Vettel encerra debate sobre domínio da Red Bull: "Os melhores pilotos vencem com as melhores equipes"

Vendo seus feitos subestimados e muitas vezes creditados apenas à superioridade dos carros rubrotaurinos, jovem tetracampeão afirmou que não pensa em mudar de equipe e relembrou passado para ilustrar o presente: "Você sempre quer estar no melhor time"

 
Quatro títulos mundiais, 37 vitórias, 43 poles e 60 pódios, com apenas 26 anos de idade. Para alguns, estes números não são suficientes para que Sebastian Vettel figure entre os maiores nomes da história da F1. Há, dentro e fora do paddock, quem ainda duvide de seu potencial e atribua seu sucesso unicamente à genialidade de Adrian Newey, projetista dos últimos quatro carros com os quais a Red Bull levou as taças de Pilotos e Construtores.
 
Ciente da polêmica acerca de si mesmo, o alemão colocou um ponto final na questão ao afirmar o óbvio: os melhores pilotos conquistam seus feitos nos melhores carros. "Enquanto piloto, você sempre quer estar no melhor time. Se você olhar para trás, na história da F1, você vai ver que os melhores pilotos venceram corridas e campeonatos com as melhores equipes", afirmou o lúcido tetracampeão à revista 'Autosport', nesta quarta (6).
 
Outra questão sempre levantada a respeito das credenciais de Vettel para ingressar no time dos melhores de todos os tempos é a falta de feitos históricos em equipes lendárias, como McLaren e, principalmente, Ferrari. Seb, no entanto, não vê necessidade de sair da Red Bull. "Eu acho que mesmo que eu vá para outra equipe, ainda haverá quem duvide. Não acho que isso vai mudar a opinião das pessoas", minimizou.
Sebastian Vettel, o melhor da F1 atual (Foto: Red Bull/Getty Images)
"No fim das contas, você deve estar feliz com você mesmo, e agora, estou feliz onde estou, diante do que temos conseguido. Estou muito feliz onde estou", enfatizou. "Isso é sobre você mesmo, se você está feliz com quem você é e se você pode olhar para si mesmo no espelho. Não estou pensando em nenhum outro lugar", garantiu.
 
Vettel também demonstrou certa decepção com a pouca repercussão que seu tetracampeonato obteve, por conta da enorme facilidade com a qual veio a conquista. "Algumas pessoas gostam de chamar isso de 'domínio', mas eu não gosto disso, porque faz parecer que é fácil vencer", argumentou. "Se olharmos para trás, a cada corrida, trabalhamos duro e tivemos que dar o máximo. Tivemos grandes resultados em circunstâncias nas quais talvez não devêssemos ter."
 
"Talvez tenha faltado emoção às corridas, mas quando você conhece você mesmo e o que está fazendo, com todo o esforço feito na fábrica, isso traz uma ótima sensação", finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.