Rosberg abre fim de semana com pé direito e lidera primeiro treino livre do GP do Japão com folga
Nico Rosberg fechou o primeiro treino livre em Suzuka com um tempo de volta 0s215 melhor do que o de Lewis Hamilton. É mais uma amostra da boa fase do piloto alemão, líder do campeonato. A Ferrari surgiu como segunda melhor equipe, enquanto a Red Bull parece esconder o jogo
A boa fase de Nico Rosberg segue rendendo. O alemão, cada vez mais favorito ao título da F1, dominou o primeiro treino livre do GP do Japão com facilidade. Na primeira atividade desta sexta-feira (7), Rosberg conseguiu um tempo de volta 0s215 melhor do que o de Lewis Hamilton, segundo colocado. Na briga direta entre as Mercedes, o líder do campeonato parece ter a vantagem novamente.
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A Ferrari surgiu como segunda melhor equipe, mas parece longe de fazer qualquer coisa contra o domínio da Mercedes. O melhor tempo de volta de Sebastian Vettel, terceiro, ficou devendo 1s094 para Rosberg.
A Red Bull, tida como grande rival da Mercedes em mais um circuito bastante técnico, parece estar escondendo o jogo. Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel passaram a maior parte do tempo fazendo simulação de corrida, com tanque cheio e pneus médios. Assim, não chega a surpreender que a equipe austríaca tenha ficado com o quinto e o sexto tempo na classificação, mais de 1s5 atrás de Rosberg.
Nico Rosberg, ainda voando baixo (Foto: Mercedes)
Para os brasileiros, foi uma sessão extremamente apagada. Felipe Nasr foi o 15º melhor, 0s3 na frente do companheiro Marcus Ericsson, 18º. Felipe Massa foi o 16º mais veloz, 0s8 atrás de Valtteri Bottas, décimo.
O segundo treino livre vai ser disputado às 2h (de Brasília) da madrugada desta sexta-feira.
Relacionadas
Saiba como foi o TL1 do GP do Japão
O primeiro treino livre do GP do Japão iniciou pontualmente às 22h (de Brasília). O sol brilhava em Suzuka, garantindo condições quase perfeitas para a prática das equipes.
Volta cronometrada, só após 15 minutos praticamente sem atividades. Sergio Pérez registrou 1min34s956, calçando pneus macios. Pascal Wehrlein, Esteban Ocon e Romain Grosjean vieram na sequência, mas ainda longe de serem verdadeiramente competitivos.
Conforme os pilotos saiam dos boxes, percebia-se que a maior parte das voltas iniciais seria anotada com pneus médios. O asfalto ainda não parecia muito aderente, então simplesmente não fazia sentido gastar os melhores compostos nos primeiros minutos.
Sebastian Vettel, terceiro melhor em Suzuka (Foto: Ferrari)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O asfalto, aliás, parecia ser o principal responsável por erros dos pilotos. Primeiro Felipe Massa desgarrou da pista, beliscando a pista na primeira curva. Mais um minutos e Fernando Alonso arranjou um belo problema: o espanhol também perdeu controle do carro, saiu de traseira e deu uma batida razoavelmente forte na barreira de pneus. A consequência foi uma série de danos visíveis na traseira da McLaren que zeraram qualquer chance de voltar à pista no TL1.
Com 28 minutos de sessão, as primeiras voltas anotadas com pneus macios. Nico Rosberg levou a ponta da tabela, registrando 1min33s751. Eram 0s218 de vantagem sobre Lewis Hamilton, que usava o mesmo composto. Sebastian Vettel surgia em terceiro, 0s583 atrás, com Kimi Räikkönen em quarto, 0s854 atrás.
Mercedes em primeiro com Ferrari logo atrás não chega a ser grande surpresa, mas a terceira melhor equipe chamava atenção: a Force India pintava em quinto e sexto, na frente da Red Bull. Ainda restavam 50 minutos de treino, mas certamente era um bom indicativo para os indianos.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Mais alguns minutos e a atividade na pista voltou a esfriar. Em certo momento, com 45 minutos restando, não havia ninguém na pista. Era hora de avaliar os dados coletados para começar a mexer no set-up dos carros.
Faltando 35 minutos de treino, as equipes resolveram recolocar os carros na pista. E, conforme as equipes iam ficando mais rápidas, o jogo começava a virar: com pneus macios, Vettel tomou a liderança da tabela de tempos, 0s2 melhor do que a marca anterior de Rosberg.
A honra durou pouco: Nico encaixou uma volta sensacional, conseguindo ser 1s094 melhor do que Vettel. Hamilton também melhorou, mas seguiu 0s215 atrás do companheiro.
Nesta toada de anotar voltas cada vez melhores, alguns acabavam errado. Romain Grosjean perdeu o ponto de freada na traiçoeira curva Degner, partindo para a caixa de brita e batendo de leve na barreira de pneus. O francês se queixou do problemático freio da Haas, que já havia rendido problemas no GP da Malásia.
A Red Bull, enquanto isso, não parecia focada em testar o limite de seus carros. Tanto Daniel Ricciardo quanto Max Verstappen seguiam com pneus médios e tanque cheio, longe de anotar voltas competitivas.
Os minutos finais se passavam, longe de reservar grandes emoções. Quase todos os pilotos estavam com pneus mais duros e, portanto, impossibilitados de fazer qualquer coisa contra Nico Rosberg.
F1, GP do Japão, Suzuka, Treino livre 1:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:32.431 | 24 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:32.646 | +0.215 | 21 |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:33.525 | +1.094 | 19 |
4 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:33.817 | +1.386 | 17 |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:34.112 | +1.681 | 23 |
6 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:34.379 | +1.948 | 26 |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:34.530 | +2.099 | 28 |
8 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:34.767 | +2.336 | 30 |
9 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:35.003 | +2.572 | 10 |
10 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:35.381 | +2.950 | 31 |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:35.446 | +3.015 | 23 |
12 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:35.672 | +3.241 | 27 |
13 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:35.677 | +3.246 | 24 |
14 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:35.688 | +3.257 | 17 |
15 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:35.967 | +3.536 | 15 |
16 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:36.169 | +3.738 | 23 |
17 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:36.219 | +3.788 | 21 |
18 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:36.294 | +3.863 | 19 |
19 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:36.822 | +4.391 | 30 |
20 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | 1:37.797 | +5.366 | 29 |
21 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:37.966 | +5.535 | 24 |
22 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:37.992 | +5.561 | 13 |