Vettel freia reação da Mercedes e conquista terceira pole seguida em 2013. Massa sai em sexto
Até hoje, o piloto que largou na pole-position não conseguiu vencer em Yeongam. Apesar disso, Vettel ignorou a maldição e garantiu a sexta pole-position do ano, a terceira consecutiva, com o tempo de 1min37s202
Sebastian Vettel definitivamente é invencível. Depois de dominar o GP de Cingapura, ao ser 2s por volta mais rápido que qualquer outro carro, o piloto da Red Bull segue sem adversários na F1. Neste sábado (5), não foi diferente. O tricampeão marcou o tempo de 1min37s202 e garantiu o direito de largar na pole-position pela sexta vez na temporada, a terceira consecutiva.
Relacionadas
No entanto, o resultado pode não ser uma boa para o piloto alemão. É que até hoje o piloto que largou na pole não conseguiu vencer a etapa de Yeongam. De qualquer forma, com o desempenho mostrado na última etapa, ninguém é mais favorito que Vettel para deixar essa maldição para trás.
E o sábado tinha tudo para ser uma dobradinha rubro-taurina. Mark Webber até chegou a ficar com o segundo melhor tempo durante boa parte do Q3, mas acabou superado por Lewis Hamilton nos minutos finais. Assim, o britânico da Mercedes garantiu o direito de largar na primeira fila.
O prejuízo de Webber foi ainda maior. Por ter sido punido devido à carona com Fernando Alonso em Marina Bay, o australiano vai largar somente em 13º. Melhor para Romain Grosjean. O piloto da Lotus andou forte e cravou o quarto melhor tempo, mas acabou subindo para terceiro com a punição do rival.
Nico Rosberg partirá em quarto, enquanto Alonso e Felipe Massa dividem a terceira fila. Surpreendentemente, a Sauber colocou os dois carros no Q3, mesmo após começar mal o ano. Nico Hülkenberg até chegou a fazer a primeira melhor parcial do treino, mas o alemão será obrigado a se contentar com a sétima posição. Esteban Gutiérrez, Kimi Räikkönen e Sergio Pérez completem o top-10.
Confira como foi o treino classificatório da F1 na Coreia do Sul:
Q1 – Räikkkönen lidera, Sauber surpreende
Com pista seca, o primeiro piloto a registrar tempo na classificação foi Esteban Gutiérrez, como já é de costume. O mexicano, porém, rapidamente acabou superado por Jenson Button. Só que a McLaren também não teve muito tempo para comemorar. Continuando o calvário da equipe inglesa, o piloto viu Nico Rosberg assumir a ponta da tabela de classificação com o tempo de 1min39s415.
A Ferrari também andou bem logo no início, com Fernando Alonso tomando a segunda colocação e Felipe Massa vindo logo em seguida. Os dois pilotos da escuderia italiana, no entanto, acabaram perdendo uma posição quando Lewis Hamilton voou para cravar 1min38s574 e assumir a ponta com quase 1s de vantagem.
Surpreendentemente, quem entrou na briga pela liderança foi Gutiérrez. Enquanto Mercedes e Ferrari digladiavam, o piloto da Sauber fez uma volta voadora e ficou menos de 0s2 atrás de Hamilton. O desempenho do mexicano foi tão bom que Mark Webber apareceu apenas em terceiro após a primeira volta rápida, com Sebastian Vettel sendo o quarto.
Na sequência, Nico Hülkenberg comprovou o bom momento do time suíço, marcando o melhor tempo, antes de ser derrubado pelo xará Rosberg e por Kimi Räikkönen. Assim, com dois minutos para o fim, Valtteri Bottas, Jean-Éric Vergne e os carros da Marussia e Caterham estavam sendo eliminados.
Entretanto, conforme os pilotos iam melhorando, Felipe Massa e Pastor Maldonado entraram na zona da degola. O brasileiro, porém, conseguiu marcar o nono tempo, rebaixando Bottas. Com o cronômetro zerado, o péssimo dia da Williams foi confirmado, com a escuderia tendo os dois carros eliminado. Fora também estavam os pilotos das equipes nanicas.
Depois da sessão, ainda houve uma mudança: Jules Bianchi perdeu três posições no grid e recebeu uma reprimenda por bloquear a Force India de Di Resta. Assim, caiu de 21º para 22º e último.
'Causa mortis: descaso' Morte de Vanessa Daya reúne suspeitas por erros e omissões |
Q2 – Sufoco para Massa
O Q2 começou com Räikkönen, mesmo com as dores nas costas, sendo o primeiro a marcar tempo, mas logo derrubado pelos dois carros da Ferrari. Apesar do bom desempenho dos bólidos de Maranello, bastou a Mercedes ir à pista para que Hamilton retomasse a liderança com 1min37s824.
Só que ainda faltavam as Red Bull. E mais uma vez Vettel mostrou por que é o piloto a ser batido na F1 atual, ao baixar a marca de Hamilton em quase 0s3 para assumir a liderança. Assim, faltando menos de dois minutos, Paul Di Resta, Sergio Pérez, Räikkönen, Daniel Ricciardo, Adrian Sutil e Jean-Éric Vergne iam sendo eliminados.
Kimi, no entanto, marcou o sexto tempo e jogou Hülkenberg para a zona da degola. O piloto da Sauber respondeu, na sequência, marcando a melhor primeira parcial do treino e subindo para o quarto lugar. Com isso, mais uma vez Massa estava correndo perigo, em 14º, embora o brasileiro também estivesse em volta rápida.
O piloto da Ferrari avançou para a nona posição, fazendo com que Pérez, Jenson Button, Ricciardo, Sutil, Di Resta e Vergna ficassem pelo caminho no Q2. Do outro lado, o destaque positivo foi a Sauber, que, após um começo de ano complicado, conseguiu colocar os dois carros no Q3.
Q3 – Foi fácil, novamente
A definição do grid de largada começou com Rosberg conquistando a pole provisória, mas logo sendo superado por Webber. A vantagem do australiano, porém, não durou muito, já que Vettel não teve nenhuma dificuldade em assumir a primeira colocação ao obter 1min37s202, com 0s26 de vantagem para o companheiro de equipe.
Nos minutos que se seguiram, as outras equipes fizeram o possível para alcançar o piloto da Red Bull, mas nada feito. Quem mais se aproximou foi Hamilton, apesar disso, o britânico terminou 0s2 atrás do adversário, precisando se contentar com o segundo posto. Por causa da punição em Cingapura, Webber sairá apenas em 13º, elevando Massa à sexta posição.
Siga o GRANDE PRÊMIO | Curta o GRANDE PRÊMIO |
F1, GP da Coreia do Sul, Yeongam, grid de largada:
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:37.202 | 13 | ||
2 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:37.420 | +0.218 | 16 | |
3 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | 1:37.531 | +0.329 | 14 | |
4 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | 1:37.679 | +0.477 | 16 | |
5 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | 1:38.038 | +0.836 | 17 | |
6 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | 1:38.223 | +1.021 | 15 | |
7 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | 1:38.237 | +1.035 | 16 | |
8 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | 1:38.405 | +1.203 | 15 | |
9 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | 1:38.822 | +1.620 | 17 | |
10 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | 1:38.362 | +1.160 | 14 | |
11 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 1:38.365 | +1.163 | 14 | |
12 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | 1:38.417 | +1.215 | 14 | |
13 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | P +10 | 1:37.464 | +0.262 | 13 |
14 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 1:38.431 | +1.229 | 15 | |
15 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | 1:38.718 | +1.516 | 15 | |
16 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | 1:38.781 | +1.579 | 13 | |
17 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | 1:39.470 | +2.268 | 8 | |
18 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | 1:39.987 | +2.785 | 8 | |
19 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault | 1:40.864 | +3.662 | 6 | |
20 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | 1:40.871 | +3.669 | 6 | |
21 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | 1:41.322 | +4.120 | 6 | |
22 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | P +3 | 1:41.169 | +3.967 | 6 |
TEMPO 107% | Q1 | 1:44.006 | +6.804 | ||||
REC | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull RB6 | 1:35.585 | 23/10/2010 | ||
MV | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull RB7 | 1:39.605 | 16/10/2010 | ||
Condições do tempo | SOL | ar: 25-26ºC | pista: 32-34ºC |
O grid de largada ilustrado do GP da Coreia do Sul |