Revista alemã afirma que, por divergências com sócio, Ron Dennis pode ser expulso da McLaren

'Auto Motor und Sport' afirmou que a relação do presidente do grupo com Mansour Ojjeh, antigo parceiro e sócio em metade das ações da empresa, piorou tanto, que o franco-árabe se juntou ao grupo Mumtalakat – dono da outra metade – para pedir sua expulsão

 
Ron Dennis pode estar prestes a ser expulso da McLaren. A informação é da revista alemã 'Auto Motor und Sport'.
 
De acordo com a publicação, a relação do britânico com Mansour Ojjeh, seu sócio e parceiro de longa da data, está cada vez pior. 
 
Dennis detém, atualmente, 25% das ações do McLaren Group  exatamente a mesma porcentagem do franco-árabe. Os outros 50% estão nas mãos do grupo de investimento barenita Mumtalakat. 
 
Ainda segundo a revista germânica, as divergências entre os dois sócios minoritários chegaram a tal ponto que Mansour pretende se juntar ao grupo de investidores para expulsar o inglês da sociedade.
Ron Dennis pode ser expulso da McLaren (Foto: McLaren)
Outra questão preponderante para a crise no conselho da empresa é, também, o fato de que Ron pode ter pedido a saída de Martin Whitmarsh do comando da McLaren na F1. 
 
Dennis classificou as afirmações da 'Auto Motor und Sport' como sendo "categoricamente falsas". "Pouco mais de três anos atrás, assinei um contrato de cinco anos, com a companhia como pano de fundo", disse.

"Tanto naquela época quanto agora, sou o segundo maior acionista no grupo, com 25%, sendo 15% do setor automotivo".

 
"Minha posição durante os três primeiros anos de contrato era a de presidente-executivo. A meu pedido, meu papel passou de presidente executivo para presidente não-executivo em janeiro de 2013."
 
"A diferença neste trabalho é que eu não tenho responsabilidade em ações administrativas. Sou o presidente de ambas as frentes  o que me dá obrigações formais  e um acionista significativo", prosseguiu.
 
Dennis também rebateu as afirmações a respeito da relação dele próprio com Ojjeh. "Nos conselhos de todo o mundo, sempre há coisas a serem discutidas. Algumas pessoas concordam, outras não. Não houve absolutamente nenhuma sugestão para mudar meu papel na companhia, para mudar o que foi acordado em janeiro".
 
"Categoricamente, é exatamente isso que vai acontecer, a menos que eu peça para que mude, e eu não tenho essa intenção."
 
Sobre a saída de Whitmarsh, Dennis negou "categoricamente" ter pedido sua saída, e afirmou que os rumores são "ridículos".

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.