Sutil mostra preocupação com ausência da Lotus nos testes de Jerez: "Definitivamente, não é bom"

Novo contratado da Sauber, alemão vê paralelo entre crise financeira enfrentada por sua nova equipe e pela Lotus em 2013 e crê que time suíço está melhor estruturado para o próximo campeonato: "Se a parte financeira estiver melhor, daremos grande passo"

 
Sauber e Lotus foram, sabidamente, as duas equipes que mais sofreram com problemas financeiros ao longo da temporada 2013 da F1. Ambos os times passaram boa parte do segundo semestre buscando uma nova parceria que pudesse salvar orçamentos e a sobrevivência para o campeonato de 2014, que trará uma série de mudanças técnicas e novos gastos.
 
A escuderia de Hinwill se deu bem. Fechou com grupos russos de investimento sob a promessa de preparar e projetar o jovem Sergey Sirotkin como titular em um futuro próximo e, com a manutenção de Esteban Gutiérrez e da verba da Telmex, o pacote para o novo Mundial foi assegurado, contando ainda com a chegada de Adrian Sutil.
 
Já em Enstone, a situação continua muito complicada. Administrado pela Genii, o time britânico não conseguiu fechar nenhuma parceria, ficou na mão quando tentou um acerto com o obscuro grupo Quantum, de Mansoor Ijaz, e se viu quase obrigado a recorrer aos petrodólares de Pastor Maldonado, que levou consigo a hoje curta verba da PDVSA.
 
Recentemente, a Lotus anunciou que abrirá mão da primeira bateria de testes de pré-temporada, em Jerez de La Frontera, na Espanha. Para Sutil, é um mau sinal. "Este é um teste muito importante, e não temos muitos. Então, penso que é claro que isso vai ser uma desvantagem para a Lotus. Mas quem sabe por qual motivo eles decidiram isso?", argumentou o piloto alemão. "Eu diria que definitivamente, não é bom."
 
Na comparação entre sua nova casa e o time de Enstone, Sutil também afirmou que vê a Sauber em uma situação segura e crê que, com mais dinheiro, será possível conquistar avanços maiores em 2014. "Acho que está tudo lá, eles sabem com fazer isso.  Se a parte financeira estiver cada vez melhor, acho que a equipe dará um grande passo", concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.