Bottas diz que “nenhuma porta está fechada” e mira projeto de longo prazo na F1

Valtteri Bottas revelou que não está esperando por uma decisão da Audi para definir futuro na Fórmula 1, mas que já analisa outras opções no mercado. Além disso, finlandês afirmou que tem "muitos anos pela frente" e, por isso, não quer contrato de apenas uma temporada

Valtteri Bottas faz parte do grupo de pilotos que ainda não definiram qual será seu futuro a partir da próxima temporada da Fórmula 1. Em último ano de contrato com a Sauber, o finlandês deixou claro que não quer ficar na categoria apenas para ocupar lugar no grid, mas espera fechar um acordo de longo prazo com alguma equipe que tenha “objetivos claros para os próximos anos”.

Perto de completar 35 anos de idade, o #77 tem no currículo passagens pela Williams e também Mercedes, onde foi companheiro de Lewis Hamilton por cinco anos, entre 2017 e 2021, antes de deixar a escuderia comandada por Toto Wolff para desembarcar na Alfa Romeo, atual Sauber. Visando o projeto da Audi, que ingressa no grid da classe rainha em 2026, Bottas já declarou por algumas vezes o interesse em ficar no atual time, destacando sua experiência como fator importante para a marca alemã.

No entanto, nada está definido, e o companheiro de Guanyu Zhou sabe que não pode ficar simplesmente esperando e, por isso, busca outras opções. Durante o fim de semana do GP da Emília-Romanha, em Ímola, por exemplo, o finlandês foi visto dentro das instalações da Williams conversando com o chefe da equipe, James Vowles.

“Acho que todas as opções ainda estão abertas. No momento, nenhuma porta está fechada”, disse Valtteri em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365. “Algumas equipes já estão definidas, mas fora isso, ainda é uma situação em aberto. A Audi deixou claro que não está com pressa para definir as coisas, o que significa que tenho de procurar outras opções enquanto isso”, continuou.

Valtteri Bottas está se movimentando em busca de vaga na F1 em 2025 (Foto: Sauber)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Apesar de confiar no empresário, Bottas deixou claro que faz questão de participar das reuniões que se tratam de seu futuro. “Gostaria de estar envolvido, mas não de uma forma que me distraia durante o fim de semana de corrida. Trata-se de encontrar o equilíbrio certo. Mas é claro que quero estar envolvido porque é sobre o meu futuro, os anos que tenho pela frente”, explicou.

Na Sauber desde 2022, Valtteri não busca só um projeto ambicioso, mas também de longo prazo, já que tem planos de permanecer na F1 por mais algumas temporadas — talvez até replicando o que Fernando Alonso está fazendo, e também Hamilton, que terá 40 anos quando chegar em Maranello. “Sinto que preciso disso. Preciso de um projeto com objetivos claros para os próximos anos”, revelou.

“Não estou interessado em um contrato de apenas um ano só para dizer que estou no esporte. Quero ter algo estável com objetivos que possamos perseguir juntos”, enfatizou. “Tudo passa rápido, então nunca se sabe. Mas, definitivamente, ainda tenho muitos anos pela frente. Fernando é um ótimo exemplo, embora possa ser um caso isolado. É uma motivação ver o quão bem ele ainda está se saindo”, comentou.

Condicionamento físico não é algo que preocupa Bottas (Foto: Sauber)

Para conseguir chegar tão longe, porém, Bottas sabe que precisa estar com o condicionamento físico em dia, já que o calendário recheado de corridas torna tudo ainda mais desafiador. Grande amante do ciclismo, esporte que pratica ao lado da namorada Tiffany Cromwell, que é profissional na modalidade, o finlandês garantiu que o hobby é um importante auxiliador no seu bem-estar. “Sobre o físico, não estou preocupado. Acho que estou bem preparado para guiar os carros”, garantiu.

“Tenho uma grande paixão pelo ciclismo, o que considero como algo bom. Não só fisicamente, mas também mentalmente. Acho que tenho uma vida muito sustentável e equilibrada, onde posso me desconectar nos fins de semana de folga e voltar revigorado para as corridas. Consigo me ver competindo por muito tempo sem descarregar a bateria”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.