Rosberg bate tempo de pole do GP da Espanha, coloca 2s2 de frente para Ferrari e lidera manhã de testes em Barcelona

Com cinco titulares e quatro novatos, a F1 abriu sua primeira sessão de testes coletivos no circuito catalão com novo domínio da Mercedes. Nico Rosberg, vencedor do GP da Espanha, superou em mais de 0s3 o tempo da pole-position estabelecida no sábado e, após completar 78 voltas, fechou a manhã desta terça-feira na frente. Felipe Massa foi o nono colocado

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Dois dias depois de vencer de forma dominante o GP da Espanha de F1, Nico Rosberg voltou à pista para liderar os trabalhos da Mercedes na abertura da sessão de testes coletivos que a categoria promove nesta semana em Barcelona. E na manhã desta terça-feira (12), o alemão não teve dificuldades para colocar o carro prateado #6 na ponta da tabela de tempos. O piloto alemão realizou várias simulações e completou a distância maior que a de uma corrida — 78 voltas — e marcou 1min24s374 em sua melhor passagem. O tempo de volta é bastante significativo considerando que a pole-position na Catalunha, conquistada pelo próprio Rosberg, foi 0s3 mais lenta que a marca obtida nesta manhã.

Além do desempenho em si, a Mercedes também se destaca pela confiabilidade do seu W06 Hybrid. Não à toa, Rosberg foi também o piloto que mais completou voltas dentre todos os nove que estiveram na pista nesta manhã.

Oliver Turvey é o responsável por guiar o MP4-30 nesta terça-feira em Barcelona (Foto: McLaren/Twitter)

Tem sido frequente ver a Ferrari logo atrás da Mercedes na temporada, e não foi diferente nesta manhã em Montmeló. Coube ao reserva italiano Raffaele Marciello guiar a SF15-T neste primeiro dia de treinos de intertemporada. O jovem e promissor piloto completo 53 voltas e cravou 1min26s648 como melhor tempo, 2s2 atrás de Rosberg. Na quarta-feira, Marciello dará lugar a Esteban Gutiérrez, mexicano que ocupa o posto de terceiro piloto e reserva do time de Maranello. A Ferrari dividiu seu trabalho basicamente em avaliações aerodinâmicas e também em testes de novas peças que pretende implementar na sequência do Mundial.

Sem problemas na asa traseira desta vez, o arrojado e agressivo venezuelano colocou a Lotus em terceiro depois de completar 53 voltas e cravar 1min27s338 na sua melhor passagem, superando o russo Daniil Kvyat, da Red Bull, quando faltavam 12 minutos para o fim da primeira parte do treino. Com 20 voltas percorridas nesta manhã no circuito catalão, o piloto russo ficou a exatos 0s8 do tempo de Pastor. Kvyat foi seguido pelo novato Pierre Gasly. O talentoso francês, que terminou no pódio a corrida de domingo da GP2 como piloto da Dams, garantiu um lugar no top-5 nos minutos finais do período matutino e ficou a pouco mais de 0s5 da marca registrada por Kvyat.

Massa conversa com o jovem Alex Lynn, que guiará a Williams na quarta-feira (Foto: Williams/Twitter)

Companheiro de Felipe Nasr na Sauber, Marcus Ericsson garantiu o sexto melhor tempo. Com 37 voltas, o sueco, escolhido pela equipe suíça para treinar nesta semana em Barcelona, cravou 1min28s803, ficando 0s25 à frente do britânico Nick Yelloly, que fez sua estreia ao volante da Force India durante os testes de pré-temporada. Com programas distintos que priorizaram a avaliação aerodinâmica dos respectivos carros, Oliver Turvey, da McLaren, finalizou em oitavo, enquanto Felipe Massa colocou a Williams em nono e último lugar. Com 33 voltas, o único brasileiro presente na sessão ficou 6s distante do tempo de Rosberg nesta manhã quente e de tempo bom na bela região da Catalunha.

F1, temporada 2015, testes coletivos, Barcelona, dia 1, manhã:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:24.374   78
2 29 RAFFAELE MARCIELLO ITA FERRARI 1:26.648 +2.274 54
3 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:27.338 +2.964 53
4 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:27.687 +3.313 20
5 38 PIERRE GASLY FRA TORO ROSSO RENAULT 1:28.147 +3.773 60
6 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:28.803 +4.429 37
7 34 NICK YELLOLY ING FORCE INDIA MERCEDES 1:28.856 +4.482 49
8 33 OLIVER TURVEY ING McLAREN HONDA 1:29.730 +5.356 31
9 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:30.433 +6.059 33
 

A VITÓRIA E A REAÇÃO?

Mesmo insistindo que não mudaria sua preparação e abordagem para a fase europeia, depois de um início de temporada bem abaixo do esperado em 2015, Nico Rosberg soube tirar bom proveito de um fim de semana pouco inspirado e cheio de problemas do líder Lewis Hamilton. E o alemão, como bem admitiu ainda em função da pole no sábado, precisava do triunfo, pelo campeonato e para si mesmo. E foi o que fez neste domingo, como resultado de um fim de semana de amplo domínio

CHATO, CHATO…

Sejamos sinceros: o GP da Espanha deste domingo não foi lá a corrida mais divertida do mundo. Não passou sequer perto disso. Teve uma boa disputa entre Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr. no final, mas nem entou na tela. Fora isso, o mais interessante foi a mudança de estratégia da Mercedes para que Lewis Hamilton passasse Sebastian Vettel e ficasse em segundo. 

No mais, a etapa catalã do calendário teve mesmo boas doses de zoeiras. Galvão Bueno estava insatisfeito com a FOM, Pastor Maldonado deu 'olá' a seu azar, Romain Grosjean atropelou um de seus mecânicos. Tanto que fizemos uma lista
AZAR INFINITO?

A fase de Fernando Alonso não é boa há muito tempo, e há muito se discute o quanto tem sido azarado. O espanhol teve de abandonar o GP da Espanha, vencido por Nico Rosberg, com problemas nos freios depois de viver um momento de fortes emoções nos boxes com a McLaren. Na hora de fazer seu segundo pit-stop da corrida, o espanhol não conseguiu parar o carro e por pouco não atropelou os mecânicos da equipe inglesa

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