Bottas lamenta estratégia da Sauber após ficar atrás de Zhou na Espanha: “Não funcionou”

Apenas 16º colocado no GP da Espanha, Valtteri Bottas não gostou em nada da escolha pelos pneus macios após a primeira parada nos boxes e apontou a estratégia utilizada com Guanyu Zhou como sendo a correta

Mais uma vez nesta temporada, a Sauber se despediu de um fim de semana de corrida sem conseguir somar sequer um ponto, ocupando, desta forma, a última colocação no Mundial de Construtores, já que é a única equipe que permanece zerada. Apenas 16º colocado no GP da Espanha, realizado no último fim de semana, Valtteri Bottas lamentou a estratégia escolhida pelo time de Hinwil, que, de acordo com ele, minou suas chances de conseguir um resultado melhor.

Após garantir a 12ª posição no grid de largada para a prova em Barcelona, a Sauber optou por colocar os pneus macios no carro #77 para completar o primeiro stint, na tentativa de ganhar terreno nos momentos iniciais e sonhar com a zona de pontuação. Na volta 11, porém, o finlandês fez a primeira visita aos boxes, quando a escuderia comandada por Alessandro Alunni Bravi decidiu colocar novamente o composto faixa vermelha, o que não agradou Bottas, que teve de parar novamente no giro 28 e calçar os duros para ir até o fim, quando restavam 37 voltas.

“Nada bom. Tentamos, no segundo stint, usar os pneus macios outra vez, mas eles também não duraram muito, estavam desgastando demais”, disse Valtteri após a corrida. “Depois de começar com essa estratégia, tivemos de parar mais cedo. O último stint, por sua vez, durou tempo demais. Tentamos algo diferente, mas não funcionou”, lamentou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Áustria modifica curvas 9 e 10 para evitar punição por limites de pista

Valtteri Bottas perdeu muitas posições após a largada em Barcelona (Foto: Sauber)

Guanyu Zhou, por outro lado, também começou com os pneus macios, mas foi aos boxes logo na nona volta para colocar os médios. Desta forma, o chinês conseguiu estender bem o segundo stint até o giro 41, quando colocou o composto mais duro e foi até o fim, recebendo a bandeira quadriculada na 13ª colocação, à frente de seu companheiro de equipe.

“Estávamos em estratégias diferentes. Tentamos, claro, maximizar o resultado. Acredito que a estratégia adotada por ele foi definitivamente a melhor”, finalizou Bottas.

Além da dupla da Sauber, apenas Logan Sargeant, da Williams, não conseguiu pontuar no Mundial de Pilotos.

Fórmula 1 volta de 28 a 30 de junho, na Áustria, a segunda de três corridas em sequência. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.