Renault cita evolução na pré-temporada, mas reconhece desempenho ruim na Austrália: “Parece que andamos para trás”

A primeira prova da temporada 2015 da F1 não foi nada positiva para quem usa motores Renault. Tanto Toro Rosso quanto Red Bull apresentaram problemas e ficaram longe dos primeiros lugares

A primeira etapa da temporada 2015 da F1 ligou um sinal de alerta na Renault. Neste domingo (15), as equipes que utilizam os motores franceses ficaram longe das primeiras colocações no GP da Austrália e Max Verstappen, em sua estreia pela Toro Rosso, já perdeu o primeiro motor disponível para o campeonato.
 
Diretor da Renault, Cyril Abiteboul garantiu que a Renault progrediu durante a pré-temporada, mas admitiu que isto ficou longe de transparecer em Melbourne.
 
“Nós sabemos que tivemos um progresso verdadeiro durante a pré-temporada, mas não conseguimos mostrar isso e na verdade nós parecemos ter andado para trás aqui”, disse o diretor.
 
Para o francês, porém, talvez a Renault não demore tanto para corrigir os problemas apresentados na primeira prova.
 
“Se formos ver o ritmo que desenvolvemos nosso programa nas últimas semanas da pré-temporada, pode ser que não demoremos tanto para alcançar as melhorias que precisamos para agora”, falou.
O péssimo desempenho na Austrália das equipes que utilizam motores Renault já preocupa (Foto: Getty Images)
Diretor de operações da fornecedora francesa, Remi Taffin culpou especialmente a dirigibilidade pelos problemas enfrentados pelos pilotos de Red Bull e Toro Rosso.
 
“O maior problema foi relacionado à dirigibilidade. Isto fez com que os pilotos não conseguissem se sentir confortáveis nos carros”, explicou.
 
Taffin encerrou afirmando que o motor e seus problemas custaram voltas rápidas e pontos para os pilotos das duas equipes.
 
“Este problema interfere diretamente na confiança dos pilotos. É um problema de incompatibilidade entre motor e carro e isso nos custou voltas rápidas e até pontos nessa primeira etapa”, completou.
 
A Renault teve uma primeira etapa muito complicada. Daniil Kvyat sequer largou, Verstappen abandonou, Carlos Sainz Jr. ficou em nono e Daniel Ricciardo foi o melhor, chegando na sexta colocação. 
 

As imagens do domingo do GP da Austrália
#GALERIA(5246)

POUCOS CARROS
E MUITA HISTÓRIA

Arnold Schwarzenegger junto de Lewis Hamilton no pódio em Melbourne (Foto: Reprodução)Lewis Hamilton obteve neste domingo na Austrália uma de suas vitórias mais tranquilas na carreira. Uma vez que contornou a primeira curva na frente, não sofreu qualquer pressão de Nico Rosberg. As Mercedes chegaram longe de Sebastian Vettel e Felipe Massa, terceiro e quarto, respectivamente. E Felipe Nasr ficou com um quinto lugar, pontuando na estreia na F1.

CORUJÃO DA F1

A nova transmissão comandada por Galvão Bueno que vai tentar aproximar o público das pessoas que levam a F1 à TV precisa de algumas coisas antes de ser continuada. Há que ser divulgada pela emissora. Depois, precisa tornar mais enxuto o número de convidados e oferecer uma razão de ser aos presentes no estúdio. Especialmente tem que dar prioridade sempre às notícias sobre F1. Apesar de uma primeira experiência desconfortável, a ideia pode ser amadurecida e tem potencial para dar bons frutos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.