Vettel celebra primeiro contato com nova Ferrari: “Conseguimos as respostas que buscávamos”

Sebastian Vettel avaliou que a Ferrari conseguiu melhora com downforce da SF1000, mas considerou que é cedo para análises mais profundas. O alemão também avaliou o novo volante da Mercedes

Depois de ficar de fora do primeiro dia de testes em Barcelona, Sebastian Vettel fez sua estreia no comando da SF1000. O #5 anotou o sexto tempo desta quinta-feira (20), 1s063 atrás de Kimi Räikkönen, o líder do segundo dia de testes da Fórmula 1.
 
Vettel perdeu o primeiro dia de testes por causa de uma gripe, mas conseguiu ir para a pista nesta quinta e completar o programa previsto pela escuderia de Maranello.
Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)
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“Fiquei uma semana com gripe, mas hoje não foi um problema”, contou Vettel. “Nós tivemos uma tarde movimentada, tentamos fazer o máximo de coisas que podíamos. Passamos pelo nosso programa, o que é bom”, continuou. 
 
“Sempre queremos fazer um pouco mais, mas o importante é que conseguimos as respostas que estávamos buscando. Tive o primeiro contato com o carro e, até aqui, tudo parece bom. Com certeza, nesse estágio é mais uma questão de fazer as voltas e seguir o programa”, comentou. “O carro está funcionando, estamos felizes com o que estamos vendo e vamos partir daí”, resumiu.
 
Adiantou que o downforce “é, definitivamente, um passo à frente em relação ao ano passado”, mesmo considerando ser “muito cedo para falar sobre isso”.
 
Por fim, Sebastian falou sobre o volante ajustável introduzido pela Mercedes. O chamado DAS, abreviação de Dual Axis Steering ― Direção de Eixo Duplo ―, permite que o piloto tenha o controle de como o volante fica posicionado, o que afeta a suspensão e, por tabela, os pneus e sua área de contato com o asfalto.
 
“Eu vi, nós falamos a respeito disso no almoço e, obviamente, parece interessante. Acho que o fato de estarem rodando com ele indica que é legal”, comentou. E foi além: “Provavelmente, não é tão fácil quanto parece para o piloto utilizá-lo. Vamos ver. É, definitivamente, uma inovação para todos”, Cutucado pelos jornalistas, teve de falar sobre uma eventual capacidade de a Ferrari copiar a inovação: “Não sei o quão fácil é copiar, [mas] não acho que seria tão estranho de usar. Ponderou, entretanto, "que faz mais sentido para o piloto manter as mãos no volante”.

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