F2

Ghiotto vence em última corrida na F2 em Abu Dhabi. Sette Câmara é 3º

Luca Ghiotto só precisou ultrapassar Giuliano Alesi e tomar conta dos pneus para vencer a corrida 2 em Abu Dhabi, sua última no grid da F2. Nicholas Latifi garantiu o vice com um segundo lugar, isso enquanto Sérgio Sette Câmara escalou para terceiro

Grande Prêmio / VITOR FAZIO, de Berlim
Luca Ghiotto se despediu da Fórmula 2 da melhor forma possível. O piloto italiano, que em 2020 parte para o mundo dos GTs, fez uma prova tranquila neste domingo (1º) em Abu Dhabi. Segundo ao fim da primeira volta, Ghiotto precisou somente ultrapassar Giuliano Alesi e tomar conta dos pneus para cruzar a linha de chegada com 7s2 sobre os demais.
 
Nicholas Latifi subiu para segundo ainda na primeira metade da prova, mas não teve ritmo para incomodar Ghiotto. O prêmio de consolação foi o vice-campeonato na F2, atrás somente do campeão Nyck de Vries.
 
Sette Câmara terminou a corrida em terceiro, conseguindo um novo pódio após a vitória na corrida 1. O resultado trouxe menos pontos do que a prova de sábado, mas veio após uma sequência de ultrapassagens precisas. O brasileiro subiu de oitavo no grid e fez bom trabalho ao manter os pneus em bom estado. No fim, a manobra sobre Callum Ilott assegurou um troféu para o piloto da Dams.
 
Callum Ilott surgiu em quarto, isso enquanto Giuliano Alesi caiu para quinto. Louis Delétraz venceu uma disputa com o companheiro Nobuharu Matsushita, com a dupla respectivamente em sexto e sétimo. Jack Aitken fechou a zona de pontos.
 
O campeão De Vries teve um dia para esquecer. O holandês largou mal e passou a prova inteira fora da zona de pontos, cruzando a linha de chegada em 13º. Foi a primeira vez no ano em que Nyck fechou um fim de semana sem somar um único ponto.
Em Abu Dhabi, Luca Ghiotto festeja vitória na última corrida do ano da F2 (Foto: Reprodução)
Saiba como foi a corrida 2 da F2 em Abu Dhabi
 
A corrida começou com uma largada precisa de Alesi, que segurou a primeira colocação em briga com Latifi. O canadense, aliás, logo seria superado por Ghiotto, novo segundo colocado. O top-5 ainda contava com Ilott e Matsushita, isso enquanto a zona de pontos ficava completa com Delétraz, Schumacher e Sette Câmara.
 
O pelotão seguia muito colado, mas sem tantas ultrapassagens. Alesi, que alguém poderia imaginar perdendo terreno com o passar das voltas, fazia exatamente o contrário. O piloto da Trident abriu 1s6 sobre Ghiotto, que não conseguia sequer usar DRS para esquentar a briga pela primeira colocação.
 
A briga mais empolgante era a pelo quinto lugar. Matsushita, incapaz de acompanhar Ilott, ficava pressionado pelo companheiro Delétraz. O suíço chegou a tentar uma ultrapassagem, mas tudo que conseguiu foi levar um ‘x’.
Luca Ghiotto parte para vitória na despedida da F2 (Foto: Reprodução)
Quem conseguiu fazer uma ultrapassagem funcionar foi Sette Câmara. O brasileiro mergulhou contra Schumacher na volta 7 e, mesmo freando tarde, manteve o carro sob controle para aparecer na sétima posição.
 
Na dianteira, Alesi começava a ter problemas. Talvez por forçar demais os pneus nas primeiras voltas, Giuliano começava a perder rendimento e via Ghiotto crescer nos espelhos retrovisores. O italiano encostou na volta 8 e não encontrou resistência na briga pela liderança.
 
Estava claro que Alesi não tinha mais ritmo. Latifi precisou só de mais duas voltas para colar e fazer ultrapassagem semelhante. O que parecia uma caminhada rumo ao alto do pódio para Giuliano agora parecia capaz de terminar até mesmo fora do top-3 – e assim foi, já que na volta 11 Ilott superou o filho de Jean, que agora aparecia em quarto.
 
Quem também ganhava mais terreno era Sette Câmara. O brasileiro passou Delétraz sem dificuldades e, algumas voltas depois, fez o mesmo contra Matsushita. O quinto lugar era do brasileiro, que começava a sonhar até mesmo com a possibilidade de pódio.
 
Esse sonho ganhou força na volta 16, quando Sette Câmara mergulhou para ultrapassar Alesi e subir para quarto. Ilott era a próxima vítima, mas com 5s separando os dois.
 
A ação da prova, entretanto, foi interrompida brevemente na volta 18. Gelael abandonou com problemas mecânicos e o safety-car virtual foi necessário enquanto o carro da Prema era recolhido. Uma volta depois, bandeira verde novamente.
Luca Ghiotto parte para vitória na despedida da F2 (Foto: Reprodução)
Restavam três voltas e a missão do líder Ghiotto era manter os pneus vivos de qualquer jeito. A vantagem sobre Latifi era de 5s, mas o italiano começava a reclamar mais e mais de perda de aderência.
 
Para ajudar Ghiotto ainda mais, outro safety-car virtual foi acionado quando Nikita Mazepin abalroou Matevos Isaakyan. Isaakyan ficou parado na pista em posição perigosa.
 
A corrida reiniciou com apenas duas voltas restando. Foi tempo mais do que suficiente para Sette Câmara passar Ilott e ir ao pódio. Isso enquanto Ghiotto, sem sofrer tanto com perda de rendimento, assegurava uma nova vitória na F2.

F2 2019, Abu Dhabi, Yas Marina, corrida 2, final:

1 L GHIOTTO UNI-Virtuosi 22 voltas  
2 N LATIFI DAMS +7.2  
3 S SETTE CÂMARA DAMS +10.2  
4 C ILOTT Charouz +16.1  
5 G ALESI Trident +17.2  
6 L DELÉTRAZ Carlin +19.4  
7 N MATSUSHITA Carlin +23.2  
8 J AITKEN Campos +27.0  
9 M SCHUMACHER Prema +28.5  
10 G ZHOU UNI-Virtuosi +29.1  
11 J KING MP +31.5  
12 C LUNDGAARD Trident +37.0  
13 N DE VRIES ART +40.4  
14 T CALDERÓN Arden +43.1  
15 M RAGHUNATHAN MP +52.5  
16 M SATO Campos +59.7  
17 N MAZEPIN ART +3 voltas NC
18 M ISAAKYAN Charouz +4 voltas NC
19 S GELAEL Prema +6 voltas NC
20 A MARKELOV Arden +12 voltas NC


Paddockast # 44
RETROSPECTIVA 2019: MUITO QUE BEM, MUITO QUE MAL


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.