Vitória dominante em Abu Dhabi traz sexto grand chelem de Hamilton na F1

Lewis Hamilton foi tão dominante em Abu Dhabi que fez um grand chelem – anotou a pole, liderou todas as voltas, fez a volta mais rápida e venceu. O britânico agora acumula seis na carreira, aproximando-se de Jim Clark, recordista absoluto com oito

Fazer pole, liderar todas as voltas, fazer a volta mais rápida e vencer um GP. Poucos são os pilotos que conseguem combinar tudo isso num único fim de semana de Fórmula 1. Pois Lewis Hamilton, imbatível em Abu Dhabi neste domingo (1º), fez tudo isso numa tacada só e conquistou um grand chelem pela sexta vez na carreira.
 
As outras cinco vezes foram na era híbrida da F1, de 2014 para cá. Hamilton inclusive conseguiu a raridade de empilhar três delas num ano só, em 2017. A última vez, entretanto, já estava um pouco distante no passado – foi dois anos e meio atrás, no GP da Inglaterra de 2017.
 
Com seis, Hamilton desempata com Alberto Ascari e Michael Schumacher, se isolando como o segundo com mais grand chelens na história da F1. O recordista absoluto ainda é Jim Clark, dono de oito.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Hamilton é também um dos apenas dois pilotos do grid atual com um grand chelem no currículo. O outro é Sebastian Vettel, dono de quatro. Da história recente da F1, os únicos outros dois com o feito no currículo são Nico Rosberg e Fernando Alonso, respectivamente com dois e um.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.