Ricciardo sugere trocar treinos livres por rodadas duplas na F1: “Gosto de correr, não de treinar”

Para Daniel Ricciardo, o ideal seria liberar espaço em um fim de semana de F1, com menos treinos livres, para a realização de uma segunda corrida. O australiano, todavia, reconhece que o formato encontraria resistência

Daniel Ricciardo tem uma proposta de mudança radical para os finais de semana da F1: o australiano aceitaria trocar treinos livres por GPs com duas corridas, uma no sábado e outra no domingo. De acordo com Ricciardo, a mudança é uma boa por diminuir a quantidade de “bobagem” em um fim de semana da categoria.
 
“Eu prefiro menos treinos livres”, disse Ricciardo. “Uma classificação no sábado de manhã, uma corrida no sábado de tarde e outra corrida no domingo. Menos bobagem e mais voltas importantes”, pediu.
 
No formato atual, a F1 realiza três treinos livres por fim de semana – dois na sexta e um no sábado, antes da classificação. No formato sugerido por Ricciardo, o terceiro treino livre seria trocado pela definição de grid para a primeira corrida, ainda no sábado.
Daniel Ricciardo não vê sentido em treinar tanto (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Mas Ricciardo mantém os pés no chão e admite: mudanças assim provavelmente enfrentariam resistência: “É óbvio que essa não é a F1 que todos conhecem, então você precisa ser cuidadoso com isso de ter duas corridas em um fim de semana. Mas eu gosto de correr e não muito de treinar. Se isso [rodadas duplas] significa mais corridas e menos treinos, parece uma boa para mim”.

 
O formato de corridas duplas seria inédito na F1, mas é relativamente comum em outras categorias. Indy, Formula E e DTM, assim como grande parte dos campeonatos formadores de pilotos, se acostumaram a promover duas ou três provas no mesmo fim de semana.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.