Regra de pneus na sprint tira Norris e Tsunoda de eventual Q3 no sábado no Azerbaijão

Lando Norris e Yuki Tsunoda não têm mais jogos novos de pneus macios no Azerbaijão. Assim, a nova regra é clara: sequer podem participar do Q3 da classificação da corrida sprint caso cheguem até lá

Lando Norris e Yuki Tsunoda são os primeiros a sentir na pele as novas regras da F1 para as etapas com corrida sprint. Nesta sexta-feira (28), os dois chegaram ao Q3 da classificação principal do GP do Azerbaijão e gastaram todos os jogos de pneus macios disponíveis. Assim, pelo regulamento, sequer podem participar de um eventual Q3 na definição do grid da sprint. Sim, já estão fora.

É que a nova regra é clara, ainda que não faça muito sentido, já que a sprint virou um evento meio independente dentro da etapa: para participar da classificação de sábado, a da corrida curta, os pilotos precisam obrigatoriamente de pneus novos. No Q1 e no Q2, de pneus médios novos. No Q3, de macios novos. E Norris e Tsunoda não têm mais.

O cenário é esquisitíssimo, mas já era meio esperado. A McLaren, por exemplo, garante que fez tudo plenamente consciente de suas decisões: usou tudo que podia de novo hoje, garantiu um bom lugar no grid da corrida principal e a sprint, que dá menos pontos, que lute, como diria o outro.

Yuki Tsunoda brilhou na classificação em Baku (Foto: Red Bull Content Pool)

“Foi uma estratégia consciente, uma decisão que tomamos para priorizar a corrida. Tem muito mais pontos disponíveis no domingo, é a corrida mais importante e que deve ser priorizada”, disse um porta-voz da McLaren à revista britânica Autosport.

Norris vai largar na sétima colocação na corrida principal e já sabe que, mesmo que avance ao Q3 no sábado, não poderá brigar pela pole na sprint. Tsunoda, por sua vez, sai de oitavo no domingo, uma posição quase heroica, já que o japonês não tinha pneus novos nem para o Q3 da sexta-feira, fazendo seu tempo de compostos usados.

Os outros 18 pilotos do grid seguem aptos para a disputa do Q3 caso cheguem lá na manhã deste sábado. Aston Martin e Mercedes, por exemplo, optaram por preservar seus pneus desde o treino livre, deixando de lado testes com os compostos em Baku.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No sábado, a classificação curta começa às 5h30 (de Brasília, GMT-3), com a corrida sprint também às 10h. No domingo, a largada está marcada para as 8h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.