Rosberg coloca quase 0s5 em cima de Hamilton e lidera primeiro treino marcado por Renault em chamas na Malásia

O primeiro treino livre da F1 em Sepang, na Malásia, foi marcado por quase incêndio no carro da Renault. Ainda assim, nem um susto inicial serviu para mudar a ordem das forças na F1, e a Mercedes liderou a sessão, com Nico Rosberg à frente de Lewis Hamilton

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A F1 viveu um início de fim de semana quente na Malásia. E não só pelas tradicionais altas temperaturas do país asiático. Um incidente, ainda nos minutos iniciais do primeiro treino livre desta sexta-feira (30), interrompeu os trabalhos e assustou. Um princípio de incêndio na Renault de Kevin Magnussen no pit-lane preocupou, mas tudo foi controlado a tempo e ninguém se feriu. Só que nem o susto serviu para mudar a hierarquia de poderes do Mundial. A Mercedes novamente se colocou forte à frente, e Nico Rosberg deu mais um sinal de que vai seguir jogando duro com Lewis Hamilton pelo campeonato.

O alemão liderou a sessão que abriu as atividades da F1 e com sobras. Quase meio segundo atrás e lidando com problemas em seu carro, Hamilton terminou o primeiro treino na segunda colocação. As Ferrari se colocaram ali como 'as melhores do resto', com kimi Räikkönen à frente de Sebastian Vettel. A surpresa foi Fernando Alonso em quinto com uma McLaren equipada com um novo motor. A Red Bull foi sexta e sétima, respectivamente, com Daniel Ricciardo melhor que o aniversariante Max Verstappen.

Aí apareceu a Force India. Nico Hülkenberg e Sérgio Perez se colocaram à frente de Jenson Button. Entre os brasileiros, Felipe Nasr terminou em 16º, duas posições melhor que Felipe Massa.

Nico Rosberg comanda sessão livre em Sepang (Foto: Reprodução/Sky Sports F1)

Confira como foi o primeiro treino livre para o GP da Malásia

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A atividade que abriu os trabalhos na F1 em Sepang teve um início quente. Literalmente. Logo depois das costumeiras primeiras voltas de instalação – em que a maioria se dividiu entre os pneus duros e médios – Kevin Magnussen já voltava de seu primeiro giro de verificação, quando uma fumaça envolveu a Renault. Quando estava sendo empurrado para dentro dos boxes, o carro sofreu um princípio de incêndio. As chamas saíam da abertura da entrada de ar acima do cockpit, evidenciando algum tipo de vazamento.

 
Os mecânicos rapidamente alertaram o dinamarquês, que saltou alto e pulou para fora do RS16. Também com a ajuda dos fiscais de pista, o fogo foi imediatamente controlado com extintores de incêndio. Por conta do incidente e dos danos causados pelos resíduos dos extintores na frente da garagem, a sessão precisou ser interrompida com bandeira vermelha para a limpeza do local. 
 
A Renault, então, recolheu o carro para as garagens e começou a desmontá-lo. Os danos foram grandes. Ninguém se feriu no incidente, entretanto. Cerca de dez minutos mais tarde, o treino ganhou vida novamente, enquanto a equipe francesa tratava de entender o que havia acontecido. E o acidente foi tão no início que ninguém havia tido tempo de registrar voltas cronometradas. 
Pula, pirata! (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na pista, os pilotos decidiram iniciar seus stints usando os pneus médios – os de risca branca. Enquanto isso, a Force India iniciava os testes com o Halo instalado no carro de Sergio Pérez. Já a McLaren trazia sensores do lado esquerdo do MP4-31 de Jenson Button. O objetivo era avaliar a eficiência aerodinâmica. 

 
Falando nos ingleses, Fernando Alonso também iniciou a sessão com andando com o novo motor da Honda – a fabricante japonesa usou mais duas fichas de desenvolvimento para promover melhorias na unidade de combustão interna, controles eletrônicos, no MGU-H e nos sistemas de escape. Apenas o espanhol vai andar com as novas peças na Malásia, o que, claro, vai significar também uma punição no grid.
 
Dito isso, os primeiros tempos cronometrados colocaram a Mercedes logo na ponta, com Nico Rosberg à frente de Lewis Hamilton. O alemão se pôs como líder ao cravar 1min35s227, guiando em cima dos compostos médios.

Hamilton vinha meio segundo atrás. Novamente, o tricampeão se encontrava em problemas. Agora, a equipe alemã teve mais trabalho para acertar falhas na parte dianteira do carro. O inglês chegou a completar algumas voltas com os pneus macios, mas o rendimento ainda era pouco competitivo e estava longe do ritmo consistente que Rosberg vinha impondo com os médios.

Kimi Räikkönen posicionou a Ferrari em terceiro, logo à frente de Sebastian Vettel – que sofria com uma vibração durante as freadas. As duas Red Bull surgiram a seguir, com Max Verstappen melhor que Daniel Ricciardo. Pérez, Button, Nico Hülkenberg e Daniil Kvyat eram os dez primeiros. Felipe Massa tinha a 14ª colocação, enquanto Felipe Nasr em 18º. A outra Renault, de Jolyon Palmer, foi à pista também e não apresentou qualquer avaria. 

Felipe Massa concentrado durante o primeiro treino livre em Sepang (Foto: Reprodução/Williams)
Pouco antes da primeira hora de treino, Rosberg voltou à pista com os pneus macios. A Ferrari fez o mesmo, assim como a McLaren com Alonso. O alemão, então, baixou sua marca para 1min35s227. Os ferraristas também melhoraram, sobretudo o tetracampeão, mas nenhum conseguiu superar Hamilton, que seguia com 1min35s721. Já o espanhol pulou para quinto, ultrapassando os dois carros da Red Bull. Enquanto isso, Carlos Sainz dava uma voltinha fora da pista na curva 11.

Como é de costume, a parte final da sessão foi dedicada às simulações de ritmo de corrida. Desta vez, os pilotos apenas alternaram stints usandos os pneus médios novos e usados – ao que parece, a escolha mais segura para o fim de semana. Assim, Rosberg liderou a sessão e ainda terminou a atividade com quase meio segundo de vantagem para Hamilton.

As Ferrari se colocaram ali como segunda força, com kimi Räikkönen à frente de Sebastian Vettel. A surpresa foi Fernando Alonso em quinto com uma McLaren equipada com um novo motor. A Red Bull foi sexta e sétima, respectivamente, com Daniel Ricciardo melhor que o aniversariante Max Verstappen

Entre os brasileiros, Felipe Nasr terminou em 16º, duas posições melhor que Felipe Massa. A F1 volta logo mais, as 3h (de Brasília), para a segunda sessão livre. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1, GP da Malásia, Sepang, Treino livre 1:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:35.227   25
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:35.721 +0.494 25
3 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:36.315 +1.088 16
4 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:36.331 +1.104 18
5 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:36.510 +1.283 18
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:36.753 +1.526 27
7 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER 1:36.973 +1.746 26
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:37.513 +2.286 26
9 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:37.601 +2.374 27
10 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:37.613 +2.386 20
11 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI 1:37.847 +2.620 29
12 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:37.861 +2.634 17
13 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:37.886 +2.659 22
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:37.921 +2.694 20
15 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:38.055 +2.828 25
16 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:38.184 +2.957 18
17 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:38.313 +3.086 20
18 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:38.339 +3.112 24
19 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:39.148 +3.921 23
20 31 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES 1:40.036 +4.809 28
21 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:40.627 +5.400 26
 22 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT     2
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.