Prestes a disputar primeiro GP da Itália de F1, Sainz deve perder dez posições no grid por troca de motor

Carlos Sainz Jr., que completou 21 anos na última terça-feira (1), deve ganhar um presente nada desejável. A Toro Rosso deve efetuar a troca do motor do seu carro no fim de semana. Assim, o madrileno perderia dez posições no grid de largada do GP da Itália, em Monza

A jornada de Carlos Sainz Jr. no seu primeiro GP da Itália como piloto de F1 não deve ser das mais fáceis. Nascido em Madri, o piloto completou 21 anos na última terça-feira (1), mas deverá receber um ‘presente’ nada desejável. Isso porque a Toro Rosso planeja trocar o motor do seu carro em razão de problemas de confiabilidade. Caso tal mudança seja confirmada, Sainz perderá dez posições no grid de largada no próximo domingo.

Sainz teve de lidar com muitos problemas na unidade de força da Renault no GP da Bélgica, e isso comprometeu sua corrida em Spa-Francorchamps, há duas semanas. O motor apresentou uma falha e consequente perda de potência durante a segunda volta de apresentação e aquecimento dos pneus. Carlos voltou para os boxes para que a Toro Rosso realizasse os possíveis reparos e conseguiu voltar à pista com duas voltas de desvantagem para os líderes, mas abandonou na volta 32.

Carlos Sainz Jr. espera que a sequência da sua temporada de estreia na F1 seja mais brilhante (Foto: AP)

Foi seu quarto abandono consecutivo na temporada, fato que lhe causou muita frustração porque Sainz entende que tinha condições reais de somar pontos em todas.

Max Verstappen, seu companheiro de equipe na Toro Rosso, pontuou em três das últimas quatro corridas, alcançando seu melhor resultado no GP da Hungria, o último antes da pausa para as férias de verão, quando terminou em quarto lugar. Na Bélgica, Verstappen largou do fim do grid justamente em decorrência de uma punição, mas conseguiu terminar em um bom oitavo lugar.

Verstappen soma 26 pontos e é o décimo colocado na classificação geral, enquanto Sainz Jr. tem apenas nove, aparecendo em 16º no Mundial de Pilotos.

“Mal posso esperar para voltar ao carro, mesmo se eu tiver de trocar o motor. Mas aquela especificação funcionou muito bem para Max em Spa. Estou otimista, ainda que eu tenha de sofrer a punição de dez posições. Quero muito lugar para ganhar, pelo menos, todas as posições de volta na pista, como ele fez em Spa”, declarou Sainz na prévia divulgada pela Toro Rosso na última terça-feira.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.