Mansell desbanca Lindblad por 0s036 e põe ART na pole da rodada da Espanha da F3

Christian Mansell voou na volta final e tirou Arvid Lindblad do primeiro lugar, assegurando a posição de honra na corrida principal da rodada da Espanha da F3

Em uma disputa das mais equilibradas da temporada 2024 até então, Christian Mansell voou na tentativa final e garantiu a pole-position da rodada da Espanha da Fórmula 3 na classificação deste sábado (21). O piloto da ART superou Arvid Lindblad, da Prema, nos centésimos.

Os cinco primeiros colocados do grid, na verdade, ficaram cobertos pelo mesmo décimo. Em dado momento, a vantagem entre líder e segundo colocado era de apenas 0s006, o que deixou a definição da posição de honra imprevisível. E no final, prevaleceu a força da ART, desbancando as favoritas Prema e Trident.

Mansell é o quinto piloto diferente a largar na pole em 2024 em cinco etapas. O equilíbrio também se reflete nos resultados das corridas, já que são oito vencedores distintos nas oito provas disputadas até então.

Nikola Tsolov ficou em terceiro também ao volante da ART, enquanto Luke Browning terminou em quarto, à frente de Oliver Goethe. Leonardo Fornaroli e Martinius Stenshorne vieram na sequência, com Laurens Van Hoepen na oitava colocação. Alexander Dunne, Sebástian Montoya, Mari Boya e Sami Meguetounif fecham o top-12.

O resultado põe o francês da Trident, portanto, na pole da corrida sprint por conta do grid invertido. O líder, Gabriele Minì, foi apenas o 16º.

A Fórmula 3 retorna neste sábado (22), às 5h40, para a disputa da corrida sprint da rodada da Espanha, em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O grid da F3 na disputa pela pole-position da etapa da Espanha (Foto: Reprodução/F3)

Confira como foi a classificação da F3 em Barcelona:

Logo após o TL1 da F1, os pilotos da F3 partiram para a definição da pole-position em condições bastante diferentes das vistas no treino livre. Nos termômetros, 27,5°C de temperatura ambiente, com asfalto 47,1°C e umidade relativa do ar em 45%.

Após os primeiros dez minutos, Van Hoepen, da ART, estabeleceu 1min29s187 como marca a ser batida, com Fornaroli a menos de 0s1 de distância. Mansell veio em terceiro com a outra ART, enquanto Lindblad, Browning, Tsolov, Tim Tramnitz, Minì, Meguetounif e Stenshrone fechavam o primeiro top-10. Dino Beganovic era apenas o 15º, tempo bastante comprometido depois de passar sobre a zebra com muito ímpeto.

Mais uma tentativa a pouco mais de 15 minutos para o final da sessão, e todos foram à pista, exceção a Joseph Loake, que deu mais uma segurada nos pits. Enquanto isso, a direção de prova informava investigação por unsafe release envolvendo Stenshrone e Fornaroli na saída dos boxes.

Na pista, Browning passou 0s5 mais rápido que Van Hoepen no primeiro setor. No segundo trecho, uma pequena perda, mas ainda o suficiente para ser o melhor da pista e fechar 0s299 melhor que a marca do piloto da ART. Fornaroli veio na sequência e pulou para segundo, porém logo foi superado por Boya e, depois, Mansell e Minì, caindo para quinto.

Goethe, então, pegou o setor 1, mas não conseguiu manter o ritmo nos trechos seguintes, fechando em 1min29s055. A marca jogou o alemão para oitavo, mas a distância para o líder, Browning, era de apenas 0s1, e isso porque as distâncias do primeiro ao quinto eram nos centésimos. Boya, segundo colocado, virou míseros 0s006 mais lento que o representante da Hitech.

Tentativa final, e Browning começou a melhorar significativamente a própria marca, aumentando o sarrafo para a disputa da pole. Só que Lindblad surpreendeu ao pegar o segundo setor e colocou a Prema no topo da tabela, com Tsolov apenas 0s003 atrás. Montoya, então, surgiu em ritmo forte para assegurar a posição de honra, mas um erro na parte final pôs tudo a perder.

Qualquer um, na verdade, poderia ser o pole-position, ainda que o tempo de Lindblad fosse muito bom. Só que Mansell guardou o melhor para o fim e colocou a ART na pole por 0s036, com 1min28s463.

Volte em instantes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.