Hauger vê motor de Hadjar estourar e crava pole da rodada da Áustria da F2. Bortoleto é 3º

Com Isack Hadjar fora de jogo, Dennis Hauger só teve de acertar a volta para colocar a MP na pole-position da rodada da Áustria. Gabriel Bortoleto ficou em terceiro

Dennis Hauger conquistou a pole-position da rodada da Áustria da Fórmula 2 2024. O norueguês estabeleceu 1min15s487 e viu um surpreendente Joshua Dürksen ficar a apenas 0s008 de distância. Gabriel Bortoleto terminou em terceiro.

Com Isack Hadjar fora de jogo após ver o motor estourar ainda no início da classificação, a disputa da pole-position ficou centrada em Hauger e Bortoleto, mas Dürksen surgiu como um fator no fim e pegou a primeira fila.

Franco Colapinto terminou em quarto, com o líder do campeonato, Paul Aron, em quinto após erro na última volta rápida. Taylor Barnard colocou a outra AIX no top-10, em sexto, enquanto Hadjar sobreviveu e viu a volta valer ao menos o sétimo posto. Josep María Martí, Oliver Bearman e Kush Maini fecharam o top-10, situação que coloca o piloto da Invicta na pole da sprint, caso não haja punições.

Enzo Fittipaldi terminou em 15º com a Van Amersfoort, à frente de Andrea Kimi Antonelli, em mais uma classificação complicada com a Prema.

A Fórmula 2 volta no sábado (29), às 8h30 (de Brasília, GMT-3), para a largada da corrida sprint da rodada da Áustria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM:Aron alicerça liderança de pódio em pódio na F2. Bortoleto tropeça e tem de recalcular rota

O motor de Hadjar foi pro espaço na classificação da F2 na Áustria (Foto: reprodução/F2)

Confira como foi a classificação da F2 no Red Bull Ring:

A sessão começou quente nos boxes, e isso porque o circuito muito curto em extensão causou um engarrafamento já na saída do pit-lane. Primeiro, a imagem recuperada mostrou Zane Maloney tendo de frear forte após liberação dos carros da Van Amersfoort à sua frente. Depois foi a vez de Barnard também ver o carro de Aron surgir de maneira insegura. Ambas situações de unsafe release anotadas pela direção de prova.

Na pista, Bortoleto foi o primeiro a estabelecer bom giro em 1min16s166, porém o brasileiro foi superado por Aron na sequência, que virou 1min16s039. Hadjar, por sua vez, pegou o segundo setor e manteve o bom ritmo para colocar 0s2 sobre o rival da Hitech, pegando a liderança com 1min15s828.

Bortoleto, então, acertou o primeiro trecho, mas a perda de tempo no setor 2 o fez ficar em quarto, perdendo ainda para Hauger. Hadjar, em compensação, vinha forte no setor 1, só que o motor estourou no meio da volta. “Ai, meu Deus…”, lamentou-se o francês pelo rádio vendo as chances de largar em uma boa colocação indo para o espaço.

Enquanto isso, a 17 minutos do fim, Bortoleto novamente era o melhor no trecho 1, só que a perda nas seções seguintes o impediam de melhorar o giro ao fim. Primeiras voltas completadas, Hadjar ainda sustentava a liderança, com Aron, Hauger, Bortoleto, Victor Martins, Ritomo Miyata, Martí, Fittipaldi, Dürksen e Bearman eram os dez primeiros.

Nos dez minutos restantes, os carros foram liberados, e novo incidente de unsafe release, agora entre Bearman e Zak O’Sullivan, também ficava na mira dos comissários. Nos boxes, restava apenas a Hadjar a torcida para que ninguém fosse mais rápido que 1min15s828.

O primeiro a tentar foi Aron, com o melhor setor 1, enquanto Colapinto vinha com o segundo trecho. Hauger, então, pegou a parte final e desbancou Hadjar, assumindo a liderança e trazendo consigo Colapinto e Aron.

Bortoleto, então, novamente foi o melhor no trecho 1 da pista, fazendo o seu melhor tempo no setor 2. Faltou, contudo, alguns centésimos na parte final que o deixam em segundo — que depois virou terceiro após ótimo giro de Dürksen em 1min15s598, apenas 0s111 mais lento que Hauger. Nos instantes finais, Aron ainda tentou uma colocação melhor, só que escapou na saída da curva 6, pegando a brita e girando na pista. O estoniano evitou uma batida, mas não havia mais tempo para buscar as primeiras colocações.

Fórmula 2 2024, rodada da Áustria, classificação:

PilotoEquipeTempo
1D. HAUGERMP Motorsport1:15.487
2J. DURKSENAIX Racing1:15.495+0s0
3G. BORTOLETOInvicta1:15.601+0s1
4F. COLAPINTOMP Motorsport1:15.648+0s1
5P. ARONHitech1:15.721+0s2
6T. BARNARDAIX Racing1:15.807+0s3
7I. HADJARCampos1:15.828+0s3
8J. MARTÍCampos1:15.893+0s4
9O. BEARMANPrema1:15.900+0s4
10K. MAINIInvicta1:15.911+0s4
11A. CORDEELHitech1:15.920+0s4
12Z. O’SULLIVANArt1:15.969+0s4
13V. MARTINSArt1:15.995+0s5
14J. CRAWFORDDams1:16.007+0s5
15E. FITTIPALDIVan Amersfoort Racing1:16.047+0s5
16A. ANTONELLIPrema1:16.158+0s6
17R. VERSCHOORTrident1:16.217+0s7
18R. VILLAGOMEZVan Amersfoort Racing1:16.270+0s7
19J.CORREADams1:16.290+0s8
20Z. MALONEYRodin1:16.292+0s8
21R. MIYATARodin1:16.348+0s8
22R. STANEKTrident1:16.462+0s9
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.