Sauber conversa com “quatro pilotos” e busca “compromisso de longo prazo” no projeto Audi

Alessandro Alunni Bravi ainda negou que o projeto para 2026 esteja afetando de alguma forma os resultados atuais da Sauber, última colocada no Mundial de Construtores

A Sauber continua em busca do segundo piloto que vá formar dupla com Nico Hülkenberg a partir de 2025, quando a equipe compete a última temporada na Fórmula 1 ainda sob o icônico nome antes de passar a ser controlada totalmente pela Audi. De acordo com Alessandro Alunni Bravi, chefe da esquadra de Hinwil, o time está atualmente conversando com “quatro pilotos que já venceram corrida”.

Após mais um resultado decepcionante no GP da Espanha, realizado no último fim de semana, quando Valtteri Bottas cruzou a linha de chegada na 16ª posição e Guanyu Zhou em 13º, a Sauber continua sendo a única esquadra que ainda não somou pontos no Mundial de Construtores. De olho em 2026, quando um novo regulamento entra em vigor na classe rainha e a equipe passa por uma reformulação total, Hülkenberg já foi tirado da Haas, enquanto a segunda vaga permanece em aberto.

“Existem no mercado da F1 quatro pilotos que já venceram corridas. Estamos conversando com todos eles”, admitiu Bravi após a prova em Barcelona, deixando claro qual é um dos critérios mais importantes na busca pelo competidor. “Uma das principais características que queremos é a de ter um compromisso de longo prazo com o projeto Audi”, continuou.

Entre os nomes que não possuem contrato assinado para a próxima temporada e que já subiram no degrau mais alto do pódio na principal categoria do automobilismo estão os de Carlos Sainz, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Valtteri Bottas. O finlandês, inclusive, deixou claro em algumas oportunidades que espera permanecer na equipe para os próximos anos, embora também não descarte considerar outras propostas.

Audi prepara forte estrutura para ingressar na F1 2026 (Foto: Audi)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Áustria modifica curvas 9 e 10 para evitar punição por limites de pista

Além disso, o dirigente aproveitou para responder aos rumores de que a Sauber poderia estar sacrificando o certame atual e o próximo em prol do novo projeto. “Acho que é um erro misturar as duas coisas. Não creio que a preparação para se tornar a equipe de fábrica da Audi esteja afetando as duas atuais temporadas, e não deve”, descartou.

“Acho que temos pontos fracos que estamos tentando resolver. Andreas Seidl está trabalhando desde janeiro no aprimoramento da equipe ao longo deste processo de transformação. Mas o processo começa na melhoria da estrutura atual e na procura das pessoas certas para reforçar as nossas equipes técnicas em todas as áreas”, continuou Bravi.

“Não creio que haja duas tarefas distintas a serem feitas — uma para a equipe de fábrica e outra para a equipe atual. Não existem duas equipes separadas. Existe apenas uma equipe e ela precisa ser a base para o time de fábrica”, finalizou o chefe da Sauber.

Fórmula 1 volta de 28 a 30 de junho, na Áustria, a segunda de três corridas em sequência. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.