Vettel diz que precisa “encontrar outra coisa para fazer” se deveria ter agido diferente em manobra no Canadá

Todas as declarações de Sebastian Vettel sobre a punição que sofreu no GP do Canadá tem tom de lamento e de injustiça. Mas uma se destaca: a de que não há sentido em continuar na Fórmula 1 se é necessário pilotar de um jeito tão específico "como os comissários querem"

Quando Sebastian Vettel escapou na grama e voltou para a pista conseguindo evitar o contato com Lewis Hamilton no GP do Canadá, mal sabia ele que, apesar da dificuldade em salvar ambos de um toque, acabaria não só punido em 5s pelos comissários da prova, como também perderia a vitória.

Desde então, o alemão reclama justamente do ocorrido, mesmo que alguns analistas pensem que ele merecia, de fato, a penalização. Mas, Vettel, insiste, só com 'milagre' ele poderia ter agido diferente.

O ferrarista tentava abrir vantagem sobre o rival da Mercedes quando cometeu um erro entre as curvas 3 e 4. Escapou do traçado e, ao voltar, espremeu o inglês. Não houve toque, e ele apenas tentou retomar a corrida, sem bater no muro. Hamilton tirou o pé e evitou também a colisão. A FIA entendeu que a manobra de Vettel foi perigosa porque o adversário precisou tomar uma atitude evasiva. Resultado: 5s de punição.

"Eu vou direto para a grama, tenho pneus sujos, dou um jeito de não rodar, mantenho o carro, de alguma forma, na pista, o que mais eu poderia fazer?", questionou Vettel.

Sebastian Vettel (Foto: AFP)
Paddockast #21
A primeira vez a gente nunca esquece: as vitórias dos maiores nomes do esporte

Em seguida, afirmou que se é preciso fazer mais do que ele fez para estar na F1, ele talvez tenha que mudar de categoria.

"Se você conseguir me mostrar um piloto que consegue ir para a grama com uma mão no volante, olhar no retrovisor ao mesmo tempo e ainda falar no rádio, esse não sou eu. Se isso é necessário para estar aqui, preciso encontrar outra coisa para fazer", provocou.

Ainda sobrou para os comissários da prova. Ao ser questionado por um jornalista "como eles poderiam explicar a decisão", disse que "esse é o problema".

"Se você questioná-los, eles terão uma opinião bem forte sobre isso. Estão bem unidos. Mas é isso, é o que é", finalizou o piloto.


 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.