Tribunal da FIA encerra dia de julgamento dos testes secretos da Mercedes sem decisão final

Enquanto montadora alemã tentou se defender acusando Ferrari e FIA, entidade reiterou que não autorizou testes, mas encerrou dia sem veredito. Por sua vez, Pirelli se isenta e diz que opção da utilizar W04 foi da equipe prateada. Decisão sai nesta sexta (21)


O Tribunal Internacional da FIA não vai anunciar nesta quinta-feira (20)  veredito algum sobre o julgamento do polêmico teste secreto envolvendo a Mercedes e a Pirelli. A equipe alemã é acusada de violar o regulamento desportivo da F1 ao participar dos treinos utilizando o W04 em Barcelona, na Espanha. 
 
A entidade suprema do automobilismo afirmou que não permitiu à escuderia prateada a utilização dos carros de 2013 nos testes e reiterou que, para a avaliação dos pneus Pirelli, só é liberado o uso de carros de pelo menos dois anos atrás.
A Pirelli realizou em conjunto com a Mercedes um teste secreto em Barcelona (Foto: Getty Images)
Por sua vez, a equipe chefiada por Ross Brawn alegou que não tirou nenhum tipo de vantagem dos testes e argumentou que se houver algum tipo de punição à Mercedes, a Ferrari também deve ser penalizada, acusando a equipe italiana de também ter testado com a fabricante em Barcelona.

A FIA analisou o caso da escuderia de Maranello e decidiu, entretanto, não convocá-la para o julgamento porque o time utilizou um carro de 2011 no treinamento e não correu com pilotos titulares. 


Outra protagonista do episódio, a Pirelli argumentou que não pode receber sanções da FIA por seu papel nos testes secretos e culpou a Mercedes pela opção de utilizar o W04, em clara tentativa de se isentar no polêmico caso.
 
Edwin Glasgow, que preside o julgamento, afirmou que o juri retomará os trabalhos nesta sexta-feira (21), quando então será definido o veredito. "E não diremos nada além disso agora", resumiu. Quatro juízes ouviram as alegações de todas as partes envolvidas em uma sessão que durou, ao todo, sete horas. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.