Nicholas Latifi fez o dever de casa na corrida 2 da Fórmula 2 em Baku, realizada neste domingo (28). O piloto canadense, que largou em sexto, ganhou posições rapidamente na primeira metade da corrida e logo se viu na liderança. Na segunda metade, o trabalho foi outro: depois de conter Juan Manuel Correa em duas relargada, inclusive correndo o risco de bater em uma delas, o canadense carimbou a segunda vitória de 2019.
A relargada decisiva foi a do segundo safety-car. Na ocasião, Correa apostou todas as fichas em um mergulho na curva 1, fritando pneus. O americano quase não conseguiu fazer a curva, precisando raspar a barreira de pneus para voltar à pista. Latifi, além de quase perder a posição, também chegou perto de ser tocado. Depois, os dois seguiram adiante para confirmar os dois primeiros lugares. O pódio ainda teve Jack Aitken, que superou Nyck de Vries no fim.
Mick Schumacher completou o top-5, alcançando seu melhor resultado na F2 até aqui. Sérgio Sette Câmara, vítima de um acidente na corrida 1, deu a volta por cima e somou pontos com um sexto lugar. A zona de pontuação ainda teve Dorian Boccolacci e Sean Gelael.
Nicholas Latifi celebra a vitória no Azerbaijão (Foto: FIA F2)
Ao todo, a prova teve três intervenções do safety-car. A primeira foi por um acidente que eliminou Tatiana Calderón, Ralph Boschung e Louis Déletraz na largada. A segunda, por uma batida solo de Giuliano Alesi. A terceira e derradeira, por batida de Luca Ghiotto, que levaria junto Nikita Mazepin e Jordan King.
A próxima etapa da Fórmula 2 acontece em duas semanas. Trata-se da rodada da Espanha, em Barcelona, nos dias 11 e 12 de maio.
Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 no Azerbaijão
A corrida começou muito bem para Sean Gelael. O piloto indonésio surpreendeu o pole Nikita Mazepin na curva 1, mergulhando por dentro e tomando a liderança até com certa tranquilidade. O russo ainda perderia mais duas posições, respectivamente para Juan Manuel Correa e Nicholas Latifi.
Mais atrás, a corrida começava acidentada. Tatiana Calderón tocou Ralph Boschung, que acabou tocando Louis Déletraz. O trio abandonou no ato, deixando a prova com 17 carros. Ainda por cima, o safety-car foi acionado por duas voltas.
Na relargada, Gelael tinha a missão de evitar os ataques de quem vinha por trás. E assim o fez: o piloto da Prema conseguiu abrir alguma vantagem, enquanto Correa passava a ser ameaçado por Latifi. Surtiu efeito, já que o canadense fez ultrapassagem logo depois, tomando o segundo lugar.
Atrás, Jack Aitken – vencedor da corrida 1 – já aparecia em quarto. A zona de pontos ainda tinha Nyck de Vries, Luca Ghiotto, Dorian Boccolacci e Jordan King. Sette Câmara completava a volta 5 na 13ª colocação.
Gelael liderava, mas tinha dificuldades para sustentar vantagem sobre Latifi. O indonésio ouviu pelo rádio que precisava abrir vantagem e impedir que o canadense usasse DRS. Não conseguiu: Nicholas foi se aproximando gradativamente, firmando a ultrapassagem já na sexta volta. Sean seguiria perdendo ritmo, cedendo mais duas posições na sétima, para Correa e Aitken.
Correa, novo segundo colocado, tentava se desvencilhar de Aitken. Não só para manter posição, mas também porque a disputa permitia que Latifi seguisse abrindo uma vantagem que já batia na casa de 4s.
Mas que não serviria para nada: na nona volta, Alesi bateu na barreira de proteção enquanto tentava ultrapassar Guanyu Zhou. O francês não conseguiu estacionar o carro em posição segura, o que exigiu novo safety-car.
A relargada foi tão agitada quanto você poderia esperar. Correa aproveitou a oportunidade para mergulhar na curva 1, fritando pneus e quase batendo em Latifi, que sustentou a liderança. Atrás, De Vries pegava Aitken desprevenido e levava o terceiro lugar. Atrás, confusão: Ghiotto bateu sozinho na curva 2, desencadeando também batidas de Mazepin e King no mesmo trecho. Nenhum dos três conseguiu voltar à prova, o que significou mais um safety-car – o terceiro – para recolher os bólidos.
A classificação ganhava uma nova cara. Latifi, Correa e De Vries ocupavam as posições de pódio com menos de 10 minutos para o fim do tempo de prova. Aitken, Gelael, Boccolacci, Schumacher e Sette Câmara fechavam a zona de pontos. O brasileiro combinou uma boa relargada com os infortúnios alheios para entrar na zona de pontos pela primeira vez no dia.
O safety-car foi longo, quase esgotando o tempo restante de prova em Baku. Ainda deu tempo para fazer mais uma relargada, com duas voltas pela frente.
A relargada em si foi mais tranquila – somente Schumacher e Sette Câmara ganharam posições, deixando Boccolacci para trás. A dupla ainda passaria Gelael, que voltava a sofrer com falta de ritmo. Na frente, a briga era pelo pódio: Aitken reagiu à manobra anterior de De Vries e retomou o terceiro lugar no apagar das luzes.
F2 2019, GP do Azerbaijão, Baku, corrida 2:
1 |
N LATIFI |
DAMS |
19 voltas |
|
2 |
J CORREA |
Charouz |
+0.9 |
|
3 |
J AITKEN |
Campos |
+1.5 |
|
4 |
N DE VRIES |
ART |
+2.6 |
|
5 |
M SCHUMACHER |
Prema |
+3.2 |
|
6 |
S SETTE CÂMARA |
DAMS |
+4.0 |
|
7 |
D BOCCOLACCI |
Campos |
+6.5 |
|
8 |
S GELAEL |
Prema |
+7.7 |
|
9 |
C ILOTT |
Charouz |
+7.7 |
|
10 |
G ZHOU |
UNI-Virtuosi |
+9.2 |
|
11 |
A HUBERT |
Arden |
+11.0 |
|
12 |
N MATSUSHITA |
Carlin |
+11.2 |
|
13 |
M RAGHUNATHAN |
MP |
+17.5 |
|
14 |
N MAZEPIN |
ART |
+7 voltas |
NC |
15 |
J KING |
MP |
+7 voltas |
NC |
16 |
L GHIOTTO |
UNI-Virtuosi |
+7 voltas |
NC |
17 |
G ALESI |
Trident |
+10 voltas |
NC |
18 |
L DELÉTRAZ |
Carlin |
+19 voltas |
NC |
19 |
R BOSCHUNG |
Trident |
+19 voltas |
NC |
20 |
T CALDERÓN |
Arden |
+19 voltas |
NC |
Confira a programação do fim de semana do GP do Azerbaijão de F1
Horários de Brasília, GMT -3
SESSÃO |
DIA |
DATA |
HORA |
---|
TL1 |
Sexta |
26/4 |
6h |
TL2 |
Sexta |
26/4 |
10h |
TL3 |
Sábado |
27/4 |
7h |
TC |
Sábado |
27/4 |
10h |
GP |
Domingo |
28/4 |
9h10 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.