Red Bull confirma novo acordo de fornecimento de motores e prevê “ano de transição em 2016” na F1

Definitivamente, a novela em torno da fornecedora de motores da Red Bull para a próxima temporada está muito perto de um desfecho. Mas já se sabe que terá um final feliz, sobretudo no que tange à permanência da equipe tetracampeã no grid da F1 para a sequência do Mundial. Christian Horner falou que o acordo deverá ser anunciado “nos próximos dias”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A ‘novela mexicana’ cheia de drama, indefinição e até ameaça de saída da Red Bull do grid da F1 por não contar com um motor verdadeiramente competitivo para 2016 está muito perto de ter um final feliz. A equipe tetracampeã do mundo, por meio do seu comandante, Christian Horner, assegurou que fechou um novo acordo para 2016 e que deverá ser anunciado “nos próximos dias”. O dirigente britânico também falou que considera a próxima temporada como um ano de transição para o time mais vitorioso do começo da década na categoria.
 
Embora ainda não tenha confirmado com todas as letras, o fato é que a Red Bull vai continuar contando com a Renault como fabricante das unidades de potência para 2016, mas não nos moldes atuais, uma vez que os motores nos carros de Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat não levarão o nome da montadora de Viry-Châtillon. Tudo gira em torno da possível consultoria de Mario Illien, o ‘guru dos motores’ e responsável pela conceituada e vitoriosa preparadora Ilmor.
 
A Renault, por sua vez, deve entregar seus motores, de forma oficial, apenas à sua própria equipe. A montadora francesa só precisa oficializar a compra da Lotus, algo que já foi confirmado por Federico Gastaldi e Gerard López, que fazem parte da cúpula do time aurinegro.
A Red Bull, dos chefes Christian Horner e Dietrich Mateschitz, finalmente tem um acordo sobre os motores para 2016 (Foto: GEPA Pictures)
Horner falou sobre o desfecho da novela em torno do acordo de motores para 2016. “O ano que vem será um ano de transição. Nós temos um acordo com um fornecedor de motores para o ano que vem, e espero que isso seja confirmado nos próximos dias”, anunciou o britânico nesta sexta-feira em Abu Dhabi, antes do primeiro treino livre do último fim de semana da temporada 2015.
 
“Vai ser seu caminho de desenvolvimento, ironicamente da forma que estávamos tentando conseguir há 12 meses, então vamos ver agora como vai ser”, declarou o chefe da Red Bull, remetendo à tentativa, negada outrora pela Renault, de contar com Illien como engenheiro contratado pelo time de Milton Keynes para melhorar a unidade de força construída pela fábrica diamante.
 
Em entrevista ao site norte-americano ‘Motorsport.com’, Cyril Abiteboul, diretor-esportivo da Renault Sport F1, disse que já considerava trazer Illien para evoluir suas unidades de potência. “Precisamos usar toda a potência e todos os recursos disponíveis. Não importa de onde venha a solução, o que precisamos é de uma solução. Não há nenhuma obrigação [de contratar Illien] e não há ninguém que venha até nós de maneira vertical. Somente existe uma vontade evidente de encontrar uma solução o quanto antes”, comentou o engenheiro.
A Red Bull permanece na F1 na próxima temporada e será empurrada pelo motor Renault, mas sem levar o nome da marca francesa (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Tamanha pressa para encontrar uma solução também se justifica pela entrada iminente da Renault como equipe de fábrica na F1. Assim, a marca deseja ao menos contar com um motor bem mais competitivo do que os que equipam atualmente Red Bull e Toro Rosso. O time de Faenza deverá contar em 2016 com uma especificação anterior à usada pela equipe de fábrica da Ferrari no ano que vem.
 
O acordo de motores da Red Bull encerra um calvário que resultou no divórcio de um casamento vencedor com a Renault, com a qual o time anglo-austríaco faturou oito títulos mundiais, sendo quatro de Pilotos, com Sebastian Vettel, e outros quatro de Construtores. 
 
Daí, a equipe liderada por Horner e Helmut Marko iniciou uma verdadeira cruzada e buscou um acerto com a Mercedes, para ter os melhores motores da F1, e também com a Ferrari. Com as duas montadoras, a resposta foi negativa. Da parte da Mercedes, a recusa foi imediata, enquanto a Ferrari até considerou entregar uma versão de segunda linha da sua unidade de potência, o que foi considerado um acinte pela cúpula de Milton Keynes, que a partir de então começou a ameaçar até mesmo deixar a F1 com suas duas equipes.
A Red Bull sofreu com a falta de confiabilidade do motor Renault ao longo da temporada (Foto: Reprodução)
Por fim, uma nova tentativa de acerto, desta vez com a Honda, acabou sendo negada pela McLaren, parceira da fábrica japonesa. E tudo ficou pior para a Red Bull depois que a Comissão da F1 rejeitou a proposta de adoção de motores alternativos, com configuração semelhante ao que é usado hoje na Indy. 
 
Assim, entre a cruz e a espada, os taurinos tinham duas opções: ou cumpriam a ameaça feita diversas vezes por Dietrich Mateschitz, que assumiu estar “de saco cheio” com a situação, e deixar a F1, ou então insistir com a categoria. Desta forma, a Red Bull garante presença no grid e espera que 2016 possa lhe trazer um ano mais positivo do que foi a temporada que se encerra neste fim de semana.

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Sobre o motor alternativo na F1 em 2017: não vai rolarhttp://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/com-veto-das-montadoras-grupo-de-estrategia-rejeita-proposta-de-motor-alternativo-para-f1-em-2017-diz-revista

Posted by Grande Prêmio on Quarta, 25 de novembro de 2015

PADDOCK GP EDIÇÃO #8: ASSISTA JÁ

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.