O registro esteve longe de ser ameaçado na sessão vespertina, já que as escuderias focaram em simulação de corrida nas últimas horas da pré-temporada de 2016. Prova disso é que até Carlos Sainz Jr. e sua Toro Rosso conseguiram sustentar uma posição de destaque na tabela de tempos, sendo apenas 0s3 mais lento do que Vettel.
Sebastian Vettel durante o oitavo e o último dia de testes coletivos da F1 em Barcelona (Foto: Getty Images)
Uma exceção à costumeira falta de alterações no turno da tarde foi Felipe Massa: o brasileiro, que pela manhã andou apenas com pneus médios, partiu para o supermacio já no começo do turno da tarde. Marcando apenas uma volta cronometrada com a borracha em questão, o #19 foi 0s8 mais lento do que Vettel, com o mesmo composto.
Depois, Massa voltou à pista com um set de pneus macios. O brasileiro seria incapaz de melhorar seus tempos de volta, mas seguiria acumulando quilometragem, grande objetivo de todas as equipes. O #19, em particular, era o terceiro piloto com mais giros registrados no dia.
Falando em Vettel, o alemão focou na quilometragem no turno da tarde. Agora com pneus médios, o #5 começava a girar na cada dos 1min28, um ritmo normal para quem opta por simulações de corrida.
Nico Rosberg, agora pilotando pelo turno da tarde, focou em simulações de corrida. Incapaz de marcar tempos de volta genuinamente rápidos, o vice-campeão mundial estava atolado na 13ª e última posição na tabela de tempos. Claro, com tanque cheio e pneus médios. Suas voltas rendiam tempos levemente melhores do que os de Vettel.
Carlos Sainz Jr surpreendeu e foi o segundo mais veloz (Foto: Getty Images)
Além dos medalhões da F1, uma surpresa na parte de cima da tabela era Carlos Sainz Jr. O espanhol, com ultramacios, aparecia como segundo mais rápido do dia. O tempo de volta, 1min23s134, não surpreendia apenas por causa dos pneus: tratava-se de um registro 0s2 melhor do que o de Max Verstappen na quinta-feira (3), com o mesmo composto.
Sergio Pérez encerrou a promissora participação da Force India na pré-temporada com um revés. O VJM09 quebrou na curva 11, soltando bastante fumaça e óleo em Montmeló, além de exigir a bandeira vermelha por 12 minutos. Parecia ser o fim de uma sessão promissora para o #11, terceiro colocado nas tabelas com 1min23s721.
No meião da tabela, duas equipes que pouco chamaram atenção na sessão derradeira: Red Bull e McLaren, sexta e sétima, pouco fizeram. Os tetracampeões, com Daniel Ricciardo ao volante, foram os mais velozes dentre aqueles que utilizaram pneus macios, além de cumprir chamativas 120 voltas. A equipe de Ron Dennis, com Jenson Button ao volante, usou ultramacios, mas não escalou a tabela de tempos. Ao todo, 108 giros para o MP4-31.
Para as estreantes, Haas e Renault, foi uma sessão mais tranquila. Depois de uma série de problema ao longo do penúltimo dia de testes, o derradeiro foi livre de problemas interrupções mais sérias. Esteban Gutiérrez e Jolyon Palmer estavam longe de ser os pilotos com maior quilometragem, mas cumpriam seu serviço tranquilamente. O mesmo não podia ser dito sobre Rio Haryanto e sua Manor, que sofriam com a falta de confiabilidade, nem chegando aos 50 giros na mesma tarde.
F1, testes coletivos, Barcelona, último dia:
1 |
5 |
SEBASTIAN VETTEL |
ALE |
FERRARI |
1:22.852 |
|
142 |
2 |
55 |
CARLOS SAINZ JR |
ESP |
TORO ROSSO FERRARI |
1:23.134 |
+0.282 |
133 |
3 |
19 |
FELIPE MASSA |
BRA |
WILLIAMS MERCEDES |
1:23.644 |
+0.792 |
129 |
4 |
11 |
SERGIO PÉREZ |
MEX |
FORCE INDIA MERCEDES |
1:23.721 |
+0.869 |
60 |
5 |
44 |
LEWIS HAMILTON |
ING |
MERCEDES |
1:24.133 |
+1.281 |
69 |
6 |
3 |
DANIEL RICCIARDO |
AUS |
RED BULL RENAULT |
1:24.427 |
+1.575 |
123 |
7 |
22 |
JENSON BUTTON |
ING |
McLAREN HONDA |
1:24.714 |
+1.862 |
121 |
8 |
30 |
JOLYON PALMER |
ING |
RENAULT |
1:24.859 |
+2.007 |
90 |
9 |
9 |
MARCUS ERICSSON |
SUE |
SAUBER FERRARI |
1:25.031 |
+2.179 |
132 |
10 |
8 |
ROMAIN GROSJEAN |
FRA |
HAAS FERRARI |
1:25.255 |
+2.403 |
66 |
11 |
21 |
ESTEBAN GUTIÉRREZ |
MEX |
HAAS FERRARI |
1:25.422 |
+2.570 |
25 |
12 |
88 |
RIO HARYANTO |
INA |
MANOR MERCEDES |
1:25.899 |
+3.047 |
58 |
13 |
6 |
NICO ROSBERG |
ALE |
MERCEDES |
1:26.140 |
+3.288 |
70 |
Os pneus são…
ultramacios | supermacios | macios | médios | duros
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