Sauber contrata ex-Red Bull e McLaren para cargo de diretor de desempenho na Fórmula 1

Stefano Sordo fez parte da Red Bull na primeira era de ouro dos taurinos, entre 2010 e 2013. O italiano também atuou como diretor de desempenho de veículos da McLaren

A Sauber anunciou nesta segunda-feira (9) a adição de um nome importante ao corpo técnico da equipe que se prepara para a chegada da Audi, em 2026. O engenheiro Stefano Sordo, com passagens por Red Bull e McLaren, assumirá o cargo de diretor de desempenho.

Com mais de 20 anos de experiência no automobilismo, Sordo desempenhou diversas funções ao longo do período que vão desde o trabalho como engenheiro de corrida até chefe de aerodinâmica e desempenho. A passagem pela Red Bull foi entre 2010 e 2013, a primeira grande era de ouro da equipe taurina com o tetracampeonato de Sebastian Vettel.

Depois desse período, atuou como diretor de desempenho de veículos da McLaren. O trabalho mais recente do engenheiro italiano foi com a Rahal Letterman Laning, time que compete na Indy e no IMSA SportsCar, como diretor-técnico.

Sordo vai se reportar diretamente a James Key, diretor-técnico da Sauber. “Estou muito satisfeito por me juntar à Sauber e assumir uma função que terá um impacto direto no desbloqueio do desempenho que já temos em nossa empresa e ajudá-la a alcançar novos patamares”, começou o engenheiro.

Valtteri Bottas: a Sauber se prepara para receber a Audi em 2026 (Foto: Sauber)

“A equipe está em um momento crucial de sua história, com a Audi chegando, e estou ansioso para enfrentar o desafio que temos em vista”, salientou, destacando, por fim, que as metas do time de Hinwil “são ambiciosas, mas vejo muita confiança em todos”.

CEO da Sauber, Andreas Seidl afirmou que a nomeação de Sordo “é um passo importante no desenvolvimento da estrutura do departamento técnico”.

“Stefano sabe o que uma equipe vencedora precisa, traz muita experiência e, com as diferentes funções que desempenhou no passado, está perfeitamente posicionado para analisar os pontos fortes e fracos de nossas operações técnicas e abordar o que é necessário”, frisou.

Key, por sua vez, também celebrou a “adição importante” para o time, ressaltando que Sordo “moldará nosso entendimento e prioridades para o desempenho dos novos carros e desenvolvimento durante a temporada”. Ele explicou que será uma atuação estreita também com os setores de aerodinâmica e engenharia de pista.

“Stefano traz uma vasta experiência para a equipe combinada com uma abordagem focada e agressiva, e é um jogador forte e influente. Dou as boas-vindas a ele e estou ansioso para trabalharmos rumo aos nossos objetivos”, concluiu.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.