Problema no Kers de Vettel persiste, mas Webber salva honra da Red Bull com pole no Japão. Massa é 5º

O australiano marcou o tempo de 1min30s915 e garantiu a pole-position para o GP do Japão em Suzuka. O veterano foi beneficiado por um problema no Kers do Sebastian Vettel, que já havia se manifestado no treino livre

A cobertura completa do GP do Japão de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da F1 em Suzuka
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Mark Webber celebra pole em Suzuka (Foto: Getty Images)

Durante a semana, a Red Bull já havia dito que o GP do Japão era a melhor oportunidade de Mark Webber conquistar a última vitória na F1 antes de se despedir da categoria. Afinal, é em Suzuka onde o desempenho do australiano mais se aproximava do de Sebastian Vettel. E o veterano deu um passo enorme para encerrar a carreira na principal categoria do automobilismo mundial, neste sábado (12).

Com Sebastian Vettel mais uma vez sofrendo com um problema no Kers, Webber chamou a responsabilidade para si e, fazendo uso do ótimo carro da Red Bull, cravou a pole-position para o GP do Japão, ao marcar o tempo de 1min30s915 e superar o companheiro de equipe por 0s15.

A terceira colocação ficou com Lewis Hamilton. O britânico fez uma volta voadora no final, mas não conseguiu se aproximar dos carros da Red Bull. Novamente com um bom desempenho no novo carro da Lotus, Romain Grosjean foi o quarto, com Felipe Massa largando em quinto.

O brasileiro chegou a ficar com a terceira colocação, ao anotar 1min31s378, mas acabou sendo superado após a bandeirada. Apesar disso, o piloto superou Fernando Alonso em 0s3, com o espanhol largando apenas em oitavo. Nico Rosberg foi o sexto, seguido pelo xará Hülkenberg. Kimi Räikkönen e Jenson Button completaram o top-10.

Confira como foi o treino classificatório do GP do Japão:

Q1 – Treino pegando fogo

Com 20 minutos de duração, a primeira parte do treino classificatório começou com Esteban Gutiérrez sendo o primeiro a cravar volta rápida, com 1min33s380. Apesar disso, não demorou muito para o mexicano ser superado pelos carros mais rápidos, com Jenson Button assumindo a ponta após metade do grid marcar tempo.

Só que perder a liderança para o inglês não foi o momento mais baixo para Gutiérrez. Assim que o piloto voltou aos boxes da Sauber, uma enorme labareda surgiu da parte de trás do carro, assustando a todos, mas logo sendo extinta.

Alheio ao susto do novato, Fernando Alonso anotou 1min32s371 e subiu para o topo da tabela de tempos. Contudo, ainda faltavam os carros da Mercedes e da Red Bull. Em um primeiro momento, Lewis Hamilton pulou para a segunda colocação, mas o piloto da Mercedes conseguiu melhorar a marca na passagem seguinte, tomando para a ponta. O tempo do inglês, porém, logo foi batido por Mark Webber.

Com isso, Gutiérrez – já recuperado das chamas –, Adrian Sutil e os carros da Caterham e Marussia estavam sendo eliminados. Falando em fogo, não foi só o mexicano que teve problemas. Jean-Éric Vergne também viu o carro arder no fogaréu na tentativa de volta rápida, chamando a bandeira vermelha com 2min55s restando e abandonando a sessão.

O treino foi reiniciado alguns minutos depois, e cada piloto tinha tempo para uma única volta rápida. Enquanto Nico Rosberg assumiu a liderança, Sutil até conseguiu sair da zona da degola, mas como Daniel Ricciardo, Pastor Maldonado e Felipe Massa melhoraram, o alemão da Force India acabou eliminado junto com Vergne e as equipes nanicas. Para piorar a situação do germânico, ele ainda foi punido com a perda de cinco posições por ter trocado o câmbio antes da classificação, sendo obrigado a largar em último.

Q2 – Massa no sufoco

A segunda parte da classificação teve Paul Di Resta sendo o primeiro a abrir a volta. Apesar disso, a primeira marca significativa do Q2 foi obtida por Räikkönen, com 1min32s020, sendo alguns centésimos mais rápido que o companheiro de equipe, Romain Grosjean. Ambos estavam com o pneu duro.

A liderança da Lotus acabou quebrada primeiro por Lewis Hamilton e depois por Fernando Alonso. O piloto da Ferrari, já fazendo uso do composto macio, obteve 1min31s828, 0s025 mais rápido que o inglês. Entretanto, para a tristeza do bicampeão, bastou as Red Bull saírem dos boxes para a classificação mudar.

Sem se importar com os demais pilotos, Vettel voltou a dominar a sessão ao obter um tempo 0s5 mais rápido que o adversário na luta pelo título. Na sequência, Webber completou a dobradinha da Red Bull.

Neste momento, Maldonado, Sergio Pérez, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Gutiérrez e Ricciardo estavam sendo eliminados. Dos seis, apenas o alemão da Sauber conseguiu melhorar significativamente, indo para sexto. Só que o avanço dos outros pilotos fez Massa cair para 15º. Na última volta, porém, o brasileiro anotou o sexto tempo, indo a salvo para o Q3. Assim, Pérez, Di Resta, Bottas, Gutiérrez, Maldonado e Ricciardo foram obrigados a assistir a última parte do treino pela TV.

Fernando Alonso, vice-líder do Mundial, larga apenas em oitavo (Foto: Getty Images)

Q3 – Kers de Vettel falha, mas Red Bull segue na frente

A superpole começou com Vettel chamando a responsabilidade para si e sendo o primeiro a deixar os boxes. Apesar disso, o tricampeão deu uma pequena escapada e marcando 1min31s312. Por causa do erro, o alemão viu Mark Webber completar a volta 0s4 mais rápido assumindo a pole provisória.

Para piorar a situação, a Red Bull pediu ao germânico para não usar o Kers, já que o artifício mais uma vez deu problema, a exemplo do que já acontecera no terceiro treino livre. Mesmo sem a peça, o piloto ainda conseguiu melhorar o tempo, ficando apenas 0s15 do australiano.

Webber, por outro lado, não deu chances para o azar e registrou 1min30s915 para garantir a pole-position no GP do Japão. Felipe Massa chegou a anotar o terceiro tempo, mas o brasileiro acabou superado por Lewis Hamilton e Romain Grosjean e vai largar em quinto. Por outro lado, ele não só superou a Mercedes de Nico Rosberg como também colocou 0s3 no companheiro de equipe, Fernando Alonso, o oitavo.

O top-3 do grid em Suzuka: Vettel, Webber e Hamilton (Foto: Getty Images)

F1, GP do Japão, Suzuka, grid de largada:
 

1 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault   1:30.915   13
2 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault   1:31.089 +0.174 13
3 Lewis HAMILTON ING Mercedes   1:31.253 +0.338 17
4 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault   1:31.365 +0.450 21
5 Felipe MASSA BRA Ferrari   1:31.378 +0.463 17
6 Nico ROSBERG ALE Mercedes   1:31.397 +0.482 17
7 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari   1:31.644 +0.729 19
8 Fernando ALONSO ESP Ferrari   1:31.665 +0.750 16
9 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault   1:31.684 +0.769 19
10 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes   1:31.827 +0.912 15
11 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes   1:31.989 +1.074 16
12 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes   1:31.992 +1.077 15
13 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault   1:32.013 +1.098 14
14 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari   1:32.063 +1.148 15
15 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault   1:32.093 +1.178 15
16 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari   1:32.485 +1.570 11
17 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari   1:33.357 +2.442 6
18 Max CHILTON ING Marussia Cosworth   1:34.320 +3.405 8
19 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault   1:34.879 +3.964 9
20 Charles PIC FRA Caterham Renault P +10 1:34.556 +3.641 8
21 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth P +10 1:34.958 +4.043 5
22 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes P +5 1:32.890 +1.975 10
  TEMPO 107% Q1     1:38.251 +7.336  
               
REC Felipe MASSA BRA Ferrari F2006   1:29.599 07/10/2006  
MV Kimi RÄIKKÖNEN FIN McLaren MP4-20   1:31.540 09/10/2005  
               
  Condições do tempo   SOL   ar: 23-25ºC | pista: 32-42ºC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.