Sem carro e sem pintura, Renault faz anti-apresentação do R.S.20

A Renault marcou o evento de lançamento para esta quarta em Paris. Mas nem o pessoal que estava presente a cerimônia viu algo concreto: apenas imagens de um layout provisório apareceram. Porque o carro também não está pronto

Na busca de se recuperar do fracasso de 2019, a Renault começou mal 2020. A equipe revelou somente imagens renderizadas do R.S 20 nesta quarta-feira (12), em Paris. Isso porque o novo modelo fabricado pela escuderia anglo-francesa, na verdade, ainda não está pronto, e foi apresentado com imagens de um layout provisório, predominantemente em preto, que vai ser colocado na pista nos testes de pré-temporada a partir da semana que vem, em Barcelona. Só então é que o R.S.20 vai ser definitivamente revelado.

Além de Daniel Ricciardo, que vai para o segundo ano com o time de Enstone, a equipe também vai contar com o francês Esteban Ocon, que entrou no lugar de Nico Hülkenberg.

 
Em sua quinta temporada após comprar a Lotus no fim de 2015, a Renault tenta retomar o caminho da evolução. Um caminho que segue tortuoso, a julgar pelo 'não lançamento' desta quarta-feira.
A Renault apresentou imagens renderizadas do novo R.S.20, que não está pronto (Foto: Renault)
Em 2018, o time foi o “melhor do resto”, com o quarto lugar no Mundial de Construtores. Apesar do grande investimento e a chegada de Ricciardo em 2019, o time não manteve a curva de desenvolvimento, viveu um ano de muito mais baixos que altos e terminou atrás da McLaren.
 
Uma das grandes novidades que o time traz é a saída de Nico Hülkenberg, que estava na equipe desde 2017 e agora fica de fora do grid. O lugar é ocupado por Ocon, ex-Manor e Force India. Outra mudança importante é a chegada de Dirk de Beer para ser o novo chefe de aerodinâmica. O engenheiro aerodinamicista sul-africano traz um ar de novidade à equipe chefiada pelo contestado Cyril Abiteboul.

Fonte de experiência da equipe, Ricciardo entende que o fato de fazer sua segunda temporada vai ser importante em todos os aspectos. Carismático, Daniel esbanjou simpatia ao iniciar seu discurso no evento. "Bom dia, meus amigos! Amo vocês", disse o piloto em bom francês.

"Estou ansioso para me envolver melhor com a equipe para a temporada que temos pela frente e para que as coisas sejam mais fáceis nesse sentido. Aprendi muito sobre mim e, obviamente, muito sobre a equipe", comentou o dono do carro #3.

Já seu novo companheiro de equipe se mostrou ansioso mesmo em guiar a nova joia de Enstone. “A F1 é sobre detalhes, e vi muitos detalhes sobre o R.S.20. É emocionante ver o desenho, mas a próxima coisa que você quer é estar atrás do volante e sentir o que é [o carro]”, declarou Ocon.

Em meio à incerteza, apregoada pela própria cúpula da montadora sobre a permanência ou não no esporte em 2021, a Renault precisa, acima de tudo, de resultados para convencer a diretoria de que a F1 continua valendo a pena.

Os indícios são de que a Renault vai permanecer. Tanto que Abiteboul chegou a dizer que vê a equipe à frente das rivais em relação ao projeto para 2021. Entretanto, Alain Prost, figura icônica da Renault, tetracampeão e consultor da equipe, deixa claro que não quer saber de ver a temporada atual 'jogada fora' para priorizar o próximo ano.

 
"Podemos fazer o mesmo com aerodinâmica se trabalharmos como fizemos com o motor. Os principais times têm dinheiro para os dois programas. Mesmo desenvolvendo normalmente para 2021, eles têm orçamento para 2021, e isso é maior que o nosso para os dois anos", disse o francês.
 
"Temos que tomar uma grande decisão agora. Um time como a Renault não pode descartar uma temporada, sacrificando para 2021. Precisamos ir bem", completou.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.