Presidente da FIA, Todt sugere mudança na distribuição da renda da F1 para atrair novas equipes: “É o único jeito”

Jean Todt acredita que a distribuição de dinheiro entre as equipes da F1 precisa ser revista. O dirigente afirma que a questão “não é problema da FIA”, mas vê uma mudança de rumos como necessária

 
Jean Todt é presidente da FIA, mas não tem como se meter em um dos mais antigos entraves da F1: a distribuição de dinheiro entre as equipes, tida como injusta para as escuderias menores. O ex-chefe da Ferrari acompanha de fora um pepino que precisa ser descascado pelo Liberty Media, grupo que comprou a categoria em 2016. Todt não chega a opinar qual seria o modelo ideal, mas decreta: algo precisa mudar.
 
“O único jeito de encher o grid provavelmente é através de uma distribuição de renda diferente, o que não é um problema da FIA. É um problema, mas não estamos envolvidos com ele”, disse Todt, em entrevista ao Motorsport.com.
Apenas 20 carros vão competir na F1 em 2017 (Foto: Red Bull Content Pool)
“Minha opinião, e já expressei ela várias vezes, é de que a F1 é o pináculo do automobilismo, um grande espetáculo, mas custa muito dinheiro. É preciso ver como tornar o esporte mais acessível”, completou.
 
O alto custo significa que, salvo equipes de fábrica, é muito difícil entrar na F1. A exceção parece ser a Haas, que estreou em 2016 e conseguiu resultados muito dignos. Mas por trás dos americanos existe uma série de escuderias que não se firmaram: Hispania, Caterham e Manor são os casos mais recentes.
 
E olha que o problema é antigo: a última vez que a F1 teve um grid realmente cheio – 26 carros é o limite estabelecido por regulamento – foi no GP de Mônaco de 1995. Em seguida, com a falência da Simtek, o certame mergulhou em uma montanha-russa de equipes medianas, com diversas idas e vindas. O atual grid de 20 carros serve como atestado das dificuldades financeiras existentes.
 
O GP da China, o segundo da F1 em 2017, acontece neste fim de semana, e o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Xangai AO VIVO e em TEMPO REAL.
 

PADDOCK GP #72 TRAZ ÁTILA ABREU E DISCUTE ETAPAS DA STOCK CAR, F1, INDY E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.