Williams contrata ex-engenheiro de Button na McLaren para trabalhar com Massa na temporada 2015 da F1

O britânico Dave Robson foi contratado pela Williams para ser o novo engenheiro de Felipe Massa. Andrew Murdoch, que trabalhou com o brasileiro em 2015, foi promovido

Felipe Massa terá um novo engenheiro em 2015. A Williams anunciou nesta segunda-feira (5) que contratou Dave Robson, ex-McLaren, para ser o responsável direto pelo carro do brasileiro no Mundial de F1.

Robson vai trabalhar diretamente subordinado ao engenheiro-chefe, Rob Smedley. Na McLaren, ele era engenheiro de Jenson Button. Ele trabalhou com o campeão mundial entre 2010 e 2014, sendo substituído por Tom Sallard no GP da Alemanha do ano passado após tomar a decisão de trocar Woking por Grove. Neste período, Button venceu oito corridas e foi vice-campeão em 2011.

Felipe Massa vai contar com um novo engenheiro em 2014 (Foto: Getty Images)

Em 2014, primeiro ano de Felipe na Williams, quem ocupou o posto foi Andrew Murdoch. Agora, como parte de uma reorganização interna, Murdoch foi promovido ao posto de engenheiro-sênior, passando a desenvolver novas técnicas e processos para garantir que o time será capaz de evoluir o carro ao longo do campeonato.

Outro membro do estafe de Massa que foi promovido foi o mecânico Mark Pattinson. Antes mecânico principal do brasileiro, o inglês passará a ser mecânico-chefe da escuderia.  O antigo mecânico-chefe, Carl Gaden, que exerceu a função por 22 anos, foi promovido a engenheiro de sistemas.

O engenheiro do finlandês Valtteri Bottas continuará sendo Jonathan Eddols, sendo que Murdoch, nas corridas, lhe dará suporte.

“Depois de uma ótima campanha em 2014, a Williams está determinada a continuar com este momento positivo na nova temporada, e essas mudanças mostram nosso comprometimento com este objetivo”, afirmou o diretor-técnico Pat Symonds.
 
“Estamos orgulhosos por ter a capacidade de promover nossos talentos para ajudar a fortalecer cada área do nosso time de engenharia e vamos continuar a investir em novos talentos onde for necessário para garantir que temos o suporte e os recursos para alcançar nossas ambições na pista em 2015 e no futuro”, acrescentou.
FORTES DEMAIS
Apesar da má fase, a Ferrari pode, sim, reagir e passar a representar uma ameaça em breve. É o pensamento de Toto Wolff, diretor-executivo da Mercedes, que alertou para a força da parceria formada com o recém-contratado Sebastian Vettel. A Ferrari, por toda a estrutura e tradição que tem, com Vettel, um tetracampeão, vão dar juntos início a um novo ciclo, e é de se esperar, na visão de Wolff, que o time consiga um resultado melhor do que o da temporada 2014.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

HÜLK: CARROS FICARAM MAIS DIFÍCEIS EM 2014
A temporada de Nico Hülkenberg foi até acima do esperado. O piloto da Force India pontuou nas dez primeiras provas do ano e foi o principal chamariz da equipe em sua melhor temporada desde que foi criada. Mas as coisas não foram tão tranquilas com o novo V6 turbo. Segundo Hülkenberg, guiar o carro que a F1 passou a usar em 2014 é mais difícil que os impulsionados pelos V8 aspirados que eram utilizados até 2013. Para o alemão tem sido mais complicado guiar em 2014 especialmente por causa da diminuição de downforce.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.