Pérez limpa Leclerc, reafirma controle da Red Bull e vence corrida sprint no Azerbaijão

Charles Leclerc teve bom começo, mas não teve como resistir por muito tempo. Sergio Pérez passou e partiu para a vitória da sprint em Baku

🔴F1 2023 AO VIVO: TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT DO GP DO AZERBAIJÃO | Briefing

Era possível mesmo a Ferrari segurar a pole-position, ainda que numa corrida mais curta, para superar a Red Bull até a bandeira quadriculada? Havia pessimismo mesmo após duas poles seguidas, mas a corrida sprint deste sábado (29), mostrou que é quase impossível. Charles Leclerc largou bem e fez o que dava, mas Sergio Pérez contou com a força da Red Bull e deixou o monegasco para trás para vencer no Azerbaijão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De fato, Leclerc fez o que era possível. Largou e relargou bem, após uma intervenção do safety-car e impôs o ritmo que a Ferrari permitia nas primeiras voltas. Quando Pérez pôde finalmente usar a asa móvel, as coisas mudaram. Na oitava de 17 voltas, ultrapassou na reta dos boxes e, aí, controlou o restante para vencer sem maiores problemas.

Max Verstappen não entrou na briga. Na verdade, bastante o contrário: foi ultrapassado por George Russell após a largada, na terceira curva, com direito a um toque dos dois. O líder do campeonato não gostou. Na relargada, entretanto, imediatamente tirou George da frente.

Russell ficou mesmo em quarto. Quem também se deu bem na relargada foi Carlos Sainz, que atacou Lewis Hamilton, passou e fez o heptacampeão segurar a onda para evitar um acidente. Fernando Alonso aproveitou, foi no embalo do compatriota e tomou o sexto posto. Hamilton perdeu as duas posições e não teve reação. Lance Stroll foi o oitavo e fechou a lista de pontuadores.

A intervenção do safety-car foi causada por confusão da incompreensível da AlphaTauri. Logo no começo, Yuki Tsunoda arrastou o carro no muro da curva 15 e perdeu um pneu, que ficou pela pista, além de quebrar a asa dianteira e, muito provavelmente, outros componentes do carro. Após andar até os boxes, a equipe italiana achou melhor mudar o que era preciso e devolver Yuki à pista. Só que, assim que saiu, estava claro que o carro não tinha condições. Tsunoda teve de dar uma volta inteira em baixa velocidade, causando o safety-car.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 8h (de Brasília, GMT-3).

Sergio Pérez na largada da corrida sprint (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a corrida sprint:

A hora da primeira corrida sprint de 2023 chegou com temperatura do asfalto 13°C abaixo daquela apresentada na classificação de mais cedo: com 36°C no asfalto, preocupação quanto a superaquecimento de pneus diminuía bastante.

Na pista, somente décimo colocado Lando Norris e o 15º, Valtteri Bottas, partiam de pneus macios. Os outros 18, de médios. Charles Leclerc, Sergio Pérez, Max Verstappen, George Russell, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Alexander Albon, Fernando Alonso, Lance Stroll e Norris formavam o top-10.

A corrida teria apenas 19 carros, uma vez que Logan Sargeant bateu feio na classificação curta, e a Williams não conseguiu remendar o bólido a tempo. Esteban Ocon partia do pit-lane, uma vez que a Alpine trocou a suspensão do carro e violou o sistema de Parque Fechado.

Quando a largada aconteceu, Leclerc segurou a ponta, enquanto Pérez continuou em segundo. O ataque estava depois disso: Russell não quis conversar e foi para cima de Verstappen. Nas duas primeiras curvas do confronto, o duelo levou o líder da F1 para perto do muro. Na terceira tentativa, George passou e assumiu a posição.

“Max, eles não têm nada a perder. Não se arrisque”, foi a ordem da Red Bull para Verstappen. O holandês respondeu que foi tocado e, por isso, Russell passou na curva três.

Yuki Tsunoda bateu no muro e perdeu o pneu de sua AlphaTauri (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

A atenção da briga na frente se virou para os últimos lugares, porque Yuki Tsunoda bateu no muro da curva 15. Embora não tenha ficado estampado, a roda traseira direita saiu e desfilou sozinha pelo traçado. Sem um pneu e com a asa dianteira quebrada, levou o carro aos boxes enquanto o VSC era chamado na pista. E a AlphaTauri mexeu para enviar Yuki de volta para a pista.

Leclerc, que largara muito bem, mantinha a vantagem de 2s para Pérez. Russell, Verstappen, Sainz, Hamilton, Alonso e Albon estavam nas oito posições que valiam pontos.

A esquisitice aumentou ainda mais no caso Tsunoda. A AlphaTauri mexeu num carro claramente quebrado e mandou de volta. Quando voltou, o japonês ainda guiava um bólido cheio de problemas e que não tinha condição alguma de estar na pista. Até fumaça saía. O motivo de ter voltado é um mistério absoluto. Aí, sim, a direção de prova teve de chamar o safety-car oficial.

A relargada veio na quinta de 17 voltas. Leclerc e Pérez se mantiveram na frente de novo, mas Verstappen atacou de imediato para passar Russell e tomar o terceiro posto de novo. Sainz foi para cima de Hamilton, que tentou defender, mas concluiu que era melhor tirar o pé um tanto para evitar acidente. Alonso aproveitou este momento e também passou o heptacampeão, subindo para sexto e jogando Lewis para sétimo. Albon era oitavo.

A abertura do DRS chegou apenas na volta seguinte, garantindo que a asa móvel ficaria disponível somente por 12 giros. A vantagem de Charles não tinha como ser sustentada por muito tempo. Na abertura da oitava volta, Pérez já buzinava na traseira. ‘Checo’ aproveitou a reta dos boxes, abriu o DRS, colocou o carro de lado e tomou a liderança.

Fernando Alonso fechou no sexto lugar da corrida sprint (Foto: Aston Martin)

Um preocupado Leclerc avisara antes da relargada que sentiu um corte de potência no motor, mas a Ferrari não deu muito prosseguimento na conversa. Mesmo assim, Charles fazia o possível e abria o DRS para tentar se manter em condições de atacar. Não conseguia, porém.

Quem caía muito na corrida era Norris, um dos dois a testar pneus macios para a largada. Lando despencava na corrida, sendo ultrapassado por Kevin Magnussen e, na 14ª posição, indo aos boxes. Bottas também sofria com a opção e se tornava o último colocado entre os que não haviam parado nos boxes.

Na transmissão oficial da TV inglesa, Guenther Steiner era entrevistado nas últimas voltas e questionado sobre se seus pilotos sofriam com desgaste pneus. Afinal, Nico Hülkenberg acabara de ser engolido por Nyck de Vries. Steiner confirmou. A expectativa para o domingo é uma corrida com duas paradas nos boxes.

Um pouco antes disso, Stroll desbancara Albon para tomar a oitava colocação num trem de pilotos em ritmo igual.

Nada muito maior aconteceria nas últimas cinco voltas, tirando a queda de Hülkenberg e os pneus que esfarelavam. Pérez venceu, seguido por Leclerc, Verstappen, Russell, Sainz, Alonso, Hamilton e Stroll.

🔴CORRIDA SPRINT F1 AO VIVO HOJE: ACOMPANHE TUDO DO GP DO AZERBAIJÃO NO GRANDE PRÊMIO

F1 2023, GP do Azerbaijão, Baku, Corrida Sprint:

1S PÉREZRed Bull Honda17 voltas
2C LECLERCFerrari+4.463
3M VERSTAPPENRed Bull Honda+5.065
4G RUSSELLMercedes+8.532
5C SAINZFerrari+10.388
6F ALONSOAston Martin Mercedes+11.613
7L HAMILTONMercedes+16.503
8L STROLLAston Martin Mercedes+18.417
9A ALBONWilliams Mercedes+21.757
10O PIASTRIMcLaren Mercedes+22.851
11K MAGNUSSENHaas Ferrari+27.990
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+34.602
13P GASLYAlpine+36.918
14N DE VRIESAlphaTauri Honda+41.626
15N HÜLKENBERGHaas Ferrari+48.587
16V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+49.917
17L NORRISMcLaren Mercedes+51.104
18E OCONAlpine+1:00.621
19Y TSUNODAAlphaTauri HondaNC
20L SARGEANTWilliams Mercedes
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.