Leonardo Fornaroli, Dino Beganovic, Arvid Lindblad e Tim Tramnitz fecharam o top-10.

ATUALIZAÇÃO: Após a corrida, os comissários puniram Meguetounif com a perda de cinco posições no grid da próxima corrida em que participar. Nikita Bedrin também foi punido por toque em Callum Voisin, porém a perda será de três lugares.

A Fórmula 3 retorna no domingo (23), às 5h05 (de Brasília, GMT-3), para a largada da corrida 2 da rodada da Espanha, em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Aron bate Crawford por 0s002 e crava pole da F2 na Espanha. Bortoleto é 4º

A largada da sprint da F3 na Espanha (Foto: Reprodução/F3)

Confira como foi a sprint da F3 em Barcelona:

Com 23,9°C de temperatura ambiente, 32,9°C de asfalto e umidade relativa do ar em 60%, Ramos alinhou na pole-position, com o companheiro de Trident, Meguetounif ao lado. Assim que as luzes se apagaram, a dupla segurou as posições, enquanto Boya impediu ataque de Dunne e manteve o terceiro posto.

Pouco mais atrás, Minì mantinha o 15º, logo à frente de Luke Browning, em começo de prova muito complicado, despencando sete posições após engasgar no grid. A melhor performance de largada ficou por conta de Beganovic, que saltou quatro lugares e entrou na zona de pontuação.

Enquanto as disputas de posições eram frenéticas no meio do bolo, na volta 3, eis que Meguetounif resolveu que já era o momento de partir para cima de Ramos e aproveitar a asa móvel na reta principal. O #6, sabidamente, trouxe para a linha de dentro, só que o francês insistiu em achar lugar no mesmo ponto. E como dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, o toque foi inevitável.

Meguetounif foi parar na brita, enquanto Ramos sobreviveu, mas perdeu posições e ainda foi obrigado a ir para os boxes por conta de um furo de pneu. Ainda sobrou para Callum Voisin na confusão das Trident, que recebeu toque no meio do bolo e também ficou preso na área de escape.

Safety-car na pista, com Boya em primeiro, para alegria da torcida local. Dunne, Goethe, Van Hoepen, Stenshorne, Lindblad, Leon, Fornaroli, Beganovic e Tramnitz fechavam o top-10. Antes do incidente, Montoya era o destaque, em excelente recuperação e já surgindo em 15º após largar apenas em 27º.

A patacoada da Trident (Vídeo: reprodução/DAZN)

O carro de segurança deixou a pista ao final da volta 7. Boya tracionou à la Max Verstappen e manteve a liderança com tranquilidade, enquanto Dunne teve um pouco mais de trabalho para neutralizar Goethe. León foi quem conseguiu dar o bote para cima de Lindblad e pulou para sexto.

Enquanto isso, Fornaroli tentava salvar a honra da Trident e também ultrapassava o britânico pupilo da Red Bull, retornando ao sétimo posto. Atrás, Minì já era o 11º, a uma posição da zona de pontos.

Volta 10, e enquanto a fila indiana crescia do quarto para trás puxada por Stenshorne, Goethe conseguia abrir uma diferença de 1s4 para o quarto colocado, aproximando-se cada vez mas de Dunne. Mais dois giros, e a diferença entre os carros passou a ser de apenas 0s5.

Boya também não levava vida fácil, com 0s6 de vantagem para o piloto da MP. Com dez voltas para o fim, a briga pela vitória ainda estava aberta, porém o travado circuito da Catalunha era uma vantagem para os que estavam à frente, mesmo com DRS ativo dos de trás.

Na abertura do giro 16, Dunne buscou o vácuo na reta dos boxes e colou na traseira de Boya, porém não foi suficiente para completar o movimento. Com isso, no miolo, o espanhol pôde se recuperar e voltar a abrir para o representante da MP.

Era a deixa para o resultado do pódio, que acabou se confirmando, porém ainda deu tempo de um enrosco entre Minì e Montoya após o italiano forçar ultrapassagem, tocar no carro do colombiano e, em seguida, perder completamente o controle, acertando em cheio o carro do piloto da Campos. Safety-car em ação, para alívio de Boya, que celebrou a primeira vitória na F3.

Fórmula 3 2024, rodada da Espanha, Barcelona, corrida sprint:

1M BOYACampos21 voltas  
2A DUNNEMP+0.453  
3O GOETHECampos+0.828  
4M STENSHORNEHitech+1.068  
5L VAN HOEPENART+1.263  
6N LEÓNVan Amersfoort+1.735  
7L FORNAROLITrident+1.893  
8D BEGANOVICPrema+2.197  
9A LINDBLADPrema+2.698  
10T TRAMNITZMP+2.964  
11C MANSELLART+3.111  
12L BROWNINGHitech+3.375  
13N TSOLOVART+3.936  
14C SHIELDSHitech+4.213  
15J LOAKERodin+4.652  
16C WURZJenzer+4.982  
17J DUFEKPHM+5.287  
18T SMITHVan Amersfoort+5.787  
19M ZAGAZETAJenzer+6.938  
20S FLÖRSCHVan Amersfoort+7.117  
21S RAMOSTrident+7.370  
22M ESTERSONJenzer+7.849  
23K SZTUKAMP+8.566  
24P WISNICKIRodin+8.760  
25T INTHRAPHUVASAKPHM+16.556  
 G MINÌPremaNC  
 S MONTOYACamposNC  
 S MEGUETOUNIFTridentNC  
 C VOISINRodinNC  
 N BEDRINPHMNC  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.