Red Bull revela discussão para definir pit-stop de Verstappen: “Não foda com tudo”
Christian Horner, chefe da Red Bull, contou que houve discussão no pit-wall sobre se Max Verstappen deveria parar no fim do GP da Áustria
Max Verstappen conquistou mais uma vitória incontestável na temporada 2023 da Fórmula 1, no último fim de semana, na Áustria. E teve direito ainda a um momento de drama nas últimas duas voltas, quando pediu para trocar pneus e partir para buscar a volta mais rápida e o ponto extra no giro derradeiro em Spielberg. Verstappen conseguiu, mas a permissão da Red Bull só veio depois de algumas discussões.
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O chefe da Red Bull, Christian Horner, explicou o motivo de, inicialmente, a equipe ter sido contra a parada extra, mesmo que o holandês tivesse ampla vantagem para o segundo colocado, Charles Leclerc. Mas acabou convencido pelo diretor-esportivo Jonathan Wheatley e pelo engenheiro de Verstappen, Gianpiero Lambiase. A recomendação era uma só porém: não estraguem tudo.
“Houve um pouco de discussão sobre custo-benefício. Pensamos [que era melhor] esfriar os pneus e tomar a rota mais simples de não fazer um pit-stop, já que 400 coisas podem dar errado”, contou.
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“Então, Max deixou a opinião dele bastante clara que os pneus estavam ferrados. Aí, você começa a olhar para a sua corrida: arriscamos ficar com um jogo de pneus que está abaixo da média ou – e talvez seja até menos arriscado – fazer o pit-stop e usar um jogo de pneus macios?”, questionou.
“No fim das contas, resolvemos assumir o risco. Max ainda tinha margem em relação a Charles quando saiu do pit-lane. Claro que é um esporte coletivo, mas temos uma eficiente cadeia de comando para decidir sobre questões estratégicas. É necessário medir custo e benefício. Lambiase e Wheatley apoiaram, então foi meio que ‘tudo bem, mas não foda com tudo'”, finalizou.
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra, em Silverstone, décima etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
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