Red Bull já estuda usar ‘brecha Antonelli’ e antecipar programa na F1 para pupilo Lindblad

De acordo com a versão italiana do Motorsport, no que depender da Red Bull, o F3 Arvid Lindblad, hoje com 16 anos, já aparece em treinos livres da Fórmula 1 daqui a 12 meses

A alteração no Código Esportivo Internacional feita pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para permitir que pilotos de 17 anos com os pontos da superlicença cheguem à Fórmula 1 deixou a Red Bull tão interessada que já cogita antecipar os trabalhos com um dos jovens mais promissores da atual academia dos taurinos: Arvid Lindblad. A intenção do time de Milton Keynes é ter o jovem britânico de 16 anos em treinos livres da F1 já no ano que vem.

A informação é da versão italiana do Motorsport desta quinta-feira (20). A entidade decidiu mudar o Artigo 13.1.2 do Anexo L do regulamento esportivo, permitindo que, agora, pilotos de 17 anos que se provem para a federação possam receber a permissão especial. “Segundo a avaliação feita somente pela FIA, um piloto que tenha mostrado recentemente e consistentemente ser dotado de habilidade e maturidade num monoposto pode receber a superlicença aos 17 anos de idade”, diz o texto.

O caso, na verdade, aplica-se a Andrea Kimi Antonelli, protegido da Mercedes que só fará 18 anos em 25 de agosto, mas que é apontado como principal nome para substituir Lewis Hamilton. Rumores na imprensa estrangeira colocavam o italiano no lugar de Logan Sargeant, na Williams, ainda este ano, em uma espécie de preparação para ocupar o posto que será deixado pelo heptacampeão em Brackley ao final de 2024.

A FIA, aliás, confirmou que recebeu um pedido de dispensa da superlicença para Antonelli, porém Toto Wolff negou que tenha partido da Mercedes. Ainda assim, a revista alemã Auto Motor und Sport noticiou em maio que a ideia não havia sido de todo abolida, estabelecendo agora Monza como possível data para a estreia de Kimi na F1.

Arvid Lindblad: se depender da Red Bull, estreia na F1 já acontece em 2025 (Foto: Red Bull Content Pool)

Só que enquanto a Mercedes foge das especulações mesmo com a modificação nas regras, a arquirrival Red Bull enxergou uma chance de acelerar os próprios planos que tem com Lindblad, que hoje está na Fórmula 3. A publicação italiana relatou que o britânico é no momento o nome preferido do consultor e responsável pelo gerenciamento do Red Bull Junior Team, Helmut Marko.

Lindblad fará 17 anos em 8 de agosto, e a ideia da esquadra dos energéticos e tê-lo em treinos livres da F1 em 12 meses — ou seja, antes de completar 18. O Motorsport Itália ainda informa que Arvid é visto como o verdadeiro líder da academia taurina, que passou por uma redução considerável no grid da Fórmula 2 comparada ao ano passado e ainda rompeu vínculo com o polonês Kacper Sztuka, da F3, após apenas quatro etapas da temporada 2024.

Lindblad foi terceiro colocado na F4 Italiana do ano passado e já tem uma vitória e um pódio na F3 este ano. É, no momento, o quinto colocado da classificação com 44 pontos, 28 a menos que o líder, Gabriele Minì.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de todas as provas do ano.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.