FIA livra pilotos de culpa por acidente fatal de Hubert na F2

A investigação da Federação Internacional de Automobilismo determinou que uma “série de acontecimentos”, e não o erro de um piloto em particular de um piloto, causou o acidente fatal de Anthoine Hubert, morto na Fórmula 2 em 2019 aos 22 anos

A investigação do acidente fatal de Anthoine Hubert chegou ao fim, e sem pilotos culpados pela tragédia na rodada de Spa-Francorchamps da Fórmula 2 em 2019. Ao divulgar os resultados da análise nesta sexta-feira (7), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que não houve comportamento errôneo de qualquer um dos quatro pilotos envolvidos no impacto.
 
Aos olhos da FIA, o que causou o incidente na segunda volta da corrida 1 em Spa-Francorchamps foi “uma série de acontecimentos”, e não um evento em particular. Citando o impacto principal, o choque em ‘T’ de Juan Manuel Correa contra Hubert, a federação determinou que era impossível a sobrevivência do francês.
Anthoine Hubert morreu após acidente grave em Spa-Francorchamps em 2019(Foto: FIA F2)

“Uma série de acontecimentos resultou em um acidente complexo envolvendo quatro pilotos, levando a uma batida em ‘T’ entre os carros de Juan Manuel Correa e Anthoine Hubert”, explicou o comunicado. “As dinâmicas do impacto de carro contra carro, em termos de velocidade e trajetória, foram tamanhas que uma alta quantidade de energia foi transferida e dissipada, resultando em um trauma impossível de sobreviver em Hubert e em lesões muito sérias em Juan Manuel Correa. Não houve um motivo específico, mas diversos fatores foram identificados após uma análise detalhada das várias fases do acidente. A investigação não encontrou evidência de que qualquer pilotos tenha falhado em reagir de forma apropriada às bandeiras amarelas ou às circunstâncias da pista. A reação dos fiscais e da direção de prova em aplicar sinalizações foi considerada boa e na hora certa”, destacou.

 
O acidente começou com Giuliano Alesi perdendo controle na Eau Rouge. Ralph Boschung desacelerou de imediato, com Hubert acertando a traseira do suíço e, depois, a barreira de pneus em alta velocidade. Anthoine ficou atravessado na área de escape, por onde Correa tentava escapar do acidente. Sem tempo de reação, o americano bateu em ‘T’.
 
Hubert e Correa foram os dois que sofreram ferimentos. O francês morreu na mesma tarde, isso enquanto o americano começou uma longa recuperação após graves lesões nas pernas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.