Quinto no GP da Austrália, Nasr consegue melhor estreia de um brasileiro em toda história da F1

Felipe Nasr entrou para a história neste domingo (15) em Melbourne ao conquistar o melhor resultado de um brasileiro estreante na F1. O quinto lugar com a Sauber superou os sétimos lugares que Wilson Fittipaldi obteve no GP da Espanha de 1972 e Chico Serra terminou no GP dos EUA-Oeste em 1981

Felipe Nasr entrou neste domingo (15) para a história do automobilismo brasileiro — e quem diria que isso aconteceria diante de todo o 'caso Van der Garde' que lhe tirou o sono e o sossego. O piloto conseguiu levar a Sauber ao quinto lugar neste domingo na Austrália, conseguindo não só seus primeiros pontos na categoria, mas um resultado histórico.

Trata-se da melhor posição de um brasileiro estreante em toda a história de 65 anos da F1.

Felipe Nasr durante o terceiro treino livre em Melbourne (Foto: Getty Images)

Nasr conseguiu na classificação de sábado a 11ª posição no grid de largada, quase passando ao Q3. Mas logo no domingo pela manhã, soube que ganharia um posto no grid pela ausência de Valtteri Bottas, impedido de correr por conta de suas dores nas costas. Na largada, pulou para a sexta posição e quase se enroscou em um acidente com Pastor Maldonado, que acabou batendo e provocou a entrada do safety-car. Quando veio a bandeira verde, Nasr passou o espanhol Carlos Sainz, da Toro Rosso, e manteve-se em quinto tranquilamente até a parada nos boxes.

Foi ali que Nasr acabou perdendo uma posição pela diferente estratégia de Kimi Räikkönen, que vinha muito mais rápido na pista. Estabelecido em sexto, Felipe conduziu o C34 sem sustos até o fim. 

Até então, o melhor desempenho de um brasileiro na sua primeira prova na F1 eram dois: o de Wilson Fittipaldi e Chico Serra, sétimos colocados no GP da Espanha de 1972 e do GP dos EUA-Oeste de 1981, respectivamente. Naquela época, a sétima posição não dava pontos, o que significa dizer que Nasr é o primeiro brasileiro que pontua em sua primeira corrida na categoria.

POUCOS CARROS
E MUITA HISTÓRIA

Arnold Schwarzenegger junto de Lewis Hamilton no pódio em Melbourne (Foto: Reprodução)Lewis Hamilton obteve neste domingo na Austrália uma de suas vitórias mais tranquilas na carreira. Uma vez que contornou a primeira curva na frente, não sofreu qualquer pressão de Nico Rosberg. As Mercedes chegaram longe de Sebastian Vettel e Felipe Massa, terceiro e quarto, respectivamente. E Felipe Nasr ficou com um quinto lugar, pontuando na estreia na F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.