Renault coloca desempenho do motor Honda “um passo atrás” das outras fabricantes

O chefe dos motores Renault, Rémi Taffin, afirmou que a fabricante francesa está em briga apertada com Mercedes e Ferrari em relação ao desempenho do motor. Mas a Honda fica na prateleira de baixo

Entre as quatro fabricantes de motor da Fórmula 1, apenas uma delas saiu da temporada 2019 sem sequer uma vitória: a Renault. Mesmo assim, o chefe dos motores da fábrica francesa, Rémi Taffin, argumentou que a Renault está numa briga com Mercedes e Ferrari pelo posto de motor de melhor desempenho. A Honda? Está atrás.
 
Após a Red Bull deixar a Renault pela Honda em 2019, Max Verstappen garantiu as primeiras vitórias da fábrica japonesa desde o retorno à F1, enquanto a Toro Rosso, também com os motores da Honda, voltou aos pódios após 11 anos: conquistou logo dois. 
 
Mas o desempenho do motor é um capítulo à parte. E Taffin vê a Renault até melhor que a Mercedes na discussão sobre quem consegue fazer o carro roncar mais alto. 
Esteban Ocon (Foto: Renault)
"Estamos batalhando com a Mercedes e a Ferrari bem de perto em termos de desempenho do motor. A Mercedes está um pouco atrás de nós, a Ferrari está ligeiramente à frente. A Honda está um passo atrás", afirmou à revista alemã 'Auto Motor und Sport'.
 
"Contudo, hoje em dia não estamos mais falando de 50 kws de diferença. Entre Ferrari, Mercedes e nós, a diferença é entre 5 e 10 kws. Na Honda, talvez 15 ou 20 kws atrás", finalizou. 
 
Apesar das avaliações, Taffin destaca que a diferença é pequena, diferente de alguns anos atrás, quando os motores de Mercedes e Ferrari realmente se colocavam em outra classe na relação às rivais. 
 
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que espera uma melhora no desempenho do motor Honda para o segundo ano de parceria. A pré-temporada da F1 começa no dia 18 de fevereiro, em Barcelona.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.