Rosberg diz que “regra é clara” e que punição para Vettel no Canadá é “completamente merecida”

Nico Rosberg deu seu pitaco sobre a punição a Sebastian Vettel no GP do Canadá: completamente justa. Segundo o alemão, a ação do ferrarista para voltar à pista não foi segura e prejudicou Lewis Hamilton, assim se tornando passível de penalização

Sebastian Vettel passou a bandeirada em primeiro, mas foi ao pódio em segundo no GP do Canadá do último domingo (9). Punido pelos comissários da prova, perdeu o que seria enfim um triunfo para a Ferrari em 2019. Ele acabou nas mãos da Mercedes, que mantém o 100% no ano.

Mas, claro, tal situação jamais passaria sem debate, ainda mais depois da clara revolta de Vettel com o ocorrido. Desta forma, mesmo quem não está mais no paddock comentou o caso. Como Nico Rosberg, ex-Mercedes.

Para ele, a punição foi correta. Mais do que isso, inclusive: para Rosberg, foi "completamente merecida". Vettel, é preciso lembrar, era o líder da prova e tentava abrir vantagem sobre Lewis Hamilton quando cometeu um erro entre as curvas 3 e 4. Escapou do traçado e, ao voltar, espremeu o inglês. Não houve toque, e o ferrarista apenas tentou retomar a corrida, sem bater no muro.

Hamilton tirou o pé e evitou também a colisão. A FIA entendeu que a manobra de Vettel foi perigosa porque o adversário precisou tomar uma atitude evasiva. Resultado: 5s de punição.

O momento do incidente (Foto: Reprodução)

"Estava torcendo por Vettel, mas vimos algo típico dele, que é quando há um momento de pressão e há uma batalha entre Vettel e Lewis, ele comete esses erros e mais uma vez cometeu um", opinou o campeão mundial de 2016.

"Veja, Lewis estava ali. O regulamento diz que quando você sai da pista você precisa retornar de maneira segura. Acho que Vettel poderia facilmente ter deixado mais espaço, especialmente no final, quando Lewis começou a frear. Ele poderia facilmente ter deixado mais espaço, e não deixou", seguiu.

Nico Rosberg (Foto: Reprodução)
Paddockast #21
A primeira vez a gente nunca esquece: as vitórias dos maiores nomes do esporte

Rosberg foi além: segundo ele Vettel forçou a ida para a direita e mal deixou espaço para que Hamilton passasse, transformando o ocorrido em uma situação perigosa.

"Assisti várias vezes. Lewis teria batido no muro se rivesse se mantido ali, porque Vettel continuou a se mexer mais, e mais, e mais e ficou tão apertado que ou Lewis tocava o muro, ou a Vettel. Então é muito claro que foi um retorno nada seguro para a pista. É a regra. É assim que funciona. Uma punição é merecida neste caso."

"Então é isso. Punição merecida. Não é uma desculpa justa dizer que estava sem controle do carro, com pneus sujos e sem poder ver Lewis. Não é uma desculpa válida, infelizmente. Então a punição é completamente merecida. Absolutamente", concluiu Rosberg.

 

 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.