Sexta-feira mostra que Hamilton tem tudo para passear na Bélgica. E só chuva pode ajudar Vettel

O desempenho exibido por Lewis Hamilton dá a entender que sua vantagem perante os rivais diretos pela vitória em Spa é bastante significativa. Embora a chuva no fim da tarde desta sexta-feira tenha impedido uma análise melhor sobre seu ritmo de corrida, a performance geral sugere favoritismo no GP da Bélgica. Para Sebastian Vettel, mais do que nunca, uma corrida com a pista molhada seria bem-vinda

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Às vésperas do GP da Bélgica, a Mercedes disponibilizou aos seus pilotos uma nova atualização do motor, justamente para reforçar as armas de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no confronto direto contra a Ferrari. A julgar pelo primeiro dia de atividades de pista em Spa-Francorchamps, nesta sexta-feira (25), Hamilton está alguns passos à frente em relação aos adversários, incluindo Bottas, e desponta como franco favorito à vitória no domingo. Quanto a Sebastian Vettel, quinto mais rápido no combinado dos tempos do dia, uma corrida no molhado seria muito bem-vinda e, em teoria, anularia a vantagem do tricampeão.

 
Pela manhã, Hamilton foi bem mais rápido que a maioria, sendo superado apenas nos minutos finais por Kimi Räikkönen. Mas é sempre bom salientar que o finlandês usou pneus ultramacios em sua melhor passagem, enquanto Lewis trabalhou durante a maior parte da sessão e anotou sua volta mais rápida no primeiro treino com os macios.
 
Já no segundo treino livre, com todo mundo trabalhando com os ultramacios, a diferença entre os pilotos ficou um pouco mais cristalina. Se bem que a vantagem de pouco mais de 0s2 para Kimi não reflete com exatidão a performance soberana de Hamilton, que nem mostrou muita força para andar mais rápido e ficar perto do recorde da pista, que é de 2009 e ainda pertence a Jarno Trulli,, de Toyota (1min44s503) e deve cair neste sábado.
Lewis Hamilton parece ter um bom caminho rumo à vitória em Spa (Foto: Xavier Bonilla/Grande Prêmio)
No entanto, em razão da chuva que despencou no fim da tarde em Spa, nenhuma equipe não conseguiu completar seu cronograma de testes em ritmo de corrida, que é justamente o ponto forte da Ferrari e impede uma comparação mais clara entre Mercedes e a escuderia italiana, por exemplo. 

Não à toa, Hamilton destacou a grande performance ao longo do dia. “É ótimo estar de volta. Hoje sentimos que foi uma das nossas sextas-feiras mais fortes até agora na temporada. O carro se mostrou forte o tempo todo. Demos alguns bons passos com o acerto desde o começo do primeiro treino, o que é uma forma muito encorajadora de começar o fim de semana. Parece que está um pouco apertado em ritmo de corrida, mas começamos o fim de semana da melhor forma possível”, comemorou.

Valtteri Bottas, por sua vez, não ficou tão satisfeito assim com o acerto determinado durante a sexta-feira. “No geral, foi um dia complicado. Enfrentamos alguns problemas no acerto do carro e não me senti tão confortável no começo. Mas no fim foi ficando cada vez melhor, demos grandes passos. No geral, a performance do carro parece boa. No entanto, ainda há muita margem para melhora. No fim, os long-runs foram interrompidos pela chuva, mas obviamente foi o mesmo para todo mundo. Pelo menos, completamos algumas voltas com o tanque cheio”, descreveu.

 
Quanto a Vettel, sua sexta-feira foi apenas razoável, considerando seus tempos como um todo. O líder do campeonato fechou apenas em quinto lugar no combinado das duas sessões do dia. Se a performance exibida pelo carro #5 é real ou não, tal cenário só vai poder ser comprovado no sábado. Mas seguramente alguém, lá nos boxes da Ferrari, já deve ter começado a fazer a dança da chuva para que o temporal desta tarde dê as caras no domingo. Assim, seria uma grande ajuda para Seb sair de Spa ainda na liderança do campeonato.

Ao analisar o desempenho pessoal e os treinos como um todo, Vettel colocou a Mercedes como franca favorita, mas disse que a Ferrari está viva na briga pela vitória. “A Mercedes é muito forte aqui. O fato é que a corrida vai ser parecida com a de Silverstone, então acho que isso facilita as coisas para nós porque sabemos o que temos de melhorar. Diria que eles são os favoritos, ainda assim. Porém, simplesmente não vamos ficar atrás deles. Vamos atacá-los e tentar fazer o melhor que pudermos. No geral, o carro está bom, mas ainda temos o que fazer”, ponderou o tetracampeão.

Sebastian Vettel reconhece que a Mercedes está um passo à frente em Spa (Foto: Ferrari)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Melhor que Vettel nos dois treinos do dia, Räikkönen se mostrou mais otimista, até contrariando a tendência mais cautelosa do seu discurso às sextas-feiras. “Acho que estamos mais perto do que as pessoas pensam. Com certeza, podemos ser mais rápidos. Vamos ver o que acontece no sábado e no domingo”, finalizou.

A Red Bull, por sua vez, trabalhou com acertos distintos para Daniel Ricciardo e Max Verstappen. O australiano guiou o RB13 com pouca asa, alcançou grande performance nos trechos mais rápidos, mas sofreu no miolo do circuito. Correndo em casa, Max teve um acerto mais equilibrado e conseguiu fechar o dia à frente de Vettel. Mas, no geral, os taurinos não mostram ter um carro capaz de brigar pela vitória.

Por outro lado, Felipe Massa tem a certeza que o sábado só pode ser melhor depois de praticamente não conseguir acelerar, culpa de um acidente ainda no início do primeiro treino. Depois de ter vivido "um dia para esquecer", o brasileiro vai quase no 'escuro' em termos de acerto para a sequência do fim de semana.

 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades de pista do GP da Bélgica por meio do novo livetiming.
RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.