Smedley se diz orgulhoso com atuação da Williams no GP do Brasil: “Corridas assim são formadoras de caráter”

Engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley disse que ficou muito feliz com o modo como a equipe contornou os erros para ainda assim alcançar o pódio

Se em outras corridas foi a Williams que se complicou na estratégia ou nos pit-stops e por isso perdeu o pódio, no GP do Brasil foi diferente. Felipe Massa acabou errando em duas paradas de box, mas ainda assim foi conseguiu subir ao pódio na terceira posição — o que deixou Rob Smedley orgulhoso.

O engenheiro-chefe da equipe de Grove afirmou que ficou orgulhoso pelo modo como o time foi capaz de minimizar os erros para cruzar a linha de chegada com uma confortável margem para o quarto colocado. Valtteri Bottas foi décimo.

Massa sobe em cima do carro para celebrar pódio no GP do Brasil (Foto: Getty Images)

“Foi uma corrida em que várias coisas foram jogadas contra a gente, como os erros do Felipe nos pit-stops. Não foi uma tarde de domingo particularmente. Sair daqui com o pódio e 16 pontos, dois a mais que a Ferrari, foi um grande resultado: controlar as coisas sob pressão, como vamos fazer para conseguir aquele último ponto, tirar tudo o que é possível da corrida. Não foi fácil, mas fiquei bem orgulhoso de como gerenciamos tudo isso”, declarou Smedley.

O inglês resgatou uma frase que estava acostumado a ouvir de Ross Brawn nos tempos de Ferrari para definir a operação da Williams no GP do Brasil.

“Ross Brawn costumava me dizer: 'Corridas como assim são formadoras de caráter, Rob’. E certamente são”, disse.

“O principal foi que não cedemos à pressão. Poderíamos ter cedido e não marcado pontos com Valtteri, poderíamos ter perdido o pódio com tudo o que deu errado nos pit-stops do Felipe, mas não perdemos. É isso que temos que fazer para continuar crescendo”, acrescentou.

Uma semana antes, no GP dos Estados Unidos, um pit-stop ruim e uma tática equivocada fizeram Massa perder o terceiro lugar para Daniel Ricciardo. No GP de Abu Dhabi, a Williams vai tentar se defender da Ferrari para assegurar a terceira posição no Mundial de Construtores.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.