Whiting esclarece nova diretriz da FIA quanto a conversas de rádio. Ordens de equipe seguem permitidas

A partir do GP de Cingapura, conversas pelo rádio não poderão entrar no mérito do desempenho do carro, tampouco da performance do piloto, que deverá guiar de forma mais independente

Charlie Whiting já vai tentando esclarecer a todos o que pode e o que não pode ser feito agora que a FIA comunicou os times que, efetivamente a partir do GP de Cingapura, as conversas pelo rádio não poderão entrar no âmbito do desempenho do carro. Isso significa que informações como pontos de freada, desgaste de pneus e consumo de combustível deverão ser administradas exclusivamente pelos pilotos dentro dos carros.

A alegação da FIA para tomar essa medida é que o regulamento diz que os pilotos devem guiar os carros “sozinhos e sem ajuda” — espera-se, assim, que o trabalho deles fique mais difícil.

Charlie Whiting prestou alguns esclarecimentos sobre a nova diretriz da FIA (Foto: Getty Images)
  OPINIÃO GRANDE PRÊMIO
   FLAVIO GOMES
Silêncio no rádio: era mais fácil acabar com o rádio de uma vez
   
   VICTOR MARTINS
Câmbio desligo: a ideia da FIA é tão tosca que só explica por ser de quem é

Em entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, o diretor de provas da F1 enumerou alguns dos assuntos que deverão ser banidos das relações entre piloto e engenheiro durante todas as atividades de pista.

Não são mais permitidas informações sobre a condição e a temperatura dos freios e dos pneus, o consumo de combustível, o mapeamento do motor, o modo do sistema de recuperação de energia, mistura de combustível, bem como habituais instruções dadas nas voltas de apresentação na preparação para a largada.

O inglês ressaltou que algumas dessas informações podem ser vistas no painel dos carros, como o consumo de combustível. “O piloto pode ver o consumo no volante, como você em seu carro de rua”, falou.

Por outro lado, os engenheiros poderão continuar alertando seus pilotos a respeito de temas que não podem ser controlados de dentro do carro, como estratégia e tráfego. Além disso, as ordens de equipe continuam permitidas.

Whiting disse que caberá aos comissários definir as punições para os infratores do artigo 20.1 do regulamento, mas que “a tendência é que se trate de uma multa”. A fiscalização será feita não pelas conversas que forem ao ar nas transmissões da TV, mas pelo monitoramento que a FIA faz de todos os diálogos.



Pacote GRANDE PRÊMIO para o GP de Abu Dhabi de F1: 
Consulte já as condições especiais para ver a decisão do campeonato

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.