Red Bull revela discussão para definir pit-stop de Verstappen: “Não foda com tudo”

Christian Horner, chefe da Red Bull, contou que houve discussão no pit-wall sobre se Max Verstappen deveria parar no fim do GP da Áustria

Vitória ÉPICA de Verstappen e a polêmica dos LIMITES DE PISTA da F1 na Áustria | Paddock GP #336

Max Verstappen conquistou mais uma vitória incontestável na temporada 2023 da Fórmula 1, no último fim de semana, na Áustria. E teve direito ainda a um momento de drama nas últimas duas voltas, quando pediu para trocar pneus e partir para buscar a volta mais rápida e o ponto extra no giro derradeiro em Spielberg. Verstappen conseguiu, mas a permissão da Red Bull só veio depois de algumas discussões.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O chefe da Red Bull, Christian Horner, explicou o motivo de, inicialmente, a equipe ter sido contra a parada extra, mesmo que o holandês tivesse ampla vantagem para o segundo colocado, Charles Leclerc. Mas acabou convencido pelo diretor-esportivo Jonathan Wheatley e pelo engenheiro de Verstappen, Gianpiero Lambiase. A recomendação era uma só porém: não estraguem tudo.

“Houve um pouco de discussão sobre custo-benefício. Pensamos [que era melhor] esfriar os pneus e tomar a rota mais simples de não fazer um pit-stop, já que 400 coisas podem dar errado”, contou.

Christian Horner admitiu as conversas no fim do GP da Áustria (Foto: AFP)

“Então, Max deixou a opinião dele bastante clara que os pneus estavam ferrados. Aí, você começa a olhar para a sua corrida: arriscamos ficar com um jogo de pneus que está abaixo da média ou – e talvez seja até menos arriscado – fazer o pit-stop e usar um jogo de pneus macios?”, questionou.

“No fim das contas, resolvemos assumir o risco. Max ainda tinha margem em relação a Charles quando saiu do pit-lane. Claro que é um esporte coletivo, mas temos uma eficiente cadeia de comando para decidir sobre questões estratégicas. É necessário medir custo e benefício. Lambiase e Wheatley apoiaram, então foi meio que ‘tudo bem, mas não foda com tudo'”, finalizou.

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra, em Silverstone, décima etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Os melhores momentos do GP da Áustria de F1 (Vídeo: F1 TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.